Maioria dos internautas brasileiros nunca doou sangue

Pesquisa do Ibope mostra que 39% só doaram porque um amigo ou parente estava precisando. Conheça o app Time do Sangue, que agiliza processo de doação e saiba como doar

Doação de sangue no shopping Via Brasil Doação de sangue no shopping Via Brasil para ajudar o HemoRio (Foto: Divulgação)

A cada dois minutos, uma pessoa precisa de sangue no Brasil: o problema é que apenas seis em cada dez indivíduos no país são voluntários e fazem doações com frequência.  Os outros quatro só realizam a ação espontaneamente quando um amigo próximo ou familiar necessita de uma transfusão. Pesquisa realizada de  21 a 28 de junho pelo Ibope Conecta, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil mostrou que 34% já doaram sangue.

Destes, 20% já doaram mais de uma vez. Entretanto, a maioria (64%) nunca doou. Quando questionados sobre a razão que levou a doar sangue, 57% dizem que doaram por gostar de ajudar o próximo, 39% porque um amigo ou parente estava precisando, 11% foram doar após ver na imprensa que os bancos de sangue estavam precisando de doações e outros 8% foram doar para ganhar um dia de folga no trabalho.

A pesquisa abordou também quem nunca doou e 28% alegam não ter um motivo especifico, outros 18% dizem ter medo e 14% afirmam estar abaixo do peso mínimo para doar. A falta de informação também é uma razão, pois 8% alegam não saber onde doar. Outros 8% não doaram por já ter tido hepatite, malária, leucemia ou outras doenças que não permitem fazer doação de sangue e 8% declaram estar em um grupo de risco. A falta de tempo também é uma justificativa para 8%.

Atualmente, as doações de sangue no Brasil se encontram aquém dos números recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, o número de doadores deve abranger entre 3 e 5% da população. No país, esse índice não chega a 2%.

App do bem agiliza processo de doação de sangue

Para reverter esse quadro, aproximando doadores dos hemocentros, foi criado em 2017 o aplicativo Time do Sangue. O app do bem para smartphones, gratuito e disponível nas plataformas IOS e Android, agiliza o processo de doação de sangue, fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, quatro vidas com apenas um clique. A tecnologia descomplica o processo, permitindo que todas as etapas da doação de sangue sejam realizadas de forma rápida e eficiente.

Por meio do celular, qualquer pessoa pode agendar a doação via aplicativo – sem filas e sem burocracia. Depois de preencher um cadastro simples, o usuário passa a fazer parte de uma rede unificada: com a geolocalização, o sistema consegue acionar o doador mais próximo sempre que alguém precisa de sangue.  E com a agilidade necessária para resguardar vidas.

O Time do Sangue permite, ainda, que o voluntário carregue laudos de exames e documentos pessoais, com segurança e sigilo absoluto. Desta forma, o doador pode acessar seu histórico médico sempre que precisar. Além da economia de tempo, o aplicativo também envia informações e lembretes para futuras contribuições.

Para os hemocentros, o Time do Sangue garante o aumento geográfico das doações, com expansão a nível nacional, já que permite a melhor organização dos agendamentos. Desta forma, há redução das desistências graças ao atendimento rápido e qualidade no serviço prestado. Com as doações regulares, os hemocentros otimizam o aproveitamento dos componentes do sangue e medula, ampliando a oferta a quem realmente necessita de sangue.

Para os hemocentros e bancos de sangue, o aplicativo se torna o meio de comunicação ideal para a realização de campanhas de doação e atender situações de emergência, especialmente em épocas do ano com baixo estoque de bolsas de sangue”, analisa Juliana Aguiar, coidealizadora do projeto.

App localiza doador e manda mensagem

Segundo ela, o objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito e não somente em datas específicas ou quando conhecem alguém que precisa de transfusão. “O aplicativo consegue localizar o doador e mandar uma mensagem solicitando a doação”, completa Juliana.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem o objetivo de facilitar o processo de doação de sangue por meio do agendamento via aplicativo. O Time do Sangue conecta hemocentros e doadores e pode, inclusive, ser utilizado em campanhas de doação para atender demandas de emergência. Para o usuário, o diferencial é que o app significa uma melhoria no atendimento, evitando filas de espera.

Criado em 2017, o Time do Sangue está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android. Por meio do app, o usuário tem acesso a informações pertinentes e recebe lembretes para que possa voltar a doar sangue assim que possível. Já os hemocentros têm a possibilidade de conhecer a demanda de doação e preparar seus colaboradores para receber os doadores de acordo com os horários de agendamento. O Time do Sangue tem como missão atingir os níveis ideais de doação no Brasil, tornando a doação de sangue um hábito.

Doação de sangue para o HemoRio

O Hemorio, banco de sangue que abastece os principais hospitais do estado, realiza campanhas regulares para manter os estoques. No último fim de semana, dias 27 e 28 de julho, o Shopping Via Brasil, no Rio de Janeiro, realizou mais uma ação para doação de sangue para o Hemorio.

O Hemorio alerta para o intervalo mínimo entre as doações. Para homens, o intervalo é de dois meses, sendo no máximo 4 doações por ano. Para mulheres, três meses, sendo no máximo 3 doações por ano.

O serviço gratuito Disque Sangue (0800 282 0708) esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras unidades de coleta distribuídos pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para interessados em doar diretamente presentar documento oficial de identidade com fotoovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. O modelo da autorização pode ser retirado no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf).

Pré-requisitos para a doação de sangue

ü  Estar em boas condições de saúde e descanso

ü  Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos)

ü  Pesar no mínimo 50 kg

ü  Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação

ü  Não  ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

ü  Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade ou doenças intacto-contagiosas como Doença de Chagas, Sífilis e Aids;

ü  Não ter comportamento de risco para contrair tais doenças;

ü  Não estar resfriado ou com gripe

ü  Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses

ü  Não estar grávida ou amamentando

Fonte: Time do Bem. Hemorio e Shopping Via Brasil

 

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais