Muito além dos pulmões: o que esperar do ‘novo normal’?

Margareth Dalcolmo, uma das maiores especialistas no tratamento da Covid-19 no Brasil, é a convidada especial do #PapodePandemia do dia 2/9

Passados seis meses desde a chegada oficial do novo coronavírus ao Brasil, ultrapassamos mais de 120 mil mortes e de 3,9 milhões de infectados. De uma doença grave que atinge os pulmões, hoje entendemos a Covid-19 como uma síndrome que pode atacar diversos órgãos e levar à morte em questão de dias.

E em meio à naturalização do alto índice de contaminação, à falta de testes e ao desrespeito às ‘regras de ouro’ das medidas de prevenção, sonhamos com o dia em que a pandemia vai embora. Ou que uma vacina eficaz e segura esteja disponível a todos os brasileiros.

Para conversar sobre as principais lições da pandemia até o momento e o que é possível projetar para o nosso ‘novo normal’ , o Portal ViDA & Ação traz uma das maiores autoridades no país em doenças respiratórias para uma conversa no #PapodePandemia. Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, é a convidada especial da jornalista Rosayne Macedo na edição desta quarta-feira (2/9), às 19 horas, pelo Facebook do Portal ViDA & Ação – acesse aqui.

Referência em tuberculose, a Dra Margareth Dalcolmo é reconhecida como uma das maiores especialistas no tratamento da Covid-19 no Brasil e uma das mais importantes pesquisadores sobre o tema. No começo da pandemia, a médica se tornou paciente ao ser contaminada pelo novo coronavírus e teve que se afastar momentaneamente das atividades. Ou seja: ela sentiu na pele o quão grave é este vírus que apavora o mundo todo.

Não deixe de curtir, compartilhar e participar. Envie também suas dúvidas e sugestões para o email papodepandemia@vidaeacao.com.br.

Sobre a convidada

Referência em tuberculose, a Dra Margareth Dalcolmo se tornou uma das maiores especialistas no tratamento da Covid-19 no Brasil (Foto: Divulgação ENSP-Fiocruz)

Margareth Dalcolmo é pneumologista, com experiência na condução e participação em protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. Foi criadora e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e diretora do mesmo entre 2009-2012.

É membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde e das Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia. Docente da Pós-graduação da PUC-RJ, foi coordenadora e é membro da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Cremerj.

Dra Margareth também integra a REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School. É ainda membro do Expert Group for Essential Medicines List da OMS e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.

Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses. É investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research. Margareth Dalcolmo é colunista semanal do jornal O Globo.

Saiba mais sobre o projeto #PapodePandemia

Idealizado e apresentado pela jornalista Rosayne Macedo, o #PapodePandemia é um projeto lançado em junho de 2020, por ocasião do quarto aniversário do PORTAL VIDA & AÇÃO (www.vidaeacao.com.br), criado em 2016 para tratar de temas de saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade.

A proposta da série de lives é promover o diálogo e o compartilhamento de informações confiáveis durante o período de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus. A conversa virtual traz como convidados especialistas de diferentes áreas, de uma maneira mais simples, leve e descontraída, contando com a participação do público por meio de mensagens em tempo real.

Quem já participou das lives

Entre os especialistas convidados para as 17 edições já realizadas, destaque para o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo; o sanitarista e vice-diretor do Icist-Fiocruz, Christovam Barcelos; a epidemiologista Liz Almeida, chefe do Serviço de Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), eo médico Cid Pitombo, coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro

Também já participaram dos encontros virtuais a ginecologista e obstetra Silvia Piza, chefe do Setor de Gravidez de Baixo Risco da Santa Casa de São Paulo; o cirurgião de cabeça e pescoço Leonardo Rangel, do Hospital Pedro Ernesto; o ortopedista e cirurgião de joelho Pedro Baches, do Hospital Sírio Libanês e da Santa Casa de SP e fundador da Clínica S.OU., e o fisioterapeuta Helder Montenegro, gestor do Instituto da Coluna Vertebral (ITC). 

Participaram ainda dos nossos encontros a neuropsiquiatra infantil Gesika Amorim; a psicanalista e perita em Vara de Família Renata Bento; a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias; o psicólogo David Osmo; o terapeuta familiar Gabriel Mori; a especialista em comunicação não-violenta Marie Bendelac; a educadora perinatal Bia Carneiro, dentre outros.

Personagens contam suas histórias de SuperAção

Além de especialistas, semanalmente o projeto traz alguns personagens, pessoas comuns que contam suas experiências de SuperAção em diferentes contextos. Jornalistas que venceram a Covid-19, como Alberto Corona e Aziz Filho, e as campeãs do Miss Cadeirante 2020, as estudantes paraplégicas Karen Aguiar e Alice Bekker, participaram das lives.

Alcoolista em recuperação e consultora em Dependência Química Luciana Lage – que assina a seção Agenda Positiva do ViDA & Ação – também foi uma das personagens de destaque. Cezar Sant´Anna, homem trans, vencedor do Festival de Cannes com um filme sobre diversidade na paternidade, também contou sua experiência numa live dedicada à paternidade LGBTI. Ingrid Jacinto, uma paciente bariátrica que chegou a pesar 125 quilos, é outra personagem entrevistada na série de lives.


Novo dia e horário das lives

A partir de setembro, o projeto #PapodePandemia prevê nova mudança em sua grade de horários. O encontro acontecerá sempre às quartas-feiras, às 19 horas, ou em edição extraordinária, a ser divulgada previamente em nossas redes sociais.

As lives têm transmissão direta pelo Facebook. Em seguida, ficam disponíveis também no Youtube e posteriormente, passam a ser compartilhadas também no Instagram, pelo IGTV. Sugestões e dicas podem ser enviadas para papodepandemia@vidaeacao.com.br.

Veja todas as edições do Papo de Pandemia

LIVE 1 – 5 de junho de 2020 – ESTREIA – Aniversário ViDA & Ação

Como ser sustentável em tempos de pandemia

LIVE 2 – 13 de junho de 2020

Pandemônio em casa: como evitar conflitos familiares

LIVE 3 – 20 de junho de 2020

Como controlar a ansiedade com hipnose a distância

LIVE 4 – 27 de junho de 2020

Álcool e outras drogas no isolamento: apoio ou ilusão? 

LIVE 5 – 4 de julho de 2020

Miss Cadeirante 2020: Lindas, empoderadas e sem limites

LIVE 6 – 11 de julho de 2020

Da ‘gripezinha’ aos 70 mil mortos: a realidade sem máscaras

LIVE 7 – 18 de julho de 2020

Adolescentes confinados, mentes aborrecidas ou criativas

LIVE 8 – 25 de julho de 2020

Os riscos da volta às aulas com o fim do isolamento

LIVE 9 – 01 de agosto de 2020

A cura do câncer tem pressa: como evitar uma epidemia no pós-Covid-19

LIVE 10 – 05 de agosto de 2020

As lições do ex-ministro que enfrentou a epidemia de H1N1

LIVE 11 – 08 de agosto de 2020

Diversidade na paternidade: Com quantos pais se faz uma família?

LIVE 12 – 15 de agosto de 2020

A espera de quem está esperando em tempos de incertezas

LIVE 13 – 19 de agosto de 2020

Obesidade e Covid-19: uma combinação de alto risco

LIVE 14 – 22 de agosto de 2020

Como lidar com transtornos e dependências em tempo de coronavírus

LIVE 15 – 25 de agosto de 2020

Infância confinada: é birra, estresse ou transtorno?

LIVE 16 – 27 de agosto de 2020

As dores da longa quarentena – por que nosso corpo padece?

LIVE 17 – 02 de setembro de 2020

Muito além dos pulmões: o que esperar o ‘novo normal’?

Sobre a apresentadora

Empreendedora, consultora e palestrante, a jornalista Rosayne Macedo fundou e dirige desde 2010 a TAO Inteligência em Comunicação, especializada em produção de conteúdo, projetos digitais e eventos. É pós-graduada em Comunicação Empresarial e com MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM/Crie/Coppe/UFRJ), com especializações em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais (UFRJ), Coaching e Marketing Digital, entre outras.

Rosayne Macedo foi editora–assistente responsável pelas páginas de Saúde e Vida & Meio Ambiente do jornal O Dia, além de assinar aos domingos a coluna Conta Social, com foco em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Em 5 de junho de 2016, Dia Mundial do Meio Ambiente, criou o blog ViDA & Ação, projeto autoral inicialmente no Dia Online, que se tornou um site independente em agosto de 2017.

Nas áreas de Saúde, Bem-Estar e Nutrição, Rosayne Macedo colaborou como repórter da revista Pense Leve e editora das revistas Mundo Verde e Esporte & Vida. Entre 2018 e 2019, atuou como consultora em Comunicação pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para a Secretaria Estadual de Saúde no Tocantins. Em julho de 2020, deixou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, onde era assessora-chefe de Comunicação.

Com Assessorias