Mauricio Menezes desafia você a mudar seus hábitos, como ele fez

Uma simples caminhada, aliada à boa alimentação, podem não só prevenir doenças, como combatê-las. Conheça a história do humorista e veja onde praticar atividade física neste Dia Mundial do Desafio

Rosayne Macedo
Mauricio Menezes
Mauricio Menezes deu volta por cima: venceu um AVC, controlou a alimentação e hoje pratica caminhada (Foto: Divulgação)

Ele é conhecido em todo o Brasil – e principalmente no Rio de Janeiro – por suas ótimas tiradas, sempre brincando com as trapalhadas da imprensa. Mas em 2015, o jornalista, radialista e humorista Mauricio Menezes foi ao fundo do poço com a perda da mulher, após 38 anos de convivência. Passou a se alimentar mal, dormir de forma desregrada e se descuidou da saúde. Viciado em trabalhar, não fazia mais nenhuma atividade física, mesmo tendo pressão alta desde o ano 2000.

Foi após um AVC isquêmico que o criador do irreverente show Plantão de Notícias adquiriu novos hábitos alimentares e descobriu os benefícios da caminhada diária. Com ajuda de médicos e da família, conseguiu não só se recuperar do AVC, como mudou radicalmente seus hábitos, perdendo peso e ganhando mais qualidade de vida. Aos 68 anos, levando  uma vida com ritmo menos intenso e mais assertivo, Maurício é fonte de inspiração para muita gente neste Dia Mundial do Desafio, que acontece nesta quarta-feira (30 de maio), em todo o Brasil.

Veja a entrevista exclusiva de Maurício Menezes ao Canal do Youtube do ViDA & Ação

Metade dos municípios do Rio adere a campanha mundial

Dia do Desafio nas unidades do Sesc Rio

Quarenta e seis das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram para participardo Dia do Desafio 2018, que convida a população a quebrar a rotina sedentária e estimular a prática de qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. Esta é a maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo e deve mobilizar mais de 3.000 cidades de 20 países.

Podem participar das atividades propostas pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos. Basta praticar qualquer atividade física, como dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer! Preocupado com os índices alarmantes de sedentarismo no Brasil e no mundo, desde a infância, o O Sesc RJ preparou atividades para todas as idades poderem participar.

Dia do Desafio

Ao todo, 18 unidades do Sesc RJ terão ações durante todo o dia 30 de maio, que incluirão caminhadas, passeios ciclísticos, corridas; modalidades esportivas já oferecidas nas unidades; jogos e dinâmicas que ofereçam variação de movimentos corporais; festivais, torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas tradicionais e adaptadas; Gincanas e brincadeiras populares; atividades laborais, cooperativas e lúdicas para empresas e muitas outras. – Confira a programação mais perto no site http://www.sescrio.org.br/

Como  surgiu o Dia do Desafio

Dia do Desafio nas unidades do Sesc Rio
Dia do Desafio nas unidades do Sesc Rio (Fotos Divulgação)

Criado no Canadá nos anos 1980, o Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física e esporte. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro. É uma iniciativa da World Challenge Day, com apoio da Unesco e da International Sport and Culture Association (ISCA).

O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã. O país participa da ação desde 1995, sob coordenação do Sesc e prefeituras locais. A iniciativa propõe uma competição amigável entre organizações, cidades e pessoas de todas as idades.

Iniciativas como o Dia do Desafio são urgentes para despertar o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular. As atividades podem ser promovidas em qualquer lugar, como sedes de empresas privadas e órgãos da administração pública, espaços públicos, ou em quaisquer ambientes que permitam o convívio social saudável até mesmo no horário do trabalho, principalmente com a ginástica laboral.

Como funciona o desafio

Dia do Desafio

As cidades fluminenses e outros municípios de todo o mundo tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e realizar alguma atividade física. A participação das cidades e da população é gratuita.

Cada cidade brasileira terá uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Desde este ano, o Dia do Desafio traz duas novidades: cidades da mesma categoria competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020 ou como autodesafiante. Este novo formato irá promover integração maior entre os competidores, estimular ainda mais o desafio e proporcionar uma maior troca de experiências.

Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

“A mobilização tem o intuito de conscientizar as pessoas para a prática regular de atividades físicas, algo tão importante e necessário para toda população. Além de incentivar bons hábitos, o Dia do Desafio pretende mobilizar o maior número de participantes possível. Haverá competição amistosa entre as cidades e no ano de 2018, Macaé competirá com a cidade de Avaré-SP”, conta a secretária de Esportes de Macaé (RJ), Andreia Freitas.

300 academias abertas em todo o Brasil

A Smart Fit, que faz parte da maior rede de academias da América Latina, vai participar da 24ª edição do Dia do Desafio e contribuir para o incentivo à prática esportiva. Durante todo o dia 30 de maio, quarta-feira, todas as unidades do Brasil estarão com as catracas liberadas para acesso gratuito à população. A rede vai oferecer ainda taxa zero de adesão nos planos Smart e Black para quem se matricular neste dia.

“Aderir ao Dia do Desafio é mais uma ação da Smart Fit para oferecer acesso à atividade física de qualidade e incentivar o brasileiro a se exercitar. Nós temos o propósito de democratizar o fitness de alto padrão, e com esse evento, poderemos proporcionar bem-estar e a oportunidade das pessoas terem uma experiência diferente e contribuírem para a competição amigável entre as cidades, promovida por esse dia“, comenta Edgard Corona, fundador e presidente do Grupo Bio Ritmo.

No total serão mais de 300 unidades da Smart Fit com acesso livre para que as pessoas possam conhecer e usar as suas instalações. Quem participar terá a oportunidade de usar o espaço para treino funcional, Smart Box, fazer o treino intervalado de alta intensidades, Smart Shape, realizar aulas de abdominal, alongamento e ritmos (Zumba, Sh’bam e Fit Dance) na sala de ginástica, e aproveitar ainda os treinos HIT e HIIT, além dos equipamentos de musculação, peso livre e para práticas cardiovasculares, com esteiras e elípticos.

No site da Smart Fit, www.smartfit.com.br, é possível conferir a academia mais próxima e horário de funcionamento de cada uma. Para participar e contribuir para a disputa entre as cidades, basta comparecer até a unidade de preferência, e fazer o registro na recepção como origem Dia do Desafio, assim será contabilizado quanto exercício foi realizado. O evento é uma iniciativa da TAFISA – The Association for International Sport for All -, coordenado na América Latina pelo Sesc e realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo.

Com a colaboração de Fabiane Muniz, estudante de Jornalismo do 8º período da Unigranrio, e assessorias do Sesc-Rio e Smart Fit

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.