Medicina de Estilo de Vida: uma novidade que chega ao Rio de Janeiro

Rosayne Macedo
nO  Coordenadora da Equipe de Nutrição do BIOMais Saúde.
1. O paladar e a produção de saliva na terceira idade muda muito e pode-se perder o interesse pela comida em decorrência disso. Nesse caso, o uso de temperos naturais e especiarias pode deixar a refeição mais apetitosa e estimular a salivação. É importe respeitar a tolerância de cada indivíduo para os temperos, mas podemos incluir especiarias como açafrão, curry, noz moscada, páprica doce, etc.
2. O uso de prótese dentária pode dificultar a mastigação e fazer com que o idoso evite consumir carnes, o que não é interessante nessa fase da vida. Nesse sentido, cocções prolongadas (pressão e ensopados) podem melhorar a textura desses alimentos que poderão ser melhor aceitos.
3. Frutas frescas são ricas em vitaminas e minerais e podem reforçar a imunidade dos idosos. Recomenda-se o consumo de pelo menos 3-5 porções ao dia!
4. Beber água é fundamental. Os idosos tem mais chance de sofrer desidratação. O consumo adequado é de 2 litros ao dia. É possível incrementar o consumo de líquidos com água de coco e chás, por exemplos.
5. O consumo de alimentos fonte de ômega três deve ser priorizado. Peixes como salmão, atum e sardinha, farinhas de linhaça e de semente de chia são exemplos de alimentos que podem ser incorporados às refeições. O ômega três exerce funções importantes na manutenção da imunidade e memória.

Imagina encontrar num só lugar um atendimento multidisciplinar que possa resolver todos os seus problemas de saúde? Inédita no Rio de Janeiro, a Medicina de Estilo de Vida permite identificar se a pessoa tem depressão, ansiedade, insônia, ronco, cirrose… Um questionário extenso – a antiga anamnese que os médicos deveriam promover em cada consulta – é aplicado para identificar e classificar a qualidade de vida do paciente.

São avaliados quesitos como alimentação, sono, atividade física e até mesmo se a pessoa é viciada em drogas – aí incluídos medicamentos tarja preta, anfetaminas e suplementos alimentares. De acordo com a resposta, lá mesmo ele já é encaminhado para o profissional mais adequado. Centro de Reprogramação Corporal e Comportamental oferece o inovador atendimento multiprofissional baseado na Medicina de Estilo de Vida (‘Lifestyle Medicine”).

A equipe é composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos e coaches de saúde e bem-estar avalia o perfil de saúde e elabora um plano individualizado de reprogramação dos hábitos de vida, considerando valores e preferências do cliente, proporcionando um aumento da qualidade e expectativa de vida de forma eficiente e duradoura.

O questionário é importante, pois avalia o que de fato é importante para o paciente e permite um melhor planejamento e customização do serviço. A equipe é composta de hepatologista, biomédico, cardiologista, ortopedista e gastroenterologista, além de nutricionistas, preparadores físicos e coaches”, o cardiologista e médico em estilo de vida do BIOMais, Fabio Tuche.

Reprogramação dos hábitos de vida

Segundo ele, o BIOMais é referência para quem deseja se tornar saudável, pois possui uma gama de profissionais atuando altamente integrados com a missão de oferecer atendimento de excelência, baseado nas melhores evidências científicas da atualidade, aumentando a qualidade e expectativa de vida de forma eficiente e duradoura, através de reprogramação sustentável dos hábitos de vida.

Os focos do BIOMais são: controle do peso seguro e sustentável, alimentação saudável, prática de atividade física, eliminação do tabagismo, controle da ingestão alcoólica, qualidade do sono e manejo efetivo do estresse mental. Os atendimentos são realizados em um espaço confortável, equipado com alta tecnologia, incluindo avaliações multiprofissionais e a confecção de programas individuais personalizados, de acordo com as necessidades e expectativas de cada paciente, sendo organizados em quatro etapas.

A primeira é a consulta com o médico de estilo de vida, após o preenchimento de um questionário avaliando os sentimentos, a qualidade de vida, hábitos e a prontidão do paciente para a mudança de comportamento. Já a segunda etapa consiste na avaliação do educador físico. A terceira é realizada pela nutricionista e, a quarta, pela coach de saúde e bem-estar.

Além do atendimento multiprofissional baseado na Medicina de Estilo de Vida, o BIOMais oferece consulta médica especializada (Cardiologia, Hepatologia, Gastroenterologia e Ortopedia), serviços de Saúde (consulta com nutricionista, avaliação com preparador físico, sessões de coaching de saúde e bem-estar e exames complementares (Bioimpedância, Ergoespirometria e Eletrocardiograma).

Ronimara Santos, nutricionista do BIOMais

2 Comments
  1. Bia 4 meses ago
    Reply

    Bacana.

  2. felipe 2 meses ago
    Reply

    Muito interessante esse site. Parabéns pelo conteúdo
    Um abraço

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.