Incentivo a exames de prevenção ao câncer entre servidores públicos no Rio

Ato é realizado pelo Cremerj nesta segunda (14) e na terça (15) será lançado o movimento #OBrasilPrecisadoSUS

Incêndio no Hospital Geral de Bonsucesso (Foto: Twitter Alerta Rio)

Agora é lei: os funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro terão um dia de folga remunerada para realização de exames preventivos de todos os tipos de câncer. É o que determina o Projeto de Lei 640/15, do ex-deputado Átila Nunes, que altera a Lei 5.245/08, que previa a folga somente para as servidoras em dia de exames de câncer de mama e do colo do útero.

A medida foi aprovada, em segunda discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (18/11) e sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, sendo publicada pelo Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (14/12).

A norma valerá para todos os funcionários, sejam eles estatutários, celetistas, comissionados, temporários ou terceirizados. A proposta também altera o número de folgas anuais para realização desses exames, passando de uma para três, salvo recomendação médica em contrário atestada por escrito.

A nova proposta também determina que o governo do Estado realize, anualmente, no âmbito de cada repartição pública, campanha educativa para incentivar os servidores a realizar exames oncológicos preventivos, inclusive, criando meios para facilitar o acesso gratuito destes funcionários aos referidos exames.

Curso de Reiki para profissionais da linha de frente da Covid

Médicos e profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19 que sofrem de ansiedade, distúrbios do sono, medos diversos ou pânico, dificuldades de enfrentar o novo processo de trabalho e têm o desejo de ajudar a si próprios, aos pacientes e familiares poderão aprender técnicas de Reiki no Rio de Janeiro. O curso online acontece no dia 19 de dezembro, às 14 horas.

Profissional de saúde e colaborador da unidade de saúde que tem contato com pacientes com Covid-19 e que tem sentido algum dos sintomas listados no post, venha fazer o curso de Reiki Nível I que vai te ajudar a cuidar de si mesmo em primeiro lugar, da sua família e de todos que precisarem deles. É preciso cuidar de você para que depois você possa cuidar de outra pessoa.”, afirma a instrutora do curso, Cristine Cota.

Segundo ela, o Reiki pode ajudar e treinar essas pessoas para enfrentar essas dificuldades de maneira mais calma, buscando o bem estar físico, mental e emocional. Ela lembra que o Reiki é uma das práticas integrativas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em níveis municipais, estadual e federal, por meio da portaria 849 de 2017.

O curso de Reiki nível 1 tem o selo da Abrath e é registrado na Biblioteca Nacional. A contribuição de R$ 34 será revertida em doação de fraldas para o Asilo Amparo Thereza Cristina, no bairro Riachuelo, Rio de Janeiro. Mais informações pelo e-mail cristine.cota@gmail.com.

Médicos que atuaram no incêndio de hospital no Rio são homenageados

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) fará uma solenidade em homenagem aos médicos que atuaram no atendimento às vítimas do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), ocorrido em 27 de outubro. O evento acontecerá nesta segunda-feira, 14 de dezembro, no auditório do Centro Empresarial Rio (CER).

A cerimônia tem o objetivo de lembrar o trabalho realizado pelos médicos que participaram do resgate no local ou receberam os feridos em suas unidades. Mais de trinta unidades se mobilizaram para tentar diminuir os impactos do incêndio. Na ocasião, experiências serão relembradas e compartilhadas.

O encontro contará com a participação do presidente do Conselho, Walter Palis, diretores e conselheiros, além de representantes de outras entidades, como Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O evento será híbrido (parcialmente presencial e online) e seguirá todas as recomendações de segurança das autoridades sanitárias.

Campanha ‘O Brasil precisa do SUS’ será lançada dia 15

“Num Brasil tão desigual, precisamos defender o SUS como nossa maior política pública social”. A declaração é do cantor e compositor Caetano Veloso, que participa da campanha #BrasilPrecisaDoSUS. O lançamento será nesta terça-feira, dia 15 de dezembro. Veja aqui o manifesto que deu origem à campanha e saiba mais sobre o movimento em www.frentepelavida.org.br.

Papai Noel Negro vem pela internet alegrar a criançada

No dia 19 de dezembro, o Papai Noel Negro da ONG Favela Mundo, o dramaturgo, ator e roteirista Rodrigo França, chegará aos lares de forma on-line, através do Facebook e do Youtube da entidade. O “Bom Velhinho” presenteará com livros quem participar das brincadeiras e não virá sozinho: Ana e Jujuba; Patrick, o Mágico e a galera do Ih, Contei! estarão junto levando mágicas, brincadeiras, histórias e músicas. Para participar, basta acessar as redes sociais da ONG Favela Mundo, às 10h, para sintonizar-se com Papai Noel e sua turma.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais