Miss Brasil doa cabelos para paciente de câncer: saiba como você também pode ajudar

Doação de mechas é uma das muitas atividades promovidas em shopping centers e outros espaços em apoio ao Outubro Rosa. Veja onde cortar e doar

Redação
Jacque, miss Brasil 87, teve suas madeixas cortadas por Bianca, de 31 anos, diagnosticada com câncer metastático (Foto: Flávia Medinna)

Outubro Rosa não é só saúde ou marketing do bem. É também atitude e solidariedade. Envolvidas pelo espírito da campanha, milhares de pessoas em todo o país resolvem aproveitar o mês para doar as madeixas para a confecção de perucas para pacientes de câncer. A Miss Brasil 87 Jacqueline Meirelles foi uma dessas voluntárias. Esta semana, ela teve 24 centímetros do seu cabelo cortado por Bianca kiffer (31), analista de negócios diagnosticada em maio deste ano com câncer de mama com metástase no fígado, pulmão e osso descoberto.

Bianca faz tratamento no IBCC da Moóca e iniciou as sessões de quimioterapia para futuramente poder realizar a mastectomia. “Não é só um cabelo, é um recomeço! Receber o seu cabelo é a sensação de voltar a minha identidade natural, sempre que pensei em peruca achava que nunca ia conseguir algo do tom que era o meu antigo cabelo”, disse, emocionada, após receber o cabelo num fita elástica.Jacqueline já disse que deixará seu cabelo crescer para novamente poder cortar e doar parte das madeixas para quem precisar.

Workshop sobre doação de cabelos em shopping do Rio

Workshop de confecção de perucas em shopping do Rio (Foto: Divulgação)

Talita Magalhães, de 19 anos, que cortou os cabelos aos 15, também tinha o sonho de doá-los a quem estivesse passando por tratamento de câncer. Na época, não conseguiu local para fazer a doação. Talita participou esta semana da ação promovida pela Fundação do Câncer e o Shopping Nova América, no Rio de Janeiro, para chamar atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama.

Em um lounge, a programação especial envolveu roda de conversa com mulheres que passaram ou estão em tratamento contra o câncer; atividades físicas para pacientes com câncer; bate-papo com mastologistas e oncologistas; e workshop sobre doação de cabelos para fabricação de perucas para pacientes oncológicos e sobre os cuidados especiais com a pele.

O objetivo é valorizar a autoestima da mulher em tratamento do câncer. Nesta sexta-feira (18) o tema foi ‘A beleza da superação’, com workshop sobre os cuidados especiais com a pele, numa ação de valorização feminina em parceria com a Dermage dermocosméticos. A campanha Outubro + que Rosa, da Fundação do Câncer, enfatiza a necessidade desta conscientização se estender para todos os meses do ano, relembrando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença.

Fundação do Câncer promove bate papo com especialistas em shopping do Rio (Foto: Divulgação)

ONDE CORTAR DOAR OS CABELOS

No RJ

Cabelaço na Central do Brasil e no BRT

Patrícia Torres doa os cabelos para a campanha desde 2016 (Foto: Mauricio Bazilio/SES)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove um “Cabelaço” com o objetivo de arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A ação acontece quinta-feira, dia 24, na estação Central do Brasil, em parceria com a SuperVia, e dia 28, no terminal Alvorada, em parceria com o BRT. As tesouras do mutirão terão como parceiros profissionais do Walter’s Coiffeur, que destinará as mechas à ONG Cabelegria, que transformará as doações em perucas.

Quinze centímetros é o tamanho mínimo para que o corte seja feito. Quem não puder doar, ainda poderá participar em outras ações, com maquiadoras profissionais e palestras com especialistas sobre câncer de mama e saúde da mulher.

Além disso, o evento promove, em parceria com o estúdio Beto Tattoo, tatuagens temporárias em adultos e crianças com a temática do Outubro Rosa, que também agendará mulheres que passaram por mastectomia para realizar a reconstrução da imagem do mamilo por meio de tatuagem permanente. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente, com o objetivo de promover a autoestima e estimular a solidariedade.

No terminal Alvorada, do BRT, a ação atendeu 100 pessoas. Na Central do Brasil, a primeira edição do Cabelaço arrecadou 31 metros de cabelos para doação. A dona de casa Patrícia Torres soube do evento pelas redes sociais e foi fazer sua contribuição. Moradora da Maré, ela já havia feito mamografia na quinta-feira e quis entrar de cabeça, da raiz às pontas, no Outubro Rosa, participando do Cabelaço.

Doar o cabelo é uma prática que já faço desde 2016. Não fico apegada mesmo, principalmente por uma causa tão especial. Cabelo cresce, então faço questão de doar pra quem precisa. Nunca tinha vindo a esse terminal, mal sei andar na Barra, mas mesmo assim dei um jeito, fui me informando para não errar. Fiz questão de vir! É tão pouco pra gente, mas significa tanto pra quem enfrenta essa doença”, conta.

Maria de Fátima doou as madeixas na Central do Brasil (Foto: Maurício Bazílio/SES)

A aposentada Maria de Fátima (foto) foi uma das 70 doadoras de cabelo na Central do Brasil. Ela deixou as madeixas crescerem por quatro anos e reservou o mês de outubro para cortá-las. Uma prima próxima enfrentou o câncer de mama e ela acompanhou a dificuldade para conseguir uma peruca. “Existe uma coisa muito bonita no mundo que é o amor ao próximo. O que de graça recebemos, de graça passamos em frente. E é o que eu vou fazer com o meu cabelo. É a realização de um sonho, queria muito fazer isso por alguém”, se emocionou ao contar.

São Gonçalo também faz agendamento de mamografias e tatuagens gratuitas

O Shopping Pátio Alcântara, de São Gonçalo, promove uma série de atividades em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo e o Studio Beto Tatoo Leblon e patrocínio de JCLuz Seguros. No segundo piso do shopping, no dia 25, das 14h às 17h, haverá corte de cabelos gratuito para coleta e doação para confecção de perucas para pacientes de câncer. O agendamento do exame de mamografia é feito de segunda a sexta-feira, até dia 31, das 9h às 17h. É necessário levar o pedido médico do SUS, originais e cópias do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. No dia 30, haverá também agendamento de tatuagens gratuitas para redesenho do mamilo para mulheres mastectomizadas. As ações são realizadas junto com outros 31 shoppings da Alliansce Sonae.

Shopping oferece meditação, alongamento e oficina de amarração de lenços

Outubro em tons de rosa” é o nome da campanha do CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão, que promove atividades gratuitas no Recreio Shopping no dia 19: corte de cabelo para doação, aulas de alongamento e meditação, oficinas de maquiagem, de amarração de lenço e de bem-estar, além de palestras com profissionais de saúde como oncologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Para consultar a programação e realizar a inscrição basta acessar este link Durante todo o mês de outubro, NorteShopping, Partage Shopping São Gonçalo e Recreio Shopping terão um ponto de arrecadação de lenços, bandanas e chapéus, que serão entregues para mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

EM SÃO PAULO

Rede de supermercados recebe doações de mechas e itens de higiene

O Makro Atacadista firmou parceria com o Instituto Amor em Mechas e está arrecadando mechas de cabelo para produção de perucas, que serão entregues às mulheres participantes do programa com os “kits do amor”, contendo itens de higiene pessoal, maquiagem, bijuterias e acessórios. Para participar, o cliente precisa cortar uma mecha de, no mínimo, 15 centímetros, ou doar o cabelo todo, e tem de armazená-lo preso com um elástico dentro de um saco plástico. Os interessados podem entregar todas as lojas do Makro espalhadas pelo Brasil ou enviar para a Caixa Postal 78.953 no CEP 05412-972, criada pelo Instituto especialmente para a ação.
Em São Paulo, as unidades do atacadista do Butantã, Vila Maria, Lapa, Osasco, Interlagos e São Bernardo também estão recebendo doações de itens de higiene pessoal como hastes flexíveis, algodão e lenços umedecidos. O Makro preparou, inclusive, descontos especiais nestes produtos da Marca Própria Aro para estimular a doação. Lenços de cabelo, bijuterias e maquiagens também serão coletadas para presentear as beneficiárias. Para mais informações, acesse www.makro.com.br/ e escolha a loja mais próxima para fazer sua doação.

Resort convida funcionários e hóspedes para doar cabelos

Todos os 350 colaboradores do Mavsa Resort, na cidade de Cesário Lange, interior de São Paulo, foram convidados a participar do “Corte Solidário”, para arrecadar cabelos para pessoas que perderam seus fios em decorrência do tratamento contra o câncer. As mechas arrecadas serão doadas a uma instituição da região. O “Corte Solidário” será realizado no salão de beleza que funciona dentro do Mavsa Spa, o Studio V.Beauty, em parceria com o hair stylist Felipe Sablevicius, de 21 a 31 de outubro.

Além do corte, outros serviços gratuitos serão oferecidos ao doador, como visagismo, análise capilar prévia, tratamento de detóx capilar e hidratação, seguidos de escovação e finalização. Para participar, basta agendar o corte até 20 de outubro. São necessários, pelo menos, 10 cm de cabelo, de todos os tipos. Cabelos quimicamente tratados e tingidos também podem ser doados. Quem não puder participar, ganhará um voucher para convidar um amigo ou familiar. Os hóspedes do Mavsa também serão convidados a participar da ação.

Corte a seco acima de 20 centímetros em São Paulo

Creditas, plataforma online de crédito, promove nesta segunda-feira (28), uma ação em parceria com a ONG Tesoura sem Ponta, para arrecadação de cabelos, que serão usados para confecção de perucas para pessoas em tratamento de câncer. A ação contará com a presença de dois cabeleireiros que farão cortes à seco, a partir de 20cm, na Arena, espaço destinado a eventos e treinamentos, das 10h às 16h30, na sede da fintech de crédito, localizada no Brooklyn, em São Paulo. Os tripulantes (colaboradores da Creditas), que já tiverem cortado os cabelos previamente, também poderão levar as mechas para doação.

Quem estiver com pena de passar a tesoura nos fios também poderá colaborar. Camisetas da ONG estão à venda a um valor mínimo de R$ 10,00 mas cada tripulante pode pagar quanto acha que vale. Além disso, as pessoas que quiserem arrumar o corte vão ganhar um voucher com desconto nos salões próximos ao escritório da fintech. Além dos cortes, a partir das 19h, Paula Viel, fundadora da ONG Tesoura sem Ponta, irá falar sobre o projeto que arrecada doações de cabelos para a fabricação de perucas para mulheres em tratamento de câncer ou outras condições que causam a perda capilar.

 

Corte de cabelo gratuito em troca de doação

  • A Ong Rapunzel Solidária receberá doações de mechas de cabelo, que são utilizadas para fazer perucas para serem doadas a mulheres que passaram pelo tratamento durante ação no Raposo Shopping, em São Paulo. E no dia 24, das 10h às 22h, o público terá um incentivo a mais para doar suas madeixas: corte de cabelo gratuito no Máxima Hair. No sábado, dia 19, das 14h às 18h, também no local, uma enfermeira fará abordagens explicando a importância do autoexame na prevenção da doença, com distribuição do símbolo de toda a campanha: o lacinho cor de rosa.
  • A Universidade Anhanguera Taguatinga Norte – Santa Terezinha, em São Paulo, receberá, no dia 22, doações de cabelo, lenços e utensílios para mulheres da Rede Feminina de Câncer de Mama. A unidade reunirá cabeleireiros em sua sede. Os cabelos arrecadados serão doados para a confecção de perucas com o intuito e promover o bem-estar, a confiança e a autoestima das mulheres com câncer. O evento será realizado ao longo de todo o dia e contará com campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção, autoexame e diagnóstico precoce da doença.
  • Em todo o Brasil, a Amávia colabora com a Campanha Ligadas por Fios e Instituto Amor em Mechas, que incentivam a doação de cabelos para a confecção de próteses capilares destinadas a mulheres em tratamento quimioterápico. As doações serão feitas nas lojas especializadas Amávia de todo o país, onde a marca oferece cortes de cabelos gratuitamente a quem doar uma mecha de 15 centímetros ou maior quantidade.
  • Tratamento de beleza gratuito – Todas as lojas da Jacques Janine abraçaram a Campanha Be Pink, que convida as clientes a doarem cabelos cortados, em troca de um tratamento de beleza gratuito. A doação tem o apoio das instituições Cabelegria, Américas Amigas e Atitude na Cabeça. A campanha acontece o mês todo.

OUTRAS AÇÕES

Aulas de crossfit, yoga, pilates, zumba e automaquiagem

O Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador (RJ), celebra o ‘Outubro Rosa’ com eventos gratuitos entre os dias 23 e 26, de quarta a sexta-feira. Serão ministradas aulas de crossfit, yoga, pilates e zumba para promover a importância de uma vida ativa e saudável. Na área cultural haverá Roda de Conversa e Exposição de Fotos. Toda a programação vai acontecer no Espaço Ilha Carioca, localizado no Piso L1. Algumas marcas abraçaram a causa. A Valisère oferece aula de yoga e descontos em produtos. A Quem Disse, Berenice? vai promover aula de automaquiagem e a Bel Cosméticos, aula sobre cuidados com a pele, promovida pela Placton Professional. Durante todo o mês de outubro, a fachada do shopping está iluminada com a cor rosa para chamar atenção para a causa.

Dicas de nutrição, oficina de musicoterapia e sessão de cinema

A Oncoclínicas Rio de Janeiro vai realizar, até o fim de outubro, diversas atividades nas suas unidades na Barra da Tijuca, Ipanema e Botafogo, como oficina de meditação, musicoterapia, sessão de cuidados com a pele, palestra com especialista, bate-papo com nutricionista e sessão de cinema, com o filme “Uma chance para viver”. A empresa também patrocina a Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, no dia 27, domingo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia. Com inscrição gratuita, em menos de 24 horas todas as vagas já haviam sido preenchidas.

Arrecadação de lenços e orientações sobre autoexame

O Palladium Shopping Center de Curitiba realiza neste fim de semana um evento gratuito pelo Outubro Rosa. A chamada “Ações da Vida” conta com a parceria da Universidade Tuiuti do Paraná, em que alunos de diversos cursos farão atendimentos aos clientes do shopping e explicarão sobre a importância da prevenção, darão orientações do autoexame, mostrarão os direitos dos pacientes e ainda falarão sobre medicamentos. Durante o evento também acontecerá arrecadação de lenços para serem entregues a mulheres que estão em tratamento de quimioterapia. Tudo acontece no piso L1 do Palladium Curitiba, em frente às Lojas Americanas, das 13h às 20h nos dias 20 e 21 (sábado e domingo).

Elevador virtual em shopping alerta sobre doença

Quem passar pelo Barra Shopping, de 24 a 28 de outubro, terá uma experiência diferente! Um elevador virtual, localizado perto da ‘Entrada K’, oferece uma viagem interativa com dicas e cuidados sobre bem-estar e saúde da mulher. A ação gratuita faz parte do movimento “Se dê um tempo” e tem inspiração no Outubro Rosa. Como parte desta iniciativa, a CDPI, o Sérgio Franco e outros laboratórios da Dasa, estão doando juntos mais de 1.000 mamografias para ONG Américas Amigas.

Com Assessorias (atualizado em 28/10/19)