Mortes por doenças cardiovasculares aumentam na pandemia

Redação

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil), apresenta o número de óbitos por doenças cardiovasculares no país desde o início da pandemia.

Os dados serão disponibilizados, em um novo módulo no Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br ), que apresenta para a sociedade um panorama da situação do novo coronavírus no Brasil, e atualizados diariamente, permitindo o acompanhamento detalhado da evolução da pandemia da Covid-19 no país, podendo, inclusive, orientar na adoção de políticas públicas.

“Essas informações são fundamentais para esclarecer o impacto da pandemia da Covid-19 nos óbitos por doenças cardiovasculares, e, assim, definir melhor relação do novo coronavírus com o coração”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga. “Além da importância epidemiológica, o mapeamento adequado do problema permitirá a adoção de medidas que resultem em diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares”.

Com o levantamento dos dados de óbitos causados por doenças cardiovasculares no Brasil será possível fazer um balanço deste ano com 2019 e responder, se durante a pandemia da Covid-19 houve excesso de óbitos por doenças cardiovasculares e sua relação com a infecção pelo novo coronavírus.

O webinar é gratuito. Inscreva-se no site www.mesaredonda.cardiol.online e participe!