Mulheres com câncer recebem micropigmentação gratuita

Profissionais oferecem serviço gratuito de micropigmentação. Tattoo Week sorteia 30 procedimentos para pacientes em tratamento quimioterápico

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Muitas mulheres que se submeteram à cirurgia de mastectomia ou à quimioterapia perdem as sobrancelhas e o pelo do corpo em decorrência de sessões de quimioterapia. A micropigmentação de sobrancelhas e da aréola dos seios ajuda a recuperar a autoestima das pacientes ao devolver a beleza dos traços. A técnica tem sido oferecida, de forma gratuita, por diversos profissionais, especialmente durante o Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Joana Darc: autoestima renovada com a micropigmentação pós-mastectomia (Acervo pessoal)
Foi o que aconteceu com Joana Darc Botini, que ganhou uma micropigmentação no estúdio da Barra da Tijuca de Deise Damas, especialista em técnicas naturais em sobrancelhas, lábios, olhos e aréolas. Ela conta que soube da micropigmentação de aréolas por intermédio do seu cirurgião plástico, após ter se submetido a uma mastectomia total na mama direita devido a um carcinoma.
“A micropigmentação na aréola foi o último procedimento da conclusão da mastectomia, como um recurso de identificação mais  próxima e possível da minha mama verdadeira. Como uma identificação de personalidade de quem eu sou e de como nasci como mulher. A micropigmentação na aréola faz a mulher sentir sua mama completa o que anteriormente tem a sensação de que falta algo em sua mama e no seu corpo”, relata.
Segundo ela, muitas mulheres que passaram pelo câncer de mama têm vergonha de expor sua mama faltando a aréola. Então, esse procedimento ajuda a aumentar a autoestima de quem se submeteu a uma mastectomia.
“O trabalho de um profissional sério e sensível capaz de perceber essa necessidade do ser humano faz toda a diferença porque deve procurar fazer um procedimento que se aproxime o máximo possível  da mama do paciente, sem  buscar perfeição e sim a realidade. Não adianta qualquer micropigmentação porque a emenda pode sair pior que o soneto”, comenta Joana.

Entenda a técnica da micropigmentação de areólas

A micropigmentação é uma evolução da maquiagem definitiva – técnica que foi usada há alguns anos. “Hoje o procedimento é feito em uma camada mais superficial e trabalhamos com pigmentos próprios para esta técnica”, explica Deise Damas, primeira artista lincenciada do Rio de Janeiro pela maior academia europeia de micropigmentação Phibrows e professora em cursos sobre a técnica no Brasil e na Alemanha.

O procedimento é mais conhecido no realce de sobrancelhas e lábios, mas a especialista destaca a importância da micropigmentação nas aréolas, que resgata a autoestima da mulher, redesenhando essa área dos mamilos. Segundo Deise, a micropigmentação paramédica pode suavizar cicatrizes de cirurgias.

“No procedimento são redesenhadas as cores do mamilo e contornos originais. Após a mastectomia a micropigmentação pode representar uma reconstrução para a mulher e ajuda muito na autoestima. Está técnica pode também ser feita em mulheres que fizeram cirurgias plásticas ou para acertos de pequenas assimetrias”, explica Deise.

Deise Damas, especialista em micropigmentação (Foto: Divulgação)

Com a experiência de quem  trabalha na área da estética há 20 anos, a especialista explica que a micropigmentação das aréolas é feita quando a pessoa (mulher ou homem) sofreu perda do mamilo em decorrência de câncer, acidentes ou mesmo de nascença.

“O procedimento é feito de forma que implantamos o pigmento numa camada bem superficial da pele. O trabalho é feito simulando realisticamente em forma de desenho o mamilo, podendo ser feita quando há ou não alguma parte do mamilo. O pigmento é específico para este procedimento, pois, as cores devem ser parecidas com as dos mamilos naturais”, detalha Deise Damas.

Micropigmentação das areólas devolve traços ao mamilo de mulheres ou homens (Foto: Divulgação)
Segundo Deise, o pós-procedimento é muito tranquilo, exigindo apenas que evite fontes de calor.  “São feitas duas sessões que levam uma hora e meia cada. O procedimento deve ser repetido em média a cada dois anos”.
Mulheres e homens que passaram pelo câncer e não podem pagar pelo procedimento poderão fazê-lo gratuitamente no estúdio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Deise Damas realiza até dois procedimentos gratuitos mensalmente.
“O paciente passa por uma avaliação e então é agendado. É um benefício para quem não pode pagar pelo procedimento, normalmente pacientes do SUS. Sempre é feito com autorização médica por escrito após a cicatrização da cirurgia“, explica Deise.

Tatoo Week doa 30 micropigmentações gratuitas

Micropigmentação da sobrancelha recupera desenho após quimioterapia (Foto: Divulgação)
Neste fim de semana, de 29 a 31 de outubro, durante a segunda edição online da Tattoo Week, maior convenção de tatuagem do mundo, também serão oferecidos 30 procedimentos gratuitos de micropigmentação para as inscritas. O evento acontece das 12h às 22h, pelo YouTube @Tattoo Week Oficial. A ação social acontece em parceria com o Instituto Brasil + Social, através do Projeto Driblando o Câncer.
Neste mês de outubro, a ong realiza uma campanha com o objetivo de resgatar a autoestima e a beleza feminina para atender as mulheres que aprenderam a viver e conviver com o câncer e que submeteram à quimioterapia: a da ação de micropigmentação para sobrancelhas em pacientes oncológicas carentes.
A CEO da Tattoo Week, Esther Gawendo, acredita na função social da maior convenção de tatuagem do mundo. “A Tattoo Week quer cumprir sua responsabilidade social com essa campanha no outubro rosa. Mulheres que tiveram câncer poderão se inscrever pelas redes sociais do evento e das ONGs de câncer de mama parceiras por meio de um formulário. Tudo com a máxima segurança, já que deverão apresentar atestado médico autorizando o procedimento”.
Para concorrer ao procedimento, é preciso que tenham terminado as sessões de quimioterapia há 40 dias ou mais e sejam pacientes carentes. As cadastradas serão escolhidas por meio de sorteio. Portanto, somente a inscrição não gera obrigatoriedade para com o Instituto Brasil + Social ou a Tattoo Week em executar o procedimento.

Studio no Rio oferece ‘tatuagem hiper-realista’

Também no Rio de Janeiro, o  Yurgan Tattoo Studio, localizado no Recreio dos Bandeirantes, promove de 25 a 29 de outubro a sexta edição do projeto Y Rosa, que oferece gratuitamente a reconstrução da aréola por meio de tatuagem hiper-realista. A iniciativa, idealizada pelo casal Yurgan e Anne Barret, busca reforçar a importância do diagnóstico precoce e ajudar mulheres que venceram o câncer de mama a ressignificarem suas dores e recuperarem a autoestima.

O projeto, que já teve edições no Rio de Janeiro e Santa Catarina, tem uma agenda especial para garantir a segurança das participantes e dos artistas nesse cenário ainda de distanciamento social. O Y Rosa já atendeu mais de 100 mulheres e nesta edição está ainda mais completo.

Serão oferecidos gratuitamente pelo studio e seus parceiros os serviços de redesenho de aréola por meio de tatuagem hiper-realista, sobrancelhas realistas pela técnica de micropigmentação fio-a-fio, além de palestras motivacionais e grupos de discussão on-line e sorteios e brindes para todas as inscritas.

“Participar do Y Rosa foi de muita importância. Fiz a reconstrução da aréola, que com certeza levantou minha auto estima, me deixou mais segura, confiante e bem mais feliz! Foi uma benção na minha vida pois era algo que me incomodava muito”, diz Zelia M. N. Souza.
Durante a campanha, a principal ação é a reconstrução de aréola por meio de tatuagem hiper-realista e a cobertura de cicatrizes com arte desenvolvida especialmente para a cliente. “A cada reconstrução, a cada história compartilhada nos emocionamos e nos curamos juntos. Aprendi com o Y Rosa o quanto podemos encontrar na arte um processo de expressão, transformação e recuperação”, diz Yurgan
“Esse foi um projeto que me deixou muito satisfeita, pois devolveu minha autoestima, minha vida. Realmente senti que voltei à vida! Nossa autoestima aumenta e muito. Ver o meu seio formado e desenhado foi transformador, a conclusão de uma etapa importante na cura da doença”, relatou Rosângela, que participou do projeto em 2018.

Tattoo Week também traz palestras sobre câncer

Ainda durante a Tattoo Week, haverá uma entrevista com o médico oncologista Davi Liu, médico do Hospital São Paulo onde atua na assistência e ensino no Ambulatório de Câncer de Mama. É formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especializado em Medicina Chinesa em Beijing e autor de vários livros em ensino médico. No dia 29/10, às 14h30, ele falará sobre o câncer de mama, o de maior incidência em mulheres no Brasil, além de trazer as pesquisas mais recentes na especialidade.
No último dia (31/10), às 15h, com o objetivo de antecipar o Novembro Azul, campanha mundial no combate ao câncer de próstata, o evento traz Júlio Carvalho, urologista coordenador do Departamento de IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP) e coordenador do Projeto HPV Online no YouTube. Ele falará sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, aumento de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorréia, clamídia, HPV, entre outras, tendo em vista que o público jovem precisa ter em mente desde cedo, que a prevenção é a melhor saída.
A Tattoo Week online tem a mesma programação do evento presencial. O concurso de Miss e Mister Tattoo Week; o tradicional concurso de tatuagem e piercing e a apresentação dos novos lançamentos de máquinas e equipamentos do segmento. O evento conta com mais de 300 trabalhos de tattoo e piercing inscritos nas 27 categorias. Não haverá venda de ingresso.
Segundo Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week, a ideia foi trazer para o evento online tudo que acontece no presencial para que a convenção traga os resultados que busca: a valorização da arte na pele, o intercâmbio mundial entre os artistas, as inovações, conscientização e lançamentos do setor. A 8ª Tattoo Week Rio já tem data e será presencial: está marcada para os dias 20, 21 e 22 de maio de 2022, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro

Serviço

Deise Damas – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. (21) 3796-6862-99652-5342, deisedama@hotmail.com e Instagram @deisedamasmicropigmentacao

Yurgan Tattoo Studio – Shopping Barra World – Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 520. Loja 112a. Setor Holanda. Quem quiser mais informações ou fazer agendamento, pode se inscrever pelo site: www.yurgantattoo.com.br ou pelo instagram @yurganbarret.

Tatoo Week Online 2021 – Inscrições para micropigmentações gratuitas para pacientes de câncer devem ser feitras pelas redes sociais do evento e das ONGs de câncer de mama parceiras por meio de um formulário. Para acompanhar o evento: YouTube @Tattoo Week Oficial.
Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!