Não é o que você come entre Natal e Ano Novo que engorda

Nutricionista faz alerta para as sobras das ceias. Confira uma dica de receita para o almoço de Natal com o que sobrou da véspera e um cardápio detox de 2 dias

Redação
Enfiou o pé na jaca para esperar a chegada do Papai Noel na casa da tia e agora está preocupado com a balança? Fique tranquilo. “Não é a não é a comilança e o excesso de bebidas alcoólicas no Natal ou Réveillon que vão fazer você engordar, mas sim entre as duas datas”, afirma a nutricionista Juliana Vieira (foto). Segundo ela, a dica é manter o equilíbrio o ano inteiro e nesta época evitar os excessos.
Ela recomenda fazer porções menores e evitar alimentos ‘maléficos’ como arroz, salada de batatas, maionese, farofa pronta, uvas passas, salpicão, panetone, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Ou seja, quase tudo que vemos nas ceias de fim de ano (risos). As opções mais saudáveis, segundo ela, são lentilhas, grão de bico, saladas com muitas folhas e grãos, para aumentar a saciedade.
Já o chester está liberado, com moderação: “Deve-se optar por proteínas magras como as aves, já que ela é leve, saborosa e com baixo teor de gordura”. Em vez da rabanada frita no leite condensado, Juliana recomenda dar preferência as frutas da estação. Outra coisa que não pode faltar na mesa é um bom vinho. “Tudo, claro, na quantidade certa”, ressalta.

Ela também faz um alerta para as sobras das ceias – nada de exagero na hora de promover o “enterro dos ossos” no almoço (ou jantar) do dia de Natal. Mas, afinal, não dá para aproveitar o que sobrar na ceia para o almoço do dia seguinte? Dá sim,  garante a nutricionista Camilla Fernandes Pereira, da ValeCard.

Quanto menos contato com talheres ou até com outros ingredientes da ceia as carnes tiverem, mais bem conservadas ficarão e por mais tempo. É necessário guardar a sobra na geladeira para poder servir no dia seguinte (dá para armazenar, em média, 2 dias)”, afirma. Ela dá uma dica especial de receita para o almoço com o que sobrou da véspera (veja abaixo).

Dieta detox de 2 dias: recupere-se do ‘pé na jaca’

E para quem enfiou o pé na jaca no Natal e quer se preparar para o Ano Novo, o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo recomenda uma dieta detox de dois dias. A dieta é composta basicamente por alimentos líquidos. “Lembrando que ela não deve ser prolongada por mais tempo, justamente por ser bem restritiva, caso deseje continuar é recomendado outro cardápio da dieta detox com uma mistura de alimentos líquidos e sólido”, afirma.

Para desintoxicar efetivamente o organismo é preciso seguir algumas dicas. Dr Alexander afirma que devem ser evitados depois de dias de orgia gastronômica alguns tipos de alimentos, como carne vermelha Segundo ele, para emagrecer e eliminar toxinas recomenda-se um cardápio baseado em vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais, peixes e aves. As gorduras boas, como aquelas encontradas em castanhas e no azeite extravirgem, também estão liberadas.

Não adianta trocar um doce por um iogurte light cheio de aspartame e ciclamato de sódio e achar que vai ajudar o organismo a funcionar melhor. No período pós-festas o ideal é restringir o consumo de laticínios, glúten, aditivos, corantes, conservantes, açúcares, adoçantes, cereais refinados e álcool. Além disso, evite ingerir carne vermelha, já que ela altera o pH do sangue e compromete a eliminação das toxinas”, ressalta.

Receita de Ragu

 Ingredientes:
1 kg de sobras de lombo, pernil e tender assados e desfiados
500 gramas de sobras de carnes de frango, chester e peru assados e desfiados
800 gramas de extrato de tomate
200 gramas de requeijão cremoso
100 gramas de cenoura ralada
100 gramas de alho repicado
100 gramas de cebola picada
1 unidade de alho poró em pedaços pequenos
1/4 de salsão em pedaços pequenos
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Doure o alho e a cebola no azeite e, em seguida, acrescente as carnes. Junte a cenoura, o alho poró, salsão e o extrato de tomate. Deixar os legumes murcharem. Acrescentar o fundo* aos poucos, cozinhando em fogo baixo por 40 minutos. Corrija o tempero com sal e pimenta do reino, coloque o requeijão e finalize com a salsinha.

Cardápio Dieta Detox

Primeiro Dia

Ao acordar

1 copo (200 ml) de água misturado com suco de 1/2 limão sem açúcar e sem adoçante.

Café da manhã

Suco Detox feito com 1 banana média, suco de 2 laranjas, 1 fatia média de mamão, 1 colher (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de água filtrada. Bata no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.

Lanche da manhã

Suco Detox feito com 1 folha de couve-manteiga, suco de 1 limão, 1 fatia média de abacaxi, 1 copo (200 ml) de água e 1 lasca de gengibre. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.

Chá da manhã

1 xícara de chá de capim-limão

Almoço

1 prato (fundo) sopa detox.

Lanche da tarde 1

1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar e sem adoçante

Chá da tarde

1 xícara de chá de hibisco com cravo

Lanche da tarde 2

Suco feito com 1 cenoura com casca, 1/4 de copo (50 ml) de suco de maracujá concentrado, 1 fatia média de abacaxi, 1 colher (sopa) de quinua em focos, 1 pitada de canela em pó e 1 copo (200 ml) de água filtrada. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.

Jantar

1 prato (fundo) de sopa detox.

Ceia

1 copo (200 ml) de água de coco

Segundo Dia

Ao acordar

1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar e sem adoçante.

Café da manhã

Shake feito com 1 copo grande (250 ml) de leite de soja light, 3 ameixas secas, 1 fatia média de mamão, 1/2 maçã com casca e 1 colher (sopa) de aveia em focos. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.

Lanche da manhã

Suco detox feito com 1 xícara (chá) de melancia, 1 copo grande (250 ml) de água de coco, suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã. Bata tudo no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.

Chá da manhã

1 xícara de chá de capim-limão

Almoço

1 prato (fundo) sopa detox.

Lanche da tarde 1

1 copo (200 ml) de suco de maçã natural com gotas de limão sem açúcar e sem adoçante.

Chá da tarde

1 xícara de chá de hibisco com cravo

Lanche da tarde 2

Suco diurético feito com 1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado, 1 fatia grossa de melão, 1 maçã com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco. Bata tudo no liquidificador, coe e beba sem açúcar e sem adoçante.

Jantar

1 prato (fundo) sopa detox.

Ceia

1 copo (200 ml) de água de coco

Com Assessorias

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.