Nariz grande ou pequeno: um tormento para muitos homens

Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais desejadas pelo público masculino. Conheça os procedimentos estéticos mais procurados por eles

Redação

Os homens têm se tornado cada vez mais vaidosos, fazendo com que a cirurgia plástica seja demanda crescente entre o público, principalmente as cirurgias faciais. Um nariz muito grande ou pequeno sempre foi um motivo de insatisfação e desconforto para as pessoas que o possuem, por isso, a cirurgia plástica nasal é um dos procedimentos mais requisitados no Brasil.

A rinoplastia visa tratar uma das regiões anatômicas mais importantes da face, o nariz. Aos que acham que a procura é maior pelo público feminino estão enganados, porque a rinoplastia já figura entre as operações mais demandadas pelos homens.

Segundo uma pesquisa elaborada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que engloba os procedimentos realizados em 2017 a nível global, a rinoplastia aparece entre as cirurgias mais procuradas pelo público masculino. É o quarto procedimento mais buscado pelos homens, com 222.400 operações efetuadas.

O tratamento modifica a estética do nariz para deixá-lo mais harmônico com o rosto, melhorando a respiração. Responsável por ser um dos elementos que equilibram a beleza facial, é comum que pacientes insatisfeitos com a formado nariz se sintam constrangidos e incomodados.

Os homens costumam optar pela rinoplastia com o objetivo de corrigir uma insatisfação estética com o nariz, mas o procedimento também pode corrigir problemas funcionais, como desvio de septo, proporcionando melhorias respiratórias para o paciente. Existem diversas opções de remodelação; o paciente pode querer reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, afinar, arrebitar, entre outras”, explica o cirurgião plástico Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC).

Para o o cirurgião plástico Paolo Rubez, também da SBPC, as principais condições nasais que levam o homem a fazer o procedimento são dorso e ponta em formatos desproporcionais, narinas grandes, desvio de septo, desconforto com tamanho do nariz, ponta do nariz grande ou caída, e hipertrofia dos cornetos. “Após a cirurgia, modificações como a retificação do dorso, melhora do ângulo e da definição da ponta nasal, e melhora na função respiratória são as mais percebidas pelos pacientes”, diz

Segundo ele, o procedimento atende às necessidades de acordo com a estética e funcionalidade do nariz. A rinoplastia masculina é recomendada apenas depois dos 15 anos, pois as estruturas do nariz já estão desenvolvidas e, segundo a SBPC, a faixa etária dos homens que mais procuram pela cirurgia é de 20 a 30 anos. “Geralmente, o homem procura o médico quando as características nasais que o incomodam interferem na aparência, ainda mais quando o paciente tem histórico de bullying ou insegurança no convívio social”, completa o cirurgião plástico.

De uma anatomia peculiar e complexa, esse procedimento começa antes mesmo do ato cirúrgico, onde o cirurgião plástico deverá entender e modular as expectativas do paciente”, explica o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira. Segundo ele, a maior procura por esta cirurgia é entre homens jovens na faixa dos 20 aos 30 anos.

É cada vez maior o número de homens adeptos à cirurgia plástica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), divulgados em 2015, em cinco anos, a presença de homens em consultórios quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. Hoje, o mercado de cirurgias plásticas já conta com 30% do seu público sendo homem.

Se no começo eles faziam apenas implantes capilares para corrigir a queda precoce de cabelos, hoje outros procedimentos chamam a atenção, como rinoplastia (a cirurgia de nariz), otoplastia (correção das orelhas de abano), lipoaspiração e até mesmo implante de silicone em locais como coxas, peitoral, panturrilhas e glúteos.

Muitos reclamam que não conseguem ganhar massa muscular nessas regiões do corpo, como o tórax, e por esse motivo optam pelo implante no peitoral, que deixa com aspecto de músculos muito bem definidos.

De acordo com especialistas, valorizando a autoestima, eles estão aprendendo a não ter medo de agulhas e de preconceitos da sociedade quanto a ser vaidosos. As intervenções estéticas têm deixado de se atrelar somente às mulheres e, dia após dia, se tornado popular entre o sexo masculino.

Muito além da aparência física, a principal finalidade dessas intervenções é fazer o paciente se sentir bem consigo mesmo, ter autoestima, sem se preocupar com pequenas falhas no seu corpo ou rosto.

Mesmo que a maioria procure tratamentos estéticos, há também as cirurgias reparadoras para corrigir pequenas imperfeições, como a rinoplastia e a blefaroplastia, que é feita nas pálpebras para reparar sinais de cansaço.

Os avanços da nossa sociedade têm estimulado os homens a abandonar aquele velho estereótipo de que ‘homem não se cuida’. Dessa forma o número de procedimentos entre a população masculina vêm crescendo e hoje eles já representam 13% do total de pacientes operados.

Os cuidados estéticos direcionados aos homens também podem ser preventivos. Entre os procedimentos faciais mais populares estão o lifting facial, que ajuda a rejuvenescer; os peelings, a aplicação da toxina botulínica e o preenchimento.

A popularização da estética acabou mudando o hábito masculino. Muitos deixaram o preconceito de lado e diminuíram a resistência, passando a cuidar mais da própria aparência para elevar a autoestima. Mesmo assim, ainda há muito que avançar.

Os pacientes que chegam ao meu consultório não apresentam resistência, a maioria já passou dessa fase. Porém alguns amigos e colegas acham que não é importante procurar um especialista, inclusive tentam influenciar as esposas e namoradas”, conta Luitgards.

Saiba quais são as cirurgias e procedimentos estéticos mais procurados por eles

1- Blefaroplastia

Com 292.707 homens operados em todo o mundo, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), a blefaroplastia é a alternativa mais buscada pela população masculina para melhorar a aparência da região dos olhos. Os homens costumam buscar o tratamento, em média, a partir dos 40 anos, mas ele pode beneficiar também pessoas ainda mais jovens. A cirurgia pode ter motivo tanto estético quanto funcional, como nos casos em que a queda da pálpebra superior prejudica a visão”, explica o Dr. Mário.

“Realizamos o tratamento do excesso de pele nas pálpebras e das bolsas de gordura, retirando o aspecto de cansaço muitas vezes presente. Assim, acaba conferindo ao paciente um ar mais descansado”, explica o diretor do Instituto Luitgards.

2- Ginecomastia

A ginecomastia consiste no aumento das glândulas mamárias no homem, o que confere um aspecto feminino ao peitoral masculino. Muitos homens sofrem com o problema, por isso, a cirurgia para reparar este problema é o segundo procedimento estético mais procurado, ao todo, no mundo, 243.272 indivíduos fizeram a correção.

3- Lipoaspiração

A Lipoaspiração, famosa entre as mulheres é também a terceira plástica mais realizada pelo sexo oposto, com 237.201 procedimentos executados. Esta técnica é utilizada para melhorar o contorno do corpo e tratar as gorduras localizadas. “Hoje temos ainda a lipoaspiração HD, em que esculpimos no corpo as linhas de definição muscular, deixando o paciente com uma aparência mais atlética, em vez de apenas retirar a gordura. Assim, se torna ainda mais atrativo para os que desejam definir a barriga, braços e dorso.”, indica Dr. Luitgards.

“É importante lembrar que a lipoaspiração nos homens tem objetivos diferentes em relação as mulheres, sendo indicado manter ombros e tórax mais largos e uma cintura menos marcada, com a área do quadril mais estreita. Assim, é essencial buscar um cirurgião plástico com experiência em lipoaspiração masculina”, adverte o cirurgião plástico Dr. Bruno Luitgards.

4- Otoplastia
A otoplastia é a correção das orelhas em abano, e ocupa a quinta colocação no ranking mundial de operações feitas no mundo. Segundo a ISAPS, 114.915 homens foram operados. A otoplastia pode ser realizada a partir dos sete anos de idade, até a idade adulta para pacientes que não operaram na infância. “O objetivo é deixar a orelha mais colada na cabeça e corrigir deformidades do formato da orelha, deixando-a mais discreta e tornando o rosto mais harmônico”, diz Dr. Luitgards.

5 – Lifting Facial

Também conhecido como ritidoplastia, o lifting elimina rugas, flacidez e remove o excesso de pele, além de “levantar o rosto”, amenizando vincos e melhorando o contorno da face. O procedimento pode ser direcionado a diversas partes do rosto, como o terço superior, inferior, médio ou toda a face. Quando direcionado à testa e região dos olhos, costuma ser associado à blefaroplastia.

No procedimento cirúrgico, o médico faz uma incisão na linha do couro cabeludo, removendo o excesso de gordura, pele e flacidez, possibilitando o reposicionamento das estruturas faciais. É indicado para rejuvenescimento facial. É recomendado para casos mais avançados de envelhecimento da pele da face, mais comum entre os homens com mais de 50 anos, e pode beneficiar pacientes de até 75 anos que tenham uma saúde favorável a uma intervenção cirúrgica”, destaca o cirurgião plástico.

6 – Peelings

O peeling pode ser executado em diferentes intensidades, de acordo com o incômodo estético do paciente. O tratamento estimula a produção de colágeno, uniformizando o tom de pele, reduzindo manchas, pequenas cicatrizes além de deixar a pele nova e limpa, já que remove as células mortas e as impurezas acumuladas pela poluição do dia a dia.”

7. Toxina Botulínica

A aplicação da substância promove um bloqueio neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas cheguem ao músculo e se concentrem no local. “A remoção dos movimentos musculares da face resulta em uma redução das linhas de expressão e impede que uma ruga dinâmica se torne uma ruga estática. A toxina botulínica também pode ser indicada para alguns tratamentos de saúde, como o bruxismo, ATM, sorriso gengival, hiperidrose (excesso de suor) e até para redução das dores de cabeça em pessoas com crises de enxaqueca”, afirma o cirurgião.

8 – Preenchimento facial

Feito com ácido hialurônico, é um dos principais procedimentos estéticos realizados atualmente, pelos bons resultados alcançados e pela segurança da substância, que já está presente de forma natural no nosso organismo. “O ácido hialurônico hidrata e confere vitalidade à pele, pois atrai moléculas de água entre as células. Nos tratamentos estéticos, essa substância é usada como preenchedor, pois proporciona volume às áreas tratadas, melhora o contorno facial e promove uma aparência mais harmônica”, diz.

Procedimentos mais procurados para quem quer envelhecer bem

O preconceito e alguns estereótipos vêm diminuindo com o passar dos anos, também um reflexo do aumento da expectativa de vida e do desejo de amadurecer sem sofrer com os efeitos do tempo.  O cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira listou os procedimentos mais procurados pelo público masculino que quer envelhecer bem, dentro da faixa etária em que geralmente realizam as cirurgias. Veja e entenda quais são as técnicas aplicadas nas palavras do cirurgião:

Entre 10 a 20 anos:
Otoplastia: A otoplastia é a cirurgia para correção das deformidades da orelha. Uma das mais comuns é a orelha em abano que causa grande transtorno psicossocial principalmente nas crianças em idade escolar. Essa cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou local, procedimento este que costuma durar entre 1 — 2 horas.

Entre 20 a 30 anos:
Ginecomastia: A ginecomastia é o nome científico dado ao crescimento anormal das mamas nos homens. Essa alteração ocorre devido ao uso de certas medicações, drogas, anabolizantes, genética e a algumas síndromes sexuais. Com a cirurgia para correção de ginecomastia é retirado o excesso de tecido glandular e/ou tecido gorduroso.

Mentoplastia: é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o respectivo osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou retroceder o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a dar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

Entre 30 a 40 anos:
Lipoaspiração: Através de uma cânula o cirurgião plástico consegue tratar de maneira eficiente o excesso de gordura nas regiões do abdômen, dorso, culotes, parte interna das coxas, braços e papada, conferindo um contorno corporal mais harmonioso.

Lipoescultura: A lipoescultura é um tipo de cirurgia plástica que, além de retirar gordura de locais como barriga, quadris e coxas, também a utiliza para modelar outras partes do corpo. Porém, não é um procedimento para quem busca emagrecer. A gordura retirada dessas região passa por processo de purificação e é enxertada em áreas que precisam de mais volume como glúteos, vincos do rosto, depressões na pele, entre outras.

Prótese de peitoral: as próteses são feitas de silicone, mas não como uma prótese de mama. Eles são de silicone sólido, com afinco que varia para imitar o tecido muscular. Os implantes mamários têm uma cápsula e são preenchidos. Por isso, eles são distintos visual e sensorialmente dos utilizados em homens.

Aplicação de Toxina Botulínica: muito procurada para amenizar as rugas e linhas de expressão.

Entre 40 a 50 anos:
Transplante Capilar: A cirurgia de transplante capilar pode distinguir no método que os folículos são retirados do local doador. Além do transplante de unidade folicular, há também a técnica de extração de unidade folicular, um método onde os folículos capilares são retirados livremente de uma área doadora, sendo capaz de ser feito tanto pelo cirurgião quanto por um robô. Após a remoção, os enxertos são cuidadosamente preparados para a implantação e colocados para atingir o melhor ângulo, direção e padrão no local do enxerto.

Preenchimento Facial: consiste na aplicação de Ácido Hialurônico em regiões com sulcos, aperfeiçoando o contorno do rosto e dando um formato mais harmônico.

Entre 50 a 60 anos:
Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras): elimina o excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e inferiores, proporcionado um olhar mais descansado e rejuvenescido. A cirurgia remove o excesso de pele, melhorando o aspecto de flacidez, retirando bolsas de gordura da pálpebra inferior, tratando a ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou a pseudoptose palbebral (queda causada pelo excesso de pele), excluindo as xantelasmas (pequeno deposito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da pele ao redor dos olhos) e amenizando as rugas.

60 anos ou mais:
Lifting Facial (Ritidoplastia): é a cirurgia que promove o reposicionamento das estruturas da face, eliminando a flacidez e a pele excessiva. É recomendado para homens que apresentam sinais de envelhecimento como rugas de expressão e excesso de pele, deixando o paciente com aspecto de cansado. O médico ressalta que cada procedimento possui uma indicação específica e colabora para uma aparência mais jovem e equilibrada. Mas que devem ser realizadas por um cirurgião plástico especializado.

Rinoplastia: conheça as técnicas mais usadas

Para realizar o procedimento masculino, há a utilização de duas técnicas importantes: a rinoplastia aberta, que consiste em uma incisão pequena na base do nariz, entre as narinas, e outra na parte interna nasal.

“Essa técnica dura em torno de duas a quatro horas para ser finalizada e é indicada em casos de mudanças expressivas na estrutura do nariz, para obter uma melhor visão durante o procedimento”, explica Dr. Paolo, e a rinoplastia fechada, que é a técnica em que é realizada com uma só incisão na parte interna do nariz e pode levar em torno de duas horas.

“Essa abordagem reduz a visualização do profissional durante a cirurgia e é recomendado apenas em casos de mudanças pontuais”, acrescenta o médico. O procedimento é realizado com anestesia geral no paciente para uma melhor segurança durante a cirurgia e, após a execução da sutura com técnica adequada, a cicatriz na região nasal se torna imperceptível.

Diferenças entre rinoplastia masculina e feminina

Apesar de a técnica ser igual, a maior distinção na cirurgia entre os dois públicos é o objetivo estético final, com o conceito de nariz harmonioso diferente para os dois sexos. “Isso ocorre porque a medida do nariz dos homens é maior do que a das mulheres, com características como a projeção e rotação menor da ponta, variando entre 90 e 95 graus nos homens e 95 a 105 graus nas mulheres, além de um dorso mais retilíneo e uma pele mais grossa”, acrescenta o médico.

A recuperação tanto da rinoplastia masculina quanto a da feminina é indolor. É esperado que haja inchaço no nariz e roxidão na região das pálpebras inferiores. “O paciente pode voltar ao trabalho depois de aproximadamente 10 a 14 dias e realizar atividades mais pesadas após quatro semanas. Os resultados do procedimento aparecem conforme o inchaço diminui e as cicatrizes desaparecem, levando mais ou menos um ano para ser concluído. Durante esse processo, consulte sempre um médico de sua confiança”, finaliza Dr. Paolo.

Importância de procurar um bom profissional

Atendo muitos homens no meu consultório. As alternativas que eles mais procuram, geralmente, são rinoplastia e redução de pálpebras. Esses pacientes desejam manter a naturalidade do rosto. Por isso também é essencial buscar um cirurgião plástico especialista em rinoplastia, que poderá operar sem feminizar o rosto”, alerta o cirurgião plástico Bruno Luitgards.

No entanto, Dr Mário faz um alerta: “É necessário que, qualquer uma das cirurgias citadas, seja conduzida por um cirurgião plástico qualificado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele saberá avaliar as demandas do paciente e os cuidados pré e pós-operatórios”,  destaca.

Antes de fazer a operação no nariz, é essencial que se consulte um cirurgião plástico de confiança, para que ele faça uma análise se o procedimento é o mais indicado para a correção que o paciente deseja fazer”, completa Pablo Rubez, que também é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University.

Manter a aparência também ajuda na carreira

O homem moderno tem mudado bastante ao longo dos anos e, de acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE Mídia, a classe masculina tem se esforçado ainda mais para participar do dia a dia da família, auxiliar nas tarefas de casa e está se preocupando cada vez mais com a aparência. Já foi o tempo em que ser vaidoso era apenas para homens solteiros, hoje os pais de família também estão buscando rejuvenescimento através da cirurgia plástica, não apenas para uma boa aparência no seu dia a dia, mas também para uma boa imagem no mercado de trabalho.

No mundo corporativo, os profissionais estão cada vez mais conscientes do poder da imagem, pois é uma ferramenta poderosa que auxilia no sucesso da carreira. Afinal, conquistar uma boa colocação profissional em meio a instabilidades financeiras é fundamental!  E como esses pais tem uma família para manter financeiramente juntamente com as esposas e a crise financeira tem “apertado o orçamento”, eles estão preferindo facilidades no pagamento dessas cirurgias.

Para facilitar, assessorias administrativas e financeiras oferecem soluções para o pagamento de procedimentos cirúrgicos. “Hoje já é possível realizar o parcelamento do pagamento da cirurgia plástica e contar com excelentes profissionais devidamente credenciados, evitando os golpes”, afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional Cirurgia Plástica.

Com Assessorias