Natação: um esporte saudável e indicado para todas as idades

Rosayne Macedo
natacao
A natação é considerada um esporte completo para as crianças (Divulgação Academia Tio Sam Camboinhas)

Dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação, um esporte considerado completo para o condicionamento físico e a prevenção de várias doenças. “A natação é esporte mais indicado para tratar e curar problemas respiratórios, O trabalho na água aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas, por exemplo, desde que a piscina seja muito bem tratada com todos os cuidados e aferições que a água deve ter”, afirma Fernando Brandão, coordenador do Projeto Top de Linha, que ensina o nado para pequenos a partir de 6 meses de idade, na academia Tio Sam Camboinhas, em Niterói.

Ele listou sete informações sobre o exercício em qualquer fase da vida:

1. Para a terceira idade os benefícios são imensos, tendo em vista que efeitos da gravidade são reduzidos, bem como o impacto nas articulações de quem a pratica.

2. Para um adulto jovem, a prática é muito aconselhável também, já que a natação é um exercício muito completo pois movimenta todos os músculos do corpo e exige muito do seu coração e pulmão que terão que trabalhar duro para suprir a demanda de oxigênio, o que faz desse esporte um ótimo treinamento para o sistema cardiovascular, auxiliando na melhora da condição física do adulto.

3. Quantos mais vezes praticar a atividade, melhor, sendo recomendado no mínimo três vezes por semana para fins de melhora do condicionamento físico, e se puder cinco vezes, ótimo. A média de gasto calórico é de 500 kcal/hora.

4. Quanto mais cedo a criança começa a nadar, melhor é a sua capacidade de interação ao meio e menor o risco de acidentes fatais em uma piscina, por exemplo. A prática melhora ainda a interação com as praias também.

5. Toda atividade feita em família estreita mais ainda essa relação, e é muito prazeroso para as crianças poder fazer essa atividade com os pais, ainda bebês, a partir dos 6 meses, para que adquiram ainda mais confiança com o meio aquático.

6. Nas aulas de natação, as crianças não devem usar bóias, por isso nos primeiros meses das crianças na piscina, é importante a presença do responsável junto a elas.

7. O adulto que ainda não sabe nadar deve perder principalmente a vergonha por não saber nadar e procurar a academia mais próxima para se matricular, esse desafio vai ser superado nas duas primeiras semanas e a qualidade de vida irá melhorar absurdamente.

Limpeza e tratamento da água

Segundo ele, a água da piscina clorada passa por basicamente três etapas no tratamento:

– Físico: é a limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtragem, peneiração, aspiração, escovação);
– Controle do pH: indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7);
– Desinfecção: considerada a etapa principal do tratamento da água que garante a qualidade microbiológica, reduz a níveis considerados seguros os microorganismos presentes na água. Apesar de muitos não serem nocivos à saúde, alguns podem causar doenças e infecções

1 Comment
  1. metro quadrado 5 meses ago
    Reply

    Seu site é show. muito conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.