Como fazer o ‘projeto verão’ durar o ano inteiro

Redação

Mais um ano está chegando ao fim e como sempre, as clínicas começam a ficar lotadas com pacientes que desejam buscar uma melhor versão para o verão e, também, para iniciar bem o próximo ano.

A dermatologista Katia Volpe confirma esse movimento da época e revela uma dica valiosa. “Se houver cuidado o ano todo, chegamos no final do ano ainda melhor, sem desespero e com equilíbrio. Alguns pacientes conseguem se programar com antecedência durante o ano, e na avaliação, notamos uma evolução superbacana e gradual”.

Em relação ao famoso projeto verão, a profissional brinca: “O problema não é entre o Natal e o ano novo, mas sim entre o ano novo e o próximo Natal. Então, cuidados básicos, que incluem também a qualidade do sono e planejar o tratamento das áreas de maior incomodo conforme a disponibilidade, é o ideal”.

Cuidados com a pele

Para muitos é uma dúvida se os tratamentos de pele devem ser continuados durante esse período, principalmente porque durante essa fase a exposição ao sol, praia e piscina se tornam mais comuns. Apesar disso, é necessário um cuidado específico, ainda mais devido aos raios UVA e UVB e as reações que o corpo podem apresentar com as altas temperaturas.
Muitos tratamentos corporais são indicados durante essa época do ano, seja para diminuir o inchaço causado pelo calor, ou para o controle da oleosidade ou para o ressecamento que o cloro, sol e mar podem causar em nossa pele. “O ideal é que haja uma atenção especial para o cuidado com as reações adversas que o clima pode causar”, explica Ana Carolina Andrade, responsável técnica da D’pil, rede de franquias de estética.

Para quem sofre com uma pele oleosa, uma das opções é continuar realizando a limpeza de pele, que evita novos cravos e acnes que podem surgir no rosto. Dessa maneira, a perda de líquidos por meio da transpiração consegue ser melhor controlada.

Durante a estação mais quente do ano, o acúmulo de líquidos se torna mais intenso, já que na região das pernas ocorre a vasodilatação das veias, ou seja, o corpo precisa fornecer a transpiração e realizar uma troca de calor com o ambiente. Esse sistema faz com que se evite a elevação da pressão, causando o seu efeito inverso deixando-a mais baixa e podendo ocasionar até mesmo desmaios.

Tratamentos para gordura localizada

Um dos incômodos pode ser o inchaço dos pés e mãos e uma das opções para seu alívio é realizar as massagens especializadas “a drenagem linfática é ideal nesses casos, executada por meio de pressões leves que direcionam o acúmulo de líquidos para o sistema linfático onde permite que seja eliminado pela urina e, assim, diminui gradativamente o inchaço das extremidades do nosso corpo”, explica a técnica.

Além disso, para um 2020 mais saudável, alimentação adequada e balanceada e atividade física não podem ficar de fora da rotina. Caso o objetivo seja perda de peso, não existem resultados imediatos, é importante criar um projeto, principalmente alinhado com o auxílio de um profissional, que irá avaliar quando é possível associar a dieta e os exercícios com tecnologias para redução de gordura localizada, celulite e flacidez.

O CoolSculpting® é um tratamento para eliminar a gordura localizada de forma controlada e segura¹, e em uma única sessão é possível reduzir até 27%² das células de gordura da região tratada. O procedimento pode ser feito também nessa época do ano, mas a médica esclarece que para todo tratamento há um tempo de resposta para alcançar o resultado final.

“Não existe momento exato para iniciar, o importante é entender se há um momento ou ocasião específica que o paciente deseja ter obtido o resultado. Então, quanto antes começar, melhor, depois é possível fazer a manutenção se for o caso”, afirma Kátia Volpe.

A dica da especialista para 2020 é: “Se ame, olhe o espelho e procure sua melhor versão. Não se baseia no outro, muitas vezes o que se vê em redes sociais nem sempre é real. Vá em busca da sua melhor versão com expectativas reais, dentro das suas possibilidades, sem procrastinar e sem deixar para o amanhã o que pode ser feito hoje”.

Confira alguns cuidados especiais nesta época do ano

verão é uma ótima oportunidade para absorvermos vitamina D, essencial para a saúde. Contudo, é importante fazermos isso de maneira segura e saudável. Aline Morais, esteticista que atende pelo GetNinjas , aplicativo de contratação de serviços da América Latina, elencou alguns cuidados que devem ser colocados em prática durante a temporada mais quente do ano. Confira abaixo:

1 – Protetor solar (sempre!)

Seja ele de cobertura leve, na cidade, ou com camada mais rigorosa, na praia, é importante utilizarmos o protetor solar todos os dias. Afinal, ele não apenas nos protege dos raios ultravioleta, como ajuda a amenizar a perda natural da estrutura superficial da nossa pele.

2 – Aposte na hidratação

A hidratação da pele faz muita diferença, inclusive no verão. Durante a temporada, nossa pele perde a umidade devido às altas temperaturas e transpiramos com mais facilidade. Escolha um hidratante de leve densidade com cobertura fina.

3 – Nada de peeling

Os cuidados que deixam a pele mais sensível, como o peeling, por exemplo, não devem ser feitos no verão. Guarde para o inverno.

4 – Atenção à alimentação

É importante ingerir alimentos como maçã, mamão, cenoura e beterraba que deixam a pele com aspecto de mais bonita e hidratada.

5 – Limpe a pele

Procure higienizá-la todos os dias com sabonete adequado ao seu tipo de pele. Na sequência, faça a hidratação e aplique o protetor solar.

 

6 cuidados para evitar problemas ao se depilar com cera morna

A chegada do verão e das férias exige cuidados especiais para quem pretende se depilar para ir à praia ou à piscina, por exemplo. A exposição ao sol sem o devido cuidado pode provocar manchas na pele, um dos problemas mais recorrentes em quem se depila.

Especializada em cuidados com o pelo e pele há mais de 20 anos, Danyelle Van Straten destaca a importância de evitar a exposição ao sol após se depilar, principalmente nas áreas do corpo sem proteção, como braço e buço.

“A depilação com cera morna, a mais usada no Brasil, remove junto com o pelo uma fina camada de proteção natural da pele. Diante disso, o recomendado é ficar até quatro dias sem se expor ao sol”, explica, diretora da Depyl Action Franchising, com mais de 110 unidades no Brasil e no exterior.

A recomendação é que a depilação seja feita em locais confiáveis. Por isso, fica o alerta: cuidado com os riscos na hora de reutilizar a cera depilatória. Tal prática, condenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode transmitir doenças, como a hepatite.

Confira abaixo dicas para reconhecer uma cera reaproveitada para curtir o verão sem problemas na pele:

1-     Reuso da Cera – Observe a textura e a coloração da cera, que deve ser clara e viscosa. A cera reaproveitada tende a ficar mais escura e mais líquida.

2-     Esfoliação – Esfoliar a pele dois dias antes da depilação facilita a remoção dos pelos. Também é recomendado dois dias após a depilação.

3-     Ingerir bastante líquido ajuda a manter a pele hidratada e a evitar contaminações. Pele ressecada é um convite para irritações, que podem provocar manchas.

4-     Temperatura – A cera precisa estar na temperatura ideal para evitar queimaduras. Por isso, procure locais especializados e profissionais capacitados.

5-      Banho gelado – Tomar um banho gelado após a depilação ajuda a fechar os poros, abertos durante o procedimento depilatório.

6-     Hidratantes – Passar hidratante ajuda a preservar a pele após a depilação. O uso do protetor solar também é recomendado, inclusive quando não há exposição ao sol.

verão está se aproximando. Em 22 de dezembro começa a época mais quente do ano. Com as temperaturas elevadas e o sol marcante, o cabelo merece atenção para não danificar durante esse período. Da hidratação à proteção, cuidados como usar protetores e óleos são essenciais.

Para começar a temporada, recomenda-se procurar um salão para aparar as pontas do cabelo. Assim, antes de submeter os fios aos fatores de ressecamento inevitáveis do verão, eliminam-se as pontas duplas que já existem, evitando que essas abram mais ainda e possam quebrar. “Além disso, é sempre bom submeter as madeixas à uma hidratação profunda feita por um profissional, para blindar os fios”, recomenda o hairstylist Bruno Oliver.

Pode parecer que não, mas o sol danifica e muito os cabelos. “O calor dos raios UV fragiliza as madeixas, por isso, é importante sempre usar produtos que tenham proteção solar”, alerta Oliver. Durante essa época do ano, vale trocar o shampoo que normalmente se usa, por um mais hidratante e incluir condicionador, máscara, creme de pentear e óleo capilar com filtro solar na rotina de cuidados.

Outra alternativa para proteger o cabelo do sol é usar chapéus, bonés ou lenços quando for passar muito tempo exposto ao calor. Hoje em dia esses acessórios estão na moda e, além de deixar o look ainda mais estiloso, preservam os fios de serem danificados.

Praia e piscina

“A água do mar é prejudicial para o cabelo por conta do sal que resseca os fios, fragilizando-os e deixando quebradiços. Para evitar que isso aconteça, é importante manter a cutícula dos fios selada” aconselha Bruno Oliver.

A dica para quem vai dar um mergulho é passar um creme ou fazer umectação com algum óleo capilar. E, após tomar banho de mar, deve-se lavar os cabelos com água doce o mais rápido possível.

“Para loiras e morenas ilumidas, a água da piscina é totalmente prejudicial. Quem tem o cabelo tingido de tons loiros ou dourados deve fugir da água da piscina, pois, além de alterar a coloração dos fios, a química de tratamento da água danifica as madeixas que são pintadas”, finalizar Oliver.

 

Passo a passo de com o preparar a pele antes do bronzeado 

1 Esfoliação

Se quer conseguir um bronzeado espetacular, antes de tomar sol é fundamental que sua pele esteja completamente limpa e livre de impurezas. Para conseguir isso, não há nada melhor do que uma boa esfoliação corporal e outra facial. Assim, todas as células mortas serão eliminadas e você estará preparada para que sua pele esteja bem mais suave e luminosa no verão.

Recomendamos que você faça uma esfoliação corporal uma vez por semana ou a cada duas semanas e preste especial atenção às zonas como cotovelos, joelhos e costas. Quanto à esfoliação do rosto, uma vez ao mês é suficiente.

Fonte: estarmaslinda.com

Hidratação

Após a esfoliação, sua pele estará pronta para absorver todos os componentes dos cremes hidratantes. Você deve escolher uma loção hidratante que seja adequada para seu tipo de pele, diferenciando uma específica para o corpo e outra para o rosto. Se também quer ter pernas mais bonitas ou um abdômen mais liso, não hesite em escolher alguma loção que seja hidratante, reafirmante ou redutora ao mesmo tempo. Lembre-se de que uma pele bem hidratada poderá fazer frente aos efeitos nocivos do sol e obter um bronzeado atraente e saudável.

Fonte: bellasynaturales.blogspot.com

Cuidado com os pés

Além de seguir os passos anteriores para preparar a pele antes de tomar sol, não se esqueça de verificar o aspecto e cuidado de seus pés. Como ficaram cobertos durante todo o inverno, precisam de um pouco de atenção se quiser que fiquem impecáveis e bem arrumados. Recomendamos que você faça uma esfoliação dos pés, elimine as asperezas, combata o ressecamento e melhore o aspecto das unhas. Para isso, não hesite em consultar os seguintes artigos de umComo:

– Como fazer um creme esfoliante para pés

– Como tratar calcanhares secos com remédios caseiros

– Como cuidar das unhas dos pés

Fonte: cosmeticauniversal.com

Depilação

Uma boa depilação é importante também para que a pele fique bronzeada de forma uniforme. Seja qual for o método que escolher para se depilar, tente manter a pele bem hidratada e não faça nenhuma das práticas que mostramos no artigo Erros comuns na depilação. Se você se submeteu a um tratamento de depilação a laser ou fotodepilação, lembre-se de que não deve se expor imediatamente ao sol.

Fonte: revistatopteen.com

Alimentação

Se você vai preparar a pele para tomar sol, lembre-se de que a alimentação exerce um papel importante na tarefa de apresentar um bronzeado bonito no verão. Há alguns alimentos que são muito ricos em caroteno e que são excelentes aliados para bronzear a pele de forma eficiente. Entre eles se destacam, a cenoura, vegetais de folha de verde, os cítricos e outras frutas como o damasco, a cereja, o melão ou o pêssego.

Fonte: elcomercio.pe

Proteção solar

E também, antes de tomar sol, não se esqueça de proteger bem sua pele com um protetor solar de fator médio ou alto. Assim, evitará queimaduras graves e não prejudicará a estrutura da derme. A aplicação do protetor solar deve ser repetida com frequência, não basta só uma vez ao dia. Lembre-se de que esta é uma medida imprescindível se quer manter uma pele saudável, cheia de vida e jovem.

Com Assessorias (atualizado e, 18/12/2019)