O que você diria para uma pessoa querida se descobrisse que ela está com câncer?

Rosayne Macedo

A pergunta que dá título a este post pode parecer, à primeira vista, paralisante para muitas pessoas. Mas é respondida com a maior coragem e naturalidade em uma série de depoimentos surpreendentes, gravados em vídeos que passam a ser divulgados semanalmente nas mídias sociais.

“Você vai ter um trabalhão pela frente se for o que está pensando que é. Se não for, você vai ter um trabalhão pela frente também, para enfrentar os desafios da vida!”, respondeu a avó do jovem Gabriel Lazzari, que se recuperou de um câncer. Ele conta o que ouviu da avó no vídeo de estreia da ação, que faz parte do projeto ‘Quebrando um Tabu’.

A iniciativa nasceu de uma constatação: “Quanto mais falarmos do problema, mais chances teremos de estimular diagnósticos precoces e de salvar vidas”, conta Luisa Picanço, bolsista da Fundação do Câncer no Mestrado em Divulgação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi ela que que elaborou a pergunta, feita a todos os participantes do projeto, uma parceria entre o Acubens – museu virtual sobre a doença, que tem entre seus financiadores a Fundação do Câncer – e o coletivo Toda Poesia. “Ainda existe um medo muito grande das pessoas quando se fala em câncer. É um tabu que precisa ser quebrado”, diz Luísa.

Toda semana será divulgado um vídeo diferente no canal do YouTube e outras mídias sociais do Toda Poesia e também no site e na página do Acubens no Facebook.

E você? O que diria para uma pessoa querida que descobrisse estar com câncer? Conte aqui pra gente. Ou envie seu depoimento em vídeo ou por escrito, com fotos, para o blogvidaeacao@gmail.com