Obras de ‘garis-artistas’ podem ser vistas em parque do Rio e em redes sociais

Galpão da Comlurb, ponto de reciclagem, lança duas exposições com trabalhos de garis-artistas

Oseias da Matta e um dos quadros produzidos a partir de materiais descartados no Galpão, que é ponto de coleta de recicláveis (Foto: Divulgação)

Além de prestar um relevante serviço à sociedade, os garis do Rio de Janeiro ainda brindam a população com belas obras de arte criadas a partir de materiais descartados. Um belo exemplo de compromisso com a sustentabilidade, para celebrar esta Semana Mundial do Meio Ambiente. Os trabalhos dos garis-artistas serão exibidos em duas exposições – uma presencial e outra online – montadas pelo Galpão das Artes Urbanas da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

A primeira, chamada “Vida e Arte aos Resíduos”, inaugurada neste sábado (5) no Parque Natural Municipal Dois Irmãos – Dois Cariocas, no Leblon, reúne trabalhos feitos por mulheres garis a partir do reaproveitamento de pneus. A mostra surgiu a convite da gestora Danielle Trindade, depois de conhecer a mostra virtual “Mulheres: Fonte de Inspiração” realizada nos canais da Comlurb no Dia Internacional da Mulher.

Já a segunda acontece no dia 9 de junho, na Galeria 2 do Galpão, na Gávea, e será apenas virtualmente nas redes sociais da Comlurb. Chamada “Nós Somos o Meio Ambiente, #oviadutodobem”,  reunirá as obras de garis-artistas que trabalham na eliminação, de modo criativo, de pontos de descartes irregulares de lixo e na sensibilização das pessoas para este problema, e de outros profissionais artistas da Comlurb com temas relacionados ao meio ambiente.

Isa D´Avila e sua obra exposta criada a partir de pneus desccartados (Foto: Divulgação)

‘Mulheres: Fonte de Inspiração’

Mobiliário criado a partir de troncos de restos de poda de árvores (Foto: Divulgação)

Os trabalhos da exposição “Mulheres: Fonte de Inspiração” chamaram atenção pela beleza e renderam elogios e convites para serem levados para além do Galpão. A exposição sairá assim do virtual e poderá ser vista presencialmente ao ar livre, aproveitando a área natural do Parque Dois Irmãos, muito visitado por moradores do Rio e turistas, principalmente no fim de semana. Fará também parte da exposição um dos mobiliários produzidos pela Comlurb com reaproveitamento de troncos de restos de poda para serem colocados em áreas e praças revitalizadas.

A parceria com o Parque renderá ainda mais frutos com a promoção de atividades/oficinas do Galpão para a Comunidade Chácara do Céu, que fica na divisa do Parque, cumprindo seu papel de educador socioambiental e de sensibilizar quanto à redução do lixo gerado e reaproveitamento de resíduos através da arte e do artesanato. A mostra conta com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nós Somos o Meio Ambiente, #oviadutodobem

Confira os expositores e respectivos materiais usados para a criação das peças a ser exibidas na mostra virtual que poderá ser vista a partir do dia 9 de junho:

Isa D’Àvila, criadora de obras de artes a partir do reaproveitamento de pneus e outros resíduos;

Reginaldo Alves Caldas, que monta jardins com pneus descartados e murais com pinturas ecológicas;

Ederlan Matos Almeida, conhecido como Darlan, que já levou seus canteiros de pneus velhos pintados e murais coloridos a mais de 30 pontos irregulares em vários bairros;

Valdenise Brandão Ferreira mostrará suas luminárias feitas com galhos secos e peças descartadas;

Oseias da Matta com quadros produzidos a partir de materiais descartados no próprio Galpão, que é ponto de coleta de recicláveis; e

João “Bives” Burle, artista, designer e grafiteiro, do time da Comunicação da Comlurb, que levará uma obra para cada exposição.

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais