Oito em cada 10 brasileiras conhecem alguém que já teve câncer de mama

Pesquisa mostra que campanhas do Outubro Rosa estão impactando as mulheres: mais da metade já fizeram mamografia e 34% fazem o autoexame regularmente

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Uma pesquisa realizada durante as primeiras semanas deste mês sobre o Outubro Rosa com 1.470 mulheres em todo o país revela que 81,1% delas conhecem alguém que teve câncer de mama. As redes sociais são a fonte de informação sobre a doença para 53,1% das entrevistadas. Percentual semelhante (53,4%) respondeu que prefere os médicos e especialistas. Menos da metade (47,9%) faz o autoexame “só às vezes, quando lembra”, contra 34,3% que fazem regularmente.

Sobre a mamografia, considerada o principal exame para detecção da doença, os números são mais otimistas. Pouco mais da metade (53,7%) das mulheres entrevistadas, responderam que já fizeram mamografia na vida. No entanto, das 46,3% que não fizeram a mamografia, em 52,9% dos casos foi porque o médico ainda não recomendou por causa da idade. A pesquisa apontou ainda que 64,8% das mulheres fazem mamografia uma vez ao ano. A idade média ideal para fazer o exame é de 32 anos – houve respostas de 12 anos de idade até 50.

Os homens ainda não se sentem parte da campanha Outubro Rosa. Apenas 91 homens responderam a pesquisa, contra 1470 mulheres. Enquanto isso, 94,7% das mulheres entendem que esse não é um assunto estritamente feminino. “Elas acreditam que o homem deve assumir o papel de disseminador de informações e apoiador do movimento”, conclui Ligia Mello, diretora do Instituto de Pesquisa Hibou, que liderou a pesquisa.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o nível de conhecimento do movimento Outubro Rosa, que nasceu nos EUA nos anos 90 e hoje faz parte do calendário mundial de ações de incentivo à prevenção do câncer de mama. No Brasil, empresas, marcas e ONGs se engajam em campanhas focadas na importância da realização de exames preventivos para detecção precoce da doença. Dos entrevistados, 98,1% conhecem o Outubro Rosa e sua finalidade. Já 91,5% acreditam que a campanha funciona para alertar e lembrar sobre prevenção e exames.

O engajamento tem surtido efeito: 63,3% das entrevistadas foram impactadas por anúncios de incentivo e conscientização sobre mamografia. O laço cor de rosa foi um dos pontos mais lembrados. As marcas mais citadas foram Avon, Hering, Riachuelo, Quem Disse Berenice, Omo, Itau, Natura, Discovery, Copacol, Adidas (Flamengo e São Paulo), Laboratório Fleury, Azul Linhas Aéreas, Unimed, A+, Artemisa, TV Gazeta e TV Globo.

Apesar de antiga, a campanha ‘O câncer de mama no alvo da moda’ também foi lembrada na pesquisa”, diz Ligia. “Este dado mostra como é importante a campanha global que incentiva o autoexame e outros cuidados. Já que quase metade das mulheres só faz o autoexame quando lembra”, diz Ligia.

Fonte: Hibou, com Redação

 

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