ONU Mulheres faz campanha contra o assédio sexual no Carnaval

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Se a mulher disse não para você, significa que ela disse não para você. Se a mulher veste roupas curtas, significa que ela está querendo vestir roupas curtas. Quando a mulher falar que vai pedir um táxi para ir embora, significa que ela vai pedir um táxi para ir embora. Quando a mulher falar que quer curtir a festa com as amigas, significa que ela quer curtir a festa com as amigas.  Quando a mulher diz que não quer beijar você, significa que ela não quer beijar você. Quando a mulher está rebolando até o chão, significa que ela está querendo rebolar até o chão.

As frases acima são muito simples, diretas e objetivas. Mostram que os homens não podem julgar o comportamento das mulheres e nem tomar atitudes que contrariam a vontade delas. Em tempos de Carnaval, quando as denúncias de assédio sexual aumentam significantemente no Brasil, esse é o objetivo da campanha “Respeita as mina. É simples” #CarnavalElesPorElas, ao usar frases simples que evidenciam que a mensagem é óbvia e que não cabem outras interpretações pelos homens. A ação é promovida pela ONU Mulheres, com o suporte do Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe. Outras ações semelhantes também foram lançadas.

A ONU Mulheres espera, dessa forma, provocar uma reflexão dos homens sobre suas atitudes e comportamentos durante as festividades, para que a cultura do assédio não seja reproduzida, normalizada ou tolerada.  Afinal, muitos desses casos de assédio são consequência de uma cultura em que os homens não escutam as mulheres. “O Carnaval é um momento de diversão para todas e todos, mas infelizmente a realidade é que os espaços ainda não são seguros para que as mulheres possam se divertir sem medo de violência. Para tanto, é preciso que os homens abandonem comportamentos nocivos que perpetuam a violência e isso requer que eles respeitem as mulheres”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

O slogan foi inspirado na campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia e foi criada como parte do movimento global de solidariedade pela igualdade de gênero ElesPorElas HeForShe para falar diretamente com os homens e mostrar que a responsabilidade do assédio nunca é da vítima, mas sim do assediador.

Veja o vídeo da campanha

 

 

O objetivo dessas mensagens é provar que assédio não é paquera, e que a diferença entre as duas abordagens é o respeito. Se a resposta da mulher não foi respeitada ou se ela não concedeu a aproximação, a abordagem é assédio sexual. Este já é o terceiro ano que a ONU Mulheres promove uma campanha no período do Carnaval visando a conscientizar os foliões e foliãs sobre a necessidade de combater a violência sexual. Isso porque as denúncias de violência contra as mulheres aumentam expressamente durante o período: em 2017, esse aumento chegou a 90%. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – registrou 2.132 atendimentos nos quatro dias de Carnaval.

Divulgação da campanha

Os pôsteres e vídeos de animação serão veiculados em mídias digitais em todo o Brasil e em mídias outdoor em diversas cidades ao longo do mês de fevereiro. Com o objetivo de atingir um público diverso, foram firmadas parcerias com o Metrô-DF, a Eletromídia, o Elemídia, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Globo.com, e com a JCDecaux. Essas parcerias permitirão a exibição dos materiais em espaços publicitários de transportes públicos e em mobiliários urbanos. A campanha também poderá ser vista nos ônibus turísticos da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) preparou uma programação especial para o #CarnavalElesPorElas entre os dias 10 e 13 de fevereiro com atrações musicais carnavalescas e oficinas. A programação pode ser conferida pelo site www.mam.org.br.

Todos os materiais da campanha estão disponíveis para download no site da ONU Mulheres e nas redes sociais. A campanha tem criação da agência de publicidade Heads Propaganda; com o patrocínio da Atento, da Avon e da Itaipu Binacional; e com o apoio do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Brasília Cidadã e do Metrô-DF. Mais informações: www.ElesPorElas.org

Fonte: ONU

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!