Os ‘sem-crush’: um terço dos solteiros quer encontrar sua ‘cara metade’

Pesquisa do aplicativo Happn mostra que 81% dos solteiros esperam entrar em um relacionamento sério nos próximos meses. Para dar uma forcinha, Adote um Cara lança a campanha #AdoteumUrsinho

Redação
Campanha Adote um Ursinho para Dia dos Namorados Aplicativo Adote um Cara lançou em São Paulo a Campanha Adote um Ursinho para Dia dos Namorados (Foto: Divulgação)
Campanha Adote um Ursinho para Dia dos Namorados
App Adote um Cara lançou a a campanha Adote um Ursinho para Dia dos Namorados (Foto: Divulgação)

O momento tradicional de declarações de amor e comemorações românticas com os parceiros, comemorado nesta terça-feira, 12 de junho, é unanimidade nacional: 74% dos brasileiros consideram a data uma ocasião particularmente especial para celebrar o amor. Este resultado faz parte de uma pesquisa inédita encomendada pelo happn, aplicativo de relacionamento, e realizada pela YouGov Institute.

Mas e quando não há parceiro para a comemoração? Aproximadamente um terço dos solteiros revelou sentir vontade de encontrar um amor para a data (38%), especialmente os homens (44%); e 1/5 declarou se sentir triste no dia (19%), com destaque para a faixa etária 35 a 44 anos (26%). Outros 44% afirmaram se sentirem indiferentes ao passarem o Dia dos Namorados sozinhos, índice maior entre as mulheres (49%) do que entre os homens (38%). E, se para esse ano não deu tempo, a expectativa dos solteiros para 2019 é diferente: 4 a cada 5 solteiros (81%) esperam entrar em um relacionamento sério nos próximos meses.

Com o Brasil classificado como o segundo maior mercado do happn no mundo, com mais de 6 milhões de usuários no país, o impacto dos solteiros é registrado no app.

Podemos dizer que há um ‘Efeito Dia dos Namorados‘ entre nossos usuários no Brasil. Em 12 de junho do ano passado, por exemplo, registramos aumento na atividade dos usuários, resultando em mais ‘Crushes’ e mensagens do que a média do resto do ano. Além disso, três vezes mais usuários se registraram no aplicativo no dia 11 de junho de 2017 do que a média registrada no resto do ano”, afirma Claire Certain, diretora de comunicação e tendências do aplicativo.

O estudo também aponta que 89% dos brasileiros comemoram o dia quando têm um parceiro – e, quanto maior a idade, maior esse índice, já que 94% dos entrevistados acima de 50 anos declararam o mesmo. Especialmente para este ano, os casais do Brasil estão a todo vapor: 97% dos que estão namorando e 93% dos casados ou em relações estáveis têm planos especiais. Casados ou não, 80% dos que comemoram o Dia dos Namorados acreditam que é uma oportunidade para o romantismo e apenas 10% enfatizaram ser uma data comercial ou que não tem significado.

Campanha Adote um Ursinho

Campanha Adote um Ursinho para Dia dos Namorados

Já o aplicativo Adote um Cara resolveu inovar e lançou a campanha #AdoteUmUrsinho, que tem como objetivo resgatar o simbolismo do bichinho de pelúcio para os namorados. “Ursinhos de pelúcia são uma demonstração de amor e uma escolha clássica de presente para oDia dos Namorados. Todos os anos, esses lindos felpudinhos, cheios de magia, são criados para levarem felicidade e amor para os casais que cruzam seu caminho. O problema é que o número de pares românticos diminuiu em São Paulo e alguns ursinhos acabaram sobrando nas prateleiras das lojas”, argumenta a campanha.

O AdoteUmCara, então, resolveu agir e ajudar esses ursinhos que não foram escolhidos. Para isso, o aplicativo de relacionamento está lançando a  campanha #AdoteUmUrsinho, distribuindo essas pelúcias entre os dia 12 e 13 de junho no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Desenhada pela ilustradora mexicana Ely Ely (@elyelyilustra), a campanha conta também com um vídeo que narra a história do nosso “ursinho-propaganda”: o Bob. Em sua trajetória, ele descobre que há muito mais ursinhos do que casais nessa data, e convoca seus amigos “esquecidos” para uma jornada em busca de um casal que lhes dê amor.

Na ação, o app distribuirá gratuitamente 1.000 pelúcias no Shopping Vila Olímpia, entre 11h e 17h, nos dias 12 e 13 de junho. O estoque é limitado a 500 ursinhos por dia. Para adotar um ursinho, basta apresentar uma conta ativa no app AdoteUmCara ou criar uma no momento da retirada. Para mais informações sobre a campanha e sobre a retirada dos ursinhos, acesse www.adoteumursinho.com.br

Tinder continua na liderança

Estudo da SEMrush, líder mundial em marketing digital, sobre os apps de namoro mais pesquisados no último mês mostrou que o Tinder, lançado em 2012, com cerca de 3,4 milhões de pesquisas, é o líder da preferência entre os brasileiros. Segundo um levantamento da própria empresa no segundo semestre do ano passado, o Brasil está entre os três países que mais utilizam a plataforma para conhecer novas pessoas.

Voltados ao público gay, Hornet e Grindr alcançaram a segunda e terceira posição, respectivamente com 673 e 550 mil pesquisas em ferramentas de pesquisa como Google e Bing. As plataformas, mais direcionadas ao sexo que a relacionamentos, já encararam problemas com os dados de seus usuários. O Grindr apresentou problemas em abril deste ano, graças a uma denúncia da ONG norueguesa SINTEF que revelou que os dados dos usuários foram vazados, incluindo a delicada informação referente ao status de HIV, disponível na plataforma.

Jaumo, recente no país, ficou na quarta posição com cerca de 368 mil pesquisas. O app foi criado na Alemanha em 2011 e permite até transmissões ao vivo. Na quinta posição, ficou o francês Happn, que permite mostrar pessoas que se cruzaram na rua, com 301 mil buscas no último mês.No mapeamento, alguns termos-chave relacionados chamaram a atenção.

O termo “Site de relacionamento grátis” apresentou 27,1 mil buscas, “site de relacionamento sério” e “site de relacionamento gay” tiveram 5,4 mil buscas. “Site de relacionamento para menores” e “site de relacionamento cristão” alcançaram 4,4 mil e até o termo “site de relacionamento com estrangeiros ricos” teve volume de pesquisa, 720 no total. Além desses dados, dois sites grandes de relacionamento tiveram mais de um milhão de buscas, o Badoo (5 milhões) e o Plenty of Fish (1 milhão).

A SEMrush estendeu sua pesquisa ao campo da astrologia e trouxe dados interessantes. A busca pelo termo “compatibilidade astral” cresceu cerca de 420% de 2017 para 2018 e revelou que os taurinos (ou os curiosos sobre o signo) são os que mais procuram pelo assunto.

Fonte: Happn, Adote um Cara e SemRush

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.