Para desacelerar… Rio ganha tratamento terapêutico contra a crise

Método da constelação familiar será aplicado no Parque Lage. Cidade ainda recebe instrutor indiano em turnê Desacelere. Outro evento na Glória pretende estimular esta parada

Rosayne Macedo
Constelação - Luciano Alves (3)
Instituto Luciano Alves, que faz evento inédito no Rio neste domingo, promove constelações em várias partes do país (Foto: Divulgação)

O cenário natural cinematográfico, o clima, a alegria de seus moradores, a música contagiante, a riqueza histórica são algumas das atrações que fizeram do Rio de Janeiro a ‘Cidade Maravilhosa”, amada internacionalmente. Hoje, porém, é difícil usufruir as belezas do Rio diante dos altos índices de violência, da crise econômica e da corrupção política que abalou não só o município como o estado.

Mas é preciso acreditar e agir para ultrapassar essa fase. E essa é a proposta de terapeutas que trabalham com o método da ‘Constelação”, desenvolvido nos anos 1970 e que tem ajudado pessoas a superar traumas. Um evento coletivo neste domingo, dia 27, a partir das 11h, no Parque de Lage (Rua Jardim Botânico, nº 414), na Zona Sul carioca, pretende aplicar essa técnica para ajudar o Rio a sair do caos.

De acordo com os organizadores, é um evento inédito aberto para o público, numa “tentativa de ajudar a cidade a romper o ciclo de crises marcado pelo aumento da criminalidade e escândalos políticos e financeiros”. O método da Constelação é muito utilizado para entender o porque da repetição de problemas e situações que estagnam a vida.

A escolha pela cidade do Rio de Janeiro para esse primeiro evento, que ocorrerá brevemente também em outros estados, deu-se, além da representatividade histórica, pela atual situação vivida. É impossível ficar alheio e imune ao cenário de violência que tomou conta”, afirma o neuropsicólogo Luciano Alves, presidente do Instituto Luciano Alves, que promove a constelação em várias partes do Brasil.

Boas dicas para desacelerar em meio ao caos

Desacelera na Glória - primeira edição

A ‘cidade maravilha da beleza e do caos’ tem cada dia pessoas mais estressadas, amedrontadas e infelizes. Na semana em que perdeu seu vice-prefeito, o Rio vê crescer uma legião de pessoas insatisfeitas com seu ‘comando oficial’. E pessoas cada vez mais acuadas dentro de casa, com medo da violência e da crise financeira, agravada com as dificuldades no abastecimento provocadas pela greve dos caminhoneiros.

Para desacelerar e se reconectar, a cidade ganha também a segunda edição do Desacelera, que oferece uma série de palestras e práticas voltadas para a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade.  O evento acontece neste sábado, dia 26 de maio, das 9h às 19h30, dentro da Villa Aymoré, no espaço do Nex Coworking , a 50 metros do metrô da Glória.

Esta semana e na próxima, cariocas também têm a chance de desacelerar e refletir mais sobre a efemeridade e inconstância da vida com as palavras e as meditações guiadas pelo indiano Akash Barwal. Instrutor sênior da Arte de Viver, ong internacional que trabalha com autodesenvolvimento, Akash conduz um workshop sobre Saúde e Felicidade para cerca de 50 pessoas na unidade da ONG, na Barra da Tijuca, nesta quarta e quinta-feiras, dias 23 e 24.

Promover esse momento, é mostrar aos cariocas um novo olhar de como lidar com o estresse e violência da cidade. Acreditamos na importância da comunicação positiva, mensagens de esperança e dicas enriquecedoras para uma vida melhor”, afirmam os organizadores.

O movimento de “desaceleração” é urgente. Segundo pesquisa da Isma-BR, (International Stress Management Association no Brasil) de 2017, os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do trabalho, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade e metade (47%) sofre de depressão.

Instrutor indiano em turnê Desacelera

akash

No Brasil, apenas neste mês de maio, Akash já passou por Florianópolis, Recife, Salvador e São Paulo. Ainda no Rio, ele participa do Satsang (Noite de Bênçãos) nesta sexta-feira (25) em Botafogo e na segunda-feira (28) em Niterói.

Na terça-feira (29), acontece a cerimônia da Rudra Puja, onde acontece a prática ancestral do ‘Sankalpa’, um propósito específico pelo qual se dedica o Puja, “para remover os pecados e aflições, trazer paz, prosperidade e felicidade, e união e harmonia familiar” (veja mais aqui).

No final de semana, ele também ministra curso para instrutores de yoga e meditação. Ele volta ao Rio de Janeiro no dia 21 de junho para participar do Dia Internacional da Yoga (Yoga Day) – veja o tour completo.

A Arte de Viver é uma organização internacional, presente em mais de 155 países, com programas efetivos de auto desenvolvimento e ferramentas como respiração, meditação, yoga e diversos projetos sociais e educacionais.

Mais sobre o Desacelera na Glória

Praticante de yoga e meditação por 20 anos, a criadora e organizadora do Desacelera, Wanessa Nemer, conhece os benefícios da prática e quer expandir os conceitos para todos. “Hoje em dia, tudo se movimenta tão rapidamente que não temos tempo para apreciar nosso próprio ser. A proposta desse evento é desacelerar e entrar em contato com o nosso ritmo natural, ficando mais presente na vida diária”, explica Wanessa.

Desacelera apresenta técnica de mindfulness
Desacelera na Glória vai apresentar técnica de mindfulness (Foto: Divulgação)

O time de terapeutas reunidos no Desacelera! agrega a instrutora de Mindfulness, Luiza Bittencourt da Rocha, Anna Elisa Castro, criadora da primeira escola de saúde integral do país, a N.O.S Escola, a física e bioquímica Carol Cronemberger que tem um trabalho consolidado em cosmética consciente e sustentável, a terapeuta especializada em danças circulares, Julia Andrade, entre outros.

Haverá atividades gratuitas e pagas, com passaportes que variam de R$ 40 (uma atividade) a R$ 100 (três atividades). Os participantes encontrarão itens para venda criados por refugiadas do Congo e Angola da ONG “Mulheres do Sul Global”, produtos gastronômicos veganos, cantos de mantras, dicas de sustentabilidade, aulas de yoga, dança criativa e mindfulness. Confira a programação e as inscrições aqui.

Com a colaboração de Luiza Xavier e  Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.