Para desacelerar… Rio ganha tratamento terapêutico contra a crise

Método da constelação familiar será aplicado no Parque Lage. Cidade ainda recebe instrutor indiano em turnê Desacelere. Outro evento na Glória pretende estimular esta parada

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Constelação - Luciano Alves (3)
Instituto Luciano Alves, que faz evento inédito no Rio neste domingo, promove constelações em várias partes do país (Foto: Divulgação)

O cenário natural cinematográfico, o clima, a alegria de seus moradores, a música contagiante, a riqueza histórica são algumas das atrações que fizeram do Rio de Janeiro a ‘Cidade Maravilhosa”, amada internacionalmente. Hoje, porém, é difícil usufruir as belezas do Rio diante dos altos índices de violência, da crise econômica e da corrupção política que abalou não só o município como o estado.

Mas é preciso acreditar e agir para ultrapassar essa fase. E essa é a proposta de terapeutas que trabalham com o método da ‘Constelação”, desenvolvido nos anos 1970 e que tem ajudado pessoas a superar traumas. Um evento coletivo neste domingo, dia 27, a partir das 11h, no Parque de Lage (Rua Jardim Botânico, nº 414), na Zona Sul carioca, pretende aplicar essa técnica para ajudar o Rio a sair do caos.

De acordo com os organizadores, é um evento inédito aberto para o público, numa “tentativa de ajudar a cidade a romper o ciclo de crises marcado pelo aumento da criminalidade e escândalos políticos e financeiros”. O método da Constelação é muito utilizado para entender o porque da repetição de problemas e situações que estagnam a vida.

A escolha pela cidade do Rio de Janeiro para esse primeiro evento, que ocorrerá brevemente também em outros estados, deu-se, além da representatividade histórica, pela atual situação vivida. É impossível ficar alheio e imune ao cenário de violência que tomou conta”, afirma o neuropsicólogo Luciano Alves, presidente do Instituto Luciano Alves, que promove a constelação em várias partes do Brasil.

Boas dicas para desacelerar em meio ao caos

Desacelera na Glória - primeira edição

A ‘cidade maravilha da beleza e do caos’ tem cada dia pessoas mais estressadas, amedrontadas e infelizes. Na semana em que perdeu seu vice-prefeito, o Rio vê crescer uma legião de pessoas insatisfeitas com seu ‘comando oficial’. E pessoas cada vez mais acuadas dentro de casa, com medo da violência e da crise financeira, agravada com as dificuldades no abastecimento provocadas pela greve dos caminhoneiros.

Para desacelerar e se reconectar, a cidade ganha também a segunda edição do Desacelera, que oferece uma série de palestras e práticas voltadas para a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade.  O evento acontece neste sábado, dia 26 de maio, das 9h às 19h30, dentro da Villa Aymoré, no espaço do Nex Coworking , a 50 metros do metrô da Glória.

Esta semana e na próxima, cariocas também têm a chance de desacelerar e refletir mais sobre a efemeridade e inconstância da vida com as palavras e as meditações guiadas pelo indiano Akash Barwal. Instrutor sênior da Arte de Viver, ong internacional que trabalha com autodesenvolvimento, Akash conduz um workshop sobre Saúde e Felicidade para cerca de 50 pessoas na unidade da ONG, na Barra da Tijuca, nesta quarta e quinta-feiras, dias 23 e 24.

Promover esse momento, é mostrar aos cariocas um novo olhar de como lidar com o estresse e violência da cidade. Acreditamos na importância da comunicação positiva, mensagens de esperança e dicas enriquecedoras para uma vida melhor”, afirmam os organizadores.

O movimento de “desaceleração” é urgente. Segundo pesquisa da Isma-BR, (International Stress Management Association no Brasil) de 2017, os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do trabalho, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade e metade (47%) sofre de depressão.

Instrutor indiano em turnê Desacelera

akash

No Brasil, apenas neste mês de maio, Akash já passou por Florianópolis, Recife, Salvador e São Paulo. Ainda no Rio, ele participa do Satsang (Noite de Bênçãos) nesta sexta-feira (25) em Botafogo e na segunda-feira (28) em Niterói.

Na terça-feira (29), acontece a cerimônia da Rudra Puja, onde acontece a prática ancestral do ‘Sankalpa’, um propósito específico pelo qual se dedica o Puja, “para remover os pecados e aflições, trazer paz, prosperidade e felicidade, e união e harmonia familiar” (veja mais aqui).

No final de semana, ele também ministra curso para instrutores de yoga e meditação. Ele volta ao Rio de Janeiro no dia 21 de junho para participar do Dia Internacional da Yoga (Yoga Day) – veja o tour completo.

A Arte de Viver é uma organização internacional, presente em mais de 155 países, com programas efetivos de auto desenvolvimento e ferramentas como respiração, meditação, yoga e diversos projetos sociais e educacionais.

Mais sobre o Desacelera na Glória

Praticante de yoga e meditação por 20 anos, a criadora e organizadora do Desacelera, Wanessa Nemer, conhece os benefícios da prática e quer expandir os conceitos para todos. “Hoje em dia, tudo se movimenta tão rapidamente que não temos tempo para apreciar nosso próprio ser. A proposta desse evento é desacelerar e entrar em contato com o nosso ritmo natural, ficando mais presente na vida diária”, explica Wanessa.

Desacelera apresenta técnica de mindfulness
Desacelera na Glória vai apresentar técnica de mindfulness (Foto: Divulgação)

O time de terapeutas reunidos no Desacelera! agrega a instrutora de Mindfulness, Luiza Bittencourt da Rocha, Anna Elisa Castro, criadora da primeira escola de saúde integral do país, a N.O.S Escola, a física e bioquímica Carol Cronemberger que tem um trabalho consolidado em cosmética consciente e sustentável, a terapeuta especializada em danças circulares, Julia Andrade, entre outros.

Haverá atividades gratuitas e pagas, com passaportes que variam de R$ 40 (uma atividade) a R$ 100 (três atividades). Os participantes encontrarão itens para venda criados por refugiadas do Congo e Angola da ONG “Mulheres do Sul Global”, produtos gastronômicos veganos, cantos de mantras, dicas de sustentabilidade, aulas de yoga, dança criativa e mindfulness. Confira a programação e as inscrições aqui.

Com a colaboração de Luiza Xavier e  Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!