Perdi minha mama, e agora?

Cirurgias plásticas contam em livro importância da reconstrução mamária após o câncer de mama. Ginecologista lança ‘Endometriose: Tudo o que você precisa saber sobre essa doença misteriosa

Redação
cancer-de-mama-cura-diagnostico

Duas doenças afetam profundamente as mulheres e precisam ser mais difundidas para ajudar outras pacientes: o câncer de mama e a endometriose. E é justamente desses temas que tratamos na coluna deste domingo.

Diante da constatação de que a falta de informação leva muitas mulheres a perderem a qualidade de vida pós o câncer de mama, a cirurgiã plástica Camila Naif, com o intuito de auxiliar milhares de pessoas que passam por este momento, desenvolveu o livro “Perdi minha mama, e agora?”, em que compartilha seu conhecimento sobre reconstrução mamária.

Com o objetivo de desvendar os mistérios e levar conhecimento ao público feminino sobre aendometriose, a ginecologista e obstetra Rosa Maria Neme, também diretora do primeiro Centro de Endometriose do Brasil, lançou o livro “Endometriose: tudo o que você precisa saber sobre essa doença misteriosa”.

A publicação nasce com o objetivo de tratar o assunto de forma natural e de mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas. “A endometriose se manifesta em 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. São 8 milhões de casos registrados em todo o Brasil”, comenta a autora.

Livro pode ser acessado de graça pela internet

Resultado da tese do mestrado profissional da UNIFESP, a publicação tem co-autoria das cirurgiãs plásticas e professoras Alessandra Haddad, Christiane Sobral e Lydia Masako Ferreira. Feito em linguagem direta e acessível para maior compreensão do público, em versão impressa e também digital pode ser baixada gratuitamente em www.reconstruçãodemama.com – o primeiro espaço online brasileiro com informações detalhadas desse tema .

A especialista esclarece todas as etapas, os termos médicos, a lei, os tratamentos, os preparativos, as contraindicações cirúrgicas, os tipos de implantes, os cuidados e tudo que possa proporcionar segurança. A doutora Camila Naif destaca sobre a importância de conversar diretamente com o cirurgião plástico reconstrutor, seja do atendimento público ou privado, sem receio de tirar todas as dúvidas.

 “Conforme a lei já estabelecida no Brasil, a mulher tem direito a reconstrução mamária e simetrização após o tratamento cirúrgico de câncer de mama. Isso vale tanto para os tratamentos realizados pelo SUS, como também para os convênios médicos. Quando for indicada a cirurgia pela equipe de mastologia, o médico já encaminha a paciente para o serviço de cirurgia plástica que atende aquela região. No instante da consulta, a paciente deve questionar a possibilidade de cirurgia plástica reparadora para reconstrução mamária”, reforça a médica.

Endometriose, essa doença misteriosa

Em “Endometriose: tudo o que você precisa saber sobre essa doença misteriosa”,  a ginecologista  Rosa Maria Neme aposta numa maneira simples de explicar sobre as teorias e responder dúvidas frequentes com clareza e objetividade sobre a endometriose. “A ideia é esclarecer e eliminar todos os questionamentos acerca do tema para que tenhamos pacientes educadas e preparadas, não somente para si próprias, como também para ajudar outras mulheres”, ressalta.

No decorrer de 13 capítulos, a especialista destaca questões a respeito de ciclo menstrual, infertilidade, medicamentos, depressão e muito outros temas ao entorno do título e explica que conhecer os detalhes da doença não é garantia de que ficará mais fácil superá-la, mas certamente possibilita enfrentar a situação nos mais diferentes momentos.

O importante é não deixar a endometriose tornar-se o centro da sua vida. Ela pode até atrapalhar em alguns aspectos, mas não torna você menos mulher. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e um tratamento adequado, é possível levar uma vida normal – ou bem próximo disso”, conclui a médica.

O livro “Endometriose’ é um manual didático pensado exclusivamente para as pacientes que têm dúvidas sobre o assunto. No dia 5 de fevereiro, num shopping de São Paulo, muitas pacientes e ex-pacientes fizeram questão de prestigiar o lançamento com toda a família.

“Eu não poderia deixar de vir e trazer meus filhos, que são frutos do tratamento que a realizei com a doutora. No futuro, eles poderão dizer que conheceram a excelente profissional que foi responsável pela vinda deles ao mundo”, comenta Adriana Santana Monteiro Marra, paciente da Dra. Rosa.

Para comprar o livro, acesse: www.endometriosesp.com.br

lançamento livro endometriose rosa neme publico - crédito joyce cury (67)

FICHA TÉCNICA

Livro: “Perdi minha mama, e agora?”

Autora: Camila Naif

Páginas: 54

Versão digital  gratuita www.reconstruçãodemama.com

 

 

 

In the news
Leia Mais