Plástica popular: consulta estética com equipe de Pitanguy

Transferido da Santa Casa para Hospital da Gamboa, serviço tem 400 pessoas atendidas e até 70 cirurgias por mês. Reparadora é feita de graça e estética sai por R$ 70

Rosayne Macedo

Dando continuidade à série sobre consultas populares que Vida & Ação iniciou na segunda-feira, mostramos hoje um serviço de excelência em cirurgia plástica a custo zero ou pela metade do preço. Mesmo após a interdição da  Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro em 2013 pela Vigilância Sanitária, o serviço de cirurgia plástica criado por Ivo Pitanguy para atender, principalmente, pessoas de baixa renda, com a necessidade de realizar cirurgias reparadoras, manteve o atendimento prestado.

A Enfermaria do 38º andar, local onde por muitos anos o renomado médico  conduziu o serviço social de cirurgias plásticas, tem as condições necessárias para continuar realizando a triagem e os procedimentos pós-operatórios. As cirurgias reparadoras, realizadas em paciente com problemas genéticos, acidentes, queimaduras e outros, e as cirurgias estéticas (abdominoplastia, face, mamas, retirada de excesso de pele) desde 2014 são realizadas no Hospital da Gamboa.

Desde a mudança, a equipe médica também passou a atender a comunidade da região. São feitos 400 atendimentos por mês e entre 60 e 70 cirurgias. A fila de inscritos é de aproximadamente três mil pessoas, sendo que 70% dos casos são para daquele que buscam por cirurgia reparadora.  O serviço poderia ter uma abrangência ainda maior se tivesse mais visibilidade.

As cirurgias reparadoras não têm custo algum para o paciente, nem mesmo as consultas são pagas. O material cirúrgico, anestesia, medicamentos, curativos e tudo mais que é necessário são custeadas por meio dos recursos obtidos pelos tratamentos estéticos.   Já a consulta para cirurgia estética é fixada em R$ 70. O custo do tratamento depende do tipo de operação e condições clinicas do paciente. Contudo, em média, o investimento final é 50% menor do que é praticado no mercado por cirurgiões gabaritados.

Desde a interdição da Santa Casa, houve uma queda significativa da procura por intervenções estéticas da ordem de 70%. Com a morte do professor Pitanguy, a procura caiu mais 50%.  Por isto, é importante que as pessoas saibam que o serviço continua vivo, graças ao esforço de professores e dos alunos dispostos a manter o legado do Pitanguy.

Equipe formada por graduados e acadêmicos

Durante os últimos dez anos, o serviço de cirurgia plástica da Santa Casa de Misericórdia ajudou a escrever histórias emocionantes de gente que recuperou a autoestima, de acidentados que puderam ter uma qualidade de vida melhor, de pessoas que resgatam dia a dia suas identidades. O legado do Pitanguy se faz presente também a trajetória dos pós-graduandos. Tem gente de todas as partes do Brasil e do mundo.

O corpo clínico, responsável pelo paciente desde o acompanhamento psicológico, pré-operatório, pela cirurgia e atendimento pós-operatório, é formada por cirurgiões plásticos já graduados e que cursam o último ano do curso de pós-graduação, também criado por Pitanguy em 1953. A pós-graduação é uma das mais reconhecidas do mundo.

Mesmo sendo cirurgiões graduados e cursando o último ano da pós-graduação, os médicos só operam com a supervisão de um dos professores do curso. Esses docentes trabalham voluntariamente nessa função de supervisionar os alunos durante as intervenções.

Criada e chancelada pelo doutor Ivo Pitanguy, a pós-graduação é um curso da grade do Departamento de Cirurgia Plástica da PUC-RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e já formou cerca de 550 alunos de mais de 40 países.

O curso, que conta com 25 professores, e o Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa são coordenados pelo professor Francesco Mazzarone. Ele recebeu a missão do próprio Pitanguy em vida. Mazzarone trabalhou por 10 anos como braço direito do médico, bebendo direto da fonte.

O atendimento é feito por ordem de chegada, às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 12h na Santa Casa de Misericórdia – Rua Santa Luzia, 206 – Enfermaria 38º andar.

 

17 Comments
  1. Domenike felipe 4 meses ago
    Reply

    O meu sonho e fazer abdominoplastia e lipo,depois da minha gravidez minha barriga ficou muito feia.

  2. Paulo roberto de souza 3 meses ago
    Reply

    Vou me consultar terca feira.

    • Paulo roberto de souza 3 meses ago
      Reply

      Estava tomanndo coragem. Ja me decidi e isso q eu quero . Face total estetica.

  3. KELEN cristina da silva soares 3 meses ago
    Reply

    Estive nesse hospital dia 26/06/2017 preciso fazer uma reconstrução da cavidade perdi minha visão do olho direito me passaram os pedidos do exame mais falaram q não era para fazer o exame agora so quando eles ligar minha operação e de emergência mais até agora nada me falaram q não sabia quando ia ter vaga q talvez so daqui a 3 anos e se eu quisesse operar antes q no caso falaram q ia me chamar ano passado em Outubro eu teria q pagar 5 mil que seria para pagar o anestesista e a internação e eu não tenho condições de pagar estou desempregada e mesmo se estivesse trabalhando oque eu recebia não dava para pagar até fui mandada embora do serviço por causa so meu problema na vista e até agora ninguém me ligou e a assistente social falou q não era para eu ficar ligando para la e quando tivesse vaga eles entraria em contato comigo não é fácil conseguir uma vaga la

    • KELEN cristina da silva soares 3 meses ago
      Reply

      Como eu queria operar logo para a tentar arrumar outro serviço ja fui em vários hospitais mais não consegui nada

  4. Preciso muito de ajuda dos médicos da equipe do Ivo Pitanguy!!! Pois Estou com muito peso por causa do seios e barriga. Vários médicos já me falaram cirurgia plástica.

  5. Preciso muito de ajuda dos médicos da equipe do Ivo Pitanguy!!! Pois Estou com muito peso por causa dosttt seios e barriga. Vários médicos já me falaram na redução das mamas… E como sei que a equipe é excelência em cirurgia plastica, vou segura que tudo vai dar certo. Dês de já agradeço aos médicos !!!

  6. Elizangela Lima Jacinto 2 meses ago
    Reply

    Sou negra é não gosto do meu nariz pois fazem piadas sobre mim

  7. Rita de Cássia Costa Rich 1 mês ago
    Reply

    Preciso muito fazer blefaroplastia e mini lifting, as pálpebras são genéticos desde adolescência tenho excesso de pele, e após ficar deficiente passei 6 anos acamada. Passei por várias cirurgias na perna , fui diagnosticada por deficiência e depressão crônica. Agora graças a Deus estou muito melhor física e psicológicamente, mais era uma mulher bonita infelizmente devido a todo doloroso tratamento fiquei muito envelhecida o que continua me impedindo a ressociabilizar (continuo reclusa )preciso urgente de segurança e auto estima para voltar a viver plenamente.

  8. Sueli de Miranda Gonzaga 1 mês ago
    Reply

    Gostaria muito de conseguir fazer um cirurgia no rosto me vejo com muitas rugas tenho vergonha de sair de casa, sei que todos reparam tenho 59 anos e não sou feia, mais minha alto estima está lá embaixo, queria ser mais feliz.

  9. Suelen Alves dos santos 2 semanas ago
    Reply

    Boa tarde! Emageci 10 k” e minha barriga tá hiper flácida,me sinto com a alta estima baixíssima por conta do excesso de pele. Gostaria de saber como faço para conseguir uma consulta com cirurgião? Pela Santa santa realmente é mais em conta a cirurgia?

  10. Marcelle 1 semana ago
    Reply

    Meu sonho é colocar meu silicone nos seios!

  11. Maria Aparecida Noronha Pereira 1 semana ago
    Reply

    Preciso de um cirurgia de pálpebras pois estou com muita pela guase fechado meus olhos e preciso também de reparos com um envelhecimento precosse como faço pra conseguir uma avaliação Boa tarde

  12. Marcelle Freitas 1 semana ago
    Reply

    Meu nariz me incomoda muito desde criança e além disso tenho um desvio de septo que me atrapalha muito a respiração .a minha vida inteira sempre quis fazer uma plástica no meu nariz mas minha condição financeira não ajuda muito

  13. Valeria 7 dias ago
    Reply

    Eu preciso urgente fazer redução do meus seios .. eles muito grande e esta prejuticando minha coluna . Tem dia que eu não durmo de dor ..

  14. Katia 6 dias ago
    Reply

    Gostaria de saber sobre o lifiting facial, blefaroplastia e plástica da intimidade, preenchimento dos grandes lábios. Preciso muito melhorar minha auto estima.

  15. Leopoldina soares 6 dias ago
    Reply

    Queria que a equipe me ajudase gostaria de fazer refazer os meus seios faz 14 anos que uso silicone e nunca troquei,quando eu coloquei ficou com defeito ficou horrivel,tenho vergonha ate de arrumar um companheiro, faz 10 anos que estou so por este motivo, gostaria de uma ajuda de vcs, se nao poderem me ajudar , tenho vergonha tbm do rosto tenho 57 anos mais aparento mais e tbm a barriga ,nao sou gorda mais tenho muita flacides em fim o que vcs poderem fazer por mim pra que eu viva melhor.agradeceria muito pode ser estudante eu nao ligo desde que eu realize o meu sonho de viver novamente fico muito,. agradecida.fico no aguardo .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.