Pokemon Go em excesso pode causar pescoço de texto

Rosayne Macedo
O pescoço de texto é uma deformação na coluna causada pela má postura, principalmente por longas horas de uso do celular
O pescoço de texto é uma deformação na coluna causada pela má postura, principalmente por longas horas de uso do celular
O pescoço de texto é uma deformação na coluna causada pela má postura, principalmente por longas horas de uso do celular (Foto: Physio Institute)

Você passa quantas horas no smartphone, tablet ou celular? Se for adepto do Pokemon Go, certamente, deve levar horas à caça dos monstrinhos. Ortopedistas e fisioterapeutas  alertam para um problema que vem acometendo principalmente os usuários do jogo e vai além das dores nas costas. É  o chamado “pescoço de texto” (text neck), alteração na região do pescoço, que aumenta gradativamente se não se muda a postura.

Essa deformação na coluna é causada pela flexão do pescoço durante longos períodos de tempo. Esse problema se dá quando se faz uso do aparelho celular naquela posição em que se segura o telefone abaixo da região da cintura e se curvam as costas e o pescoço.

“Com o tempo, essa posição inadequada acarreta diversos problemas, como dores na coluna, desvio de postura e, pior de tudo, a degeneração precoce da coluna cervical”, explica o fisioterapeuta Leonardo Machado, criador do projeto Por uma Vida Sem Dor.

É necessário procurar um especialista ao sentir dores na coluna, na região do pescoço e ombros, fortes dores de cabeça, pressão na nuca, além de cansaço e desconforto é válido procurar um profissional para tratar o problema e evitar a acomodação do corpo e que a má postura se torne crônica.

“O tratamento se faz por alterações no estilo de vida e exercícios específicos que diminuam a tendência ao enrolamento do tronco. Cada caso dessa disfunção pode ter suas particularidades. Com o tempo, e a disposição do paciente para seguir com o tratamento, é possível reverter bastante o quadro”, explica o especialista.

O fisioterapeuta dá algumas dicas para evitar o problema:

– Levar o aparelho telefônico à altura dos olhos, mantendo assim a cabeça e a coluna eretas, em sua posição segura;

– Mudar de posição, quando possível;

– Alongar o corpo, principalmente a região da coluna, ombros e pescoço;

– Exercitar-se, caminhar, praticar esportes, mover-se sempre que possível.

– Diminuir o uso do aparelho pode ser importante para diminuir as dores e os problemas desencadeados pelo pescoço de texto, além de não avançar na evolução do problema

 

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