Em nome da própria vida: policiais do Rio serão treinados contra suicídio

79 policiais civis e agentes penitenciários receberão treinamento gratuito de inteligência emocional com o autor mais lido do país

Redação

Por detrás de quem usa a farda, há o peso da responsabilidade e equilíbrio emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente em 2018, 104 policiais suicidaram e mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a problemas emocionais. No Brasil, pelo menos 43 policiais foram afastados por dia por transtornos psiquiátricos no ano passado, mais de 16 mil profissionais em 15 estados.

No Estado do Rio de Janeiro, dados apontam que o suicídio já mata mais policiais do que confronto com bandidos. Houve aumento de mais de 500% no número de licenças nos últimos seis anos. Só em 2018, foram 3.400 afastamentos por transtornos mentais.

Para reduzir a incidência de casos de suicídio – como o ocorrido em 2017, quando um policial militar se matou em Brás de Pina, na Zona Norte, e transmitiu a própria morte nas redes sociais -, Paulo Vieira, o autor mais lido de 2019 no país, está realizando treinamento de inteligência emocional gratuito para PMs e agentes penitenciários.

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, 79 profissionais participarão do CIS  – Coaching Integral Sistêmico, promovido pela Febracis Coaching. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das forças de Segurança Pública e acolher estes profissionais que sofrer com a pressão emocional.

A intenção é fazer com que o policial aprenda a agir sob pressão e em momentos de estresse”, afirma Paulo Vieira, que ficou conhecido pela frase “Tem poder quem age”.

O best seller Paulo Vieira e policiais treinados por ele (Foto: Divulgação)

Transtornos mentais tiram policiais das ruas

Em 2019, o Fantástico fez um levantamento para entender como anda a saúde mental dos policiais que vivem sob pressão intensa. Segundo a reportagem, não há uma rede de apoio ampla para acolher o policial que tem ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

O Rio tem quase 44 mil PMs na ativa, e a avaliação psicológica anual de todos eles é feita por amostragem. A PM do Rio tem 93 psicólogos em seu quadro, dois para cada mil policiais em média.

Para ser afastado, o policial precisa passar por um psiquiatra, e a PM tem dois médicos para atendimento e duas clínicas conveniadas.  Um policial carioca conta que, com um fuzil na mão, teve uma alucinação. Ele tentou ajuda na corporação, mas, como ia demorar muito, procurou um médico particular. Em uma iniciativa pontual, a PM também reúne policiais em grupos em meditação. https://glo.bo/2lWE2Cx

Sobre o treinamento

O treinamento no Rio é uma ação inédita, gratuita e de responsabilidade social da Febracis, que reconhece a necessidade de que os profissionais precisam aumentar o controle emocional e a alta performance no exercício da sua atividade-fim. A empresa já atendeu 3 mil militares em todo o país, mas será a cidade do Rio de Janeiro que vai receber os fardados no novo curso.

Os alunos fizeram cursos dentro da sede da Febracis e agora vão finalizar em treinamento de 55 horas no método CIS – Coaching Integral Sistêmico. Serão três dias de forte impacto emocional com um conteúdo de Neurociência, Física Quântica e Programação Neurolinguística, no maior treinamento de inteligência emocional do mundo.

O CIS possui uma metodologia que trabalha a inteligência emocional com o intuito de promover o crescimento pessoal e profissional, ajudando as pessoas a colocarem suas ideias em prática com técnicas para melhorar o dia a dia, aumentar a produtividade, coragem para transição de carreira e gestão de pessoas.

Sobre Paulo Vieira

Ele é autor dos best-sellers O Poder da Ação, Fator de Enriquecimento, Poder e Alta Performance, Foco na Prática, Poder da Autorresponsabilidade, Decifre e Influencie Pessoas e O Poder da Ação para Crianças (parceria com Mauricio de Souza). Seus sete livros estiveram simultaneamente entre os mais vendidos em 2018, com mais de 1 milhão de cópias comercializadas. Em 2019, ele bateu o recorde e disparou como o escritor mais lido do ano, com mais de 2 milhões de cópias comercializadas.

Paulo Vieira atua há 20 anos na área e é um dos mais conceituados coaches do Brasil, tendo acumulado mais de 10.800 horas em sessões de coaching individual e impactado mais de 40 milhões de pessoas por meio de livros, vídeos e treinamentos. Possui um dos maiores canais de coaching do Brasil, o Febracis Coaching, com mais de 600 mil inscritos e mais de 33 milhões de visualizações.

Com Agências e Assessoria

 

 

In the news
Leia Mais