Por trás de toda decisão médica, um exame de laboratório

Rosayne Macedo

Nem todo mundo se dá conta, mas por trás de toda decisão médica tem um exame de laboratório. Cerca de 70% das decisões clínicas atualmente se baseiam em informações contidas em resultados de exames laboratoriais, sendo que os 16.657 laboratórios existentes no Brasil realizam mais de 1,2 bilhão de exames anuais. Para discutir as novidades nesta área, o Rio de Janeiro sedia de 27 a 30 de setembro o 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

O evento anual reúne a maior feira de novidades laboratoriais da América Latina e a maior quantidade de conteúdo voltado para a área laboratorial.  Este ano com 100 expositores nacionais e internacionais, mais de 400 pôsters científicos apresentados de forma eletrônica, mais de 200 conferencistas e estimativa de cinco mil participantes durante os quatro dias de evento.

Mais de 200 conferências serão realizadas, incluindo abordagens técnico-científicas e estratégicas para o mercado de medicina laboratorial. Medicina personalizada e o laboratório; Critério de qualidade para testes genéticos; Zika, dengue e chikungunya: mitos e verdades; A gestão do laboratório clínico nos dias de hoje e perspectivas futuras; entre muitos outros temas fazem parte da programação.

Para o presidente do Congresso da SBPC/ML, Armando Fonseca, o evento tem contribuído para a maior visibilidade da especialidade no Brasil. “A SBPC/ML representa uma classe muito dinâmica, instrumentalizada e informatizada”, ressalta Fonseca, lembrando que o segmento foi precursor na integração da informática com a medicina.

Além do congresso principal, outros quatro eventos são realizados concomitantemente e enriquecem ainda mais a programação, são eles: 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (CBIL), 23º Congresso da ALAPAC/ML (Associação Latino-americana de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) e os simpósios SBPC/ML & IFCC Joint Symposium 2016 , com International Federation of Clínical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), importante instituição internacional da qual a SBPC/ML é filiada,  e o The Best of AACC 2016, com a American Association for Clinical Chemistry.

50º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Data: 27 a 30 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro – RJ
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1, esquina com Av. Presidente Vargas, bairro Cidade Nova

Mais detalhes: http://bit.ly/2d5LE00

Fonte: SBPC

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.