Prepare-se para a maratona da folia

Redação
O carnaval está chegando e para aguentar  os blocos, pré carnaval, ensaios escolas de samba e dai vai…época de muita folia e desgaste físico . O  nosso corpo e nossa mente deve está com tudo em cima. Muita gente não sabe, mais relaxar para curtir a festa de momo é uma excelente opção e a massagem é a pedida certa para isso.

A massagem relaxante age aliviando as tensões e as dores musculares, diminui a sensação de cansaço e melhora a circulação sanguínea, auxiliando no condicionamento físico. E além disso ela ainda auxilia na redução de medidas, ajudando a você está com um corpo para arrasar durante o carnaval..

A massagens redutoras ou de drenagem,. É com certeza a chance de curtir o carnaval com um corpo legal e relaxado. Os movimentos da massagem ajudam a relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea, além de liberar uma substância chamada serotonina que dá a sensação de bem estar por ser sedativa e calmante.

Já a massagem de drenagem também traz muitos benefícios para quem quiser desintoxicar o organismo, diminuir o inchaço e a sensação de cansaço nas pernas, melhorar a circulação sanguínea e linfática, além de ativar o sistema neurovegetativo, responsável pelo relaxamento.

Inclusive essa também é uma ótima opção para depois do carnaval. Porque são 5 dias de folia e muita diversão e nosso corpo precisa de uma reenergizada.

Ainda dá tempo de preparar o corpo pra maratona do Carnaval; veja dicas

Especialistas  da Renewmed  indicam rotina pré-folia

Os cuidados antes da festa são importantes . Todo folião que deseja pular os sete dias (oficiais) tem que tomar alguns cuidados com a saúde. E essa mudança de atitude é pra já, afinal, faltam apenas 28 dias para a brincadeira começar, e o folião tem que condicionar o corpo para aguentar a maratona.

E a preparação tem que ser levada a sério, já que pular durante cinco horas, pra efeito de comparação, equivale a uma maratona. “O desgaste que ocorre durante os dias de folia, inclusive essas 5h atrás do trio, blocos  é equivalente ao que acontece em uma maratona”,.
A Fisioterapeuta Lilian Ribeiro  , ressalta que quem passou 2018 se exercitando pode investir em corridas para ganhar ainda mais condicionamento físico. “Se a pessoa, no Carnaval, vai caminhar e correr atrás do trio, Blocos então é melhor promover o treinamento parecido com o que ela vai fazer. Por isso a caminhada e a corrida são mais interessantes”, recomenda-se  que o folião trabalhe a resistência aeróbica, para aumentar a capacidade respiratória.

“A gente faz com que nosso corpo tenha capacidade maior de absorver e utilizar oxigênio, para que durante o percurso ela não se canse. O treinamento também aumenta o fluxo sanguíneo na musculatura, promovendo uma irrigação maior, e leva mais oxigênio e nutrientes ao músculo”, .

Os músculos mais solicitados na festa são os inferiores: os da coxa, panturrilhas e dos quadris, além dos músculos do ‘core’, os mais internos do abdômen, que são estabilizadores da coluna.

E os sedentários também têm solução – mas nada de pegar pesado.  “A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo”,. Para ir adaptando o corpo à atividade foliã nos circuitos, é  recomendado caminhadas leves e regulares nesses dias que antecedem as festas.

E não adianta tentar compensar um ano de sedentarismo em menos de um mês – o exagero é prejudicial. “Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar à baixa da imunidade, irritabilidade e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento”,

As aulas de dança também são uma boa alternativa para o folião desenvolver resistência. “Uma das modalidades mais importantes para o Carnaval são as aulas de ritmo. Nelas você melhora sua capacidade respiratória, fortalece os músculos dos quadris e das pernas e já aprende as coreografias”,

Para o cansaço não chegar antes da Quarta-feira de Cinzas, vale apostar na musculação. “O treinamento de força é responsável por manter a musculatura mais resistente, ou seja, inibir a fadiga que pode querer se instalar durante a festa”,

Para atenuar possíveis dores musculares durante a maratona carnavalesca dica é alongar antes e durante.  os dias de folia . Alongamentos e aquecimento   e recuperação muscular com massagens e relaxamento. a recuperação é tão importante quanto os exercícios. “Os alongamentos são muito importantes. Também é essencial dormir bem, porque é no sono que acontece toda a recuperação fisiológica e também as adaptações aos exercícios físicos.

Não adianta preparar o físico e escolher o sapato errado. Bolhas, calos e dores são os principais inimigos do folião quando se trata da saúde dos pés, como explica a  fisioterapeuta  Dra Lilian Ribeiro da Renewmed. “A principal dica é que o tênis seja confortável e fácil de limpar. Utilizar tênis que você já está acostumado também é uma opção legal”, indica.

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Folião também deve se preocupar com a alimentação
A alimentação é aliada dos exercícios para chegar bem na avenida – e conseguir curtir todos os dias. “Ter energia para pular o Carnaval é um pré-requisito básico para curtir as festas, não é mesmo? Então, o melhor a se fazer é evitar dietas radicais sem acompanhamento e, de forma alguma, ficar sem comer para perder os quilinhos a mais”, explica  Dra Samara Lopes , nutricionista esportiva da Renewmed.

A nutricionista ressalta ainda a importância de se alimentar com proteínas, como frango, ovos e peixe, na preparação para a folia. “Nosso corpo não tem reserva de proteína como temos reserva de gordura e de carboidrato, então é importante fracionar esse consumo nas diversas refeições diárias”.. “É importante procurar locais limpos e vistoriados para consumir alimentos; evitar alimentos gordurosos e preparações com maionese; não abusar do uso de álcool e dar preferência a alimentos leves, como saladas, carnes magras e sanduíches naturais”, recomenda a especialista em Nutrição da Clinica Renewmed Dra Samara Lopes

A alimentação correta antes da folia também evita a queda da imunidade que dá espaço para as viroses que atrapalham a curtição, “É importante fazer refeições leves e frequentes, e se hidratar. Frutas e verduras, de uma maneira em geral, por serem fontes de micronutrientes e de antioxidantes, auxiliam na melhora do sistema imunológico, sendo aliados importantes”. A nutricionista recomenda também a ingestão de nutrientes específicos, como a vitamina C e a glutamina, para reforçar o sistema imunológico durante os dias de festa.

Se hidratar bem também é importante. “A desidratação é um dos motivos para a pessoa ter cãibras”, explica a Fisioterapeuta . Lilian Ribeiro da Renewmed “Apesar de ser algo simples, muita gente negligencia. Ainda mais que estamos no Verão. Com as temperaturas elevadas perde-se mais água com o suor“, completa.a nutricionista Samara Lopes

Dra Lilian Ribeiro – Fisioterapeuta Dermo Funcional e Biomédica da Renewmed

Dra Samara Lopes –Nutricionista e Nutricionista esportiva  da Renewmed