Primavera: temporada ideal para atividades ao ar livre

Na primavera, especialista recomenda aproveitar temperatura amena para praticar atividades ao ar livre (Foto: Shutterstock)

A estação mais florida e poética do ano começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, às 17h02 e vai até 21 de dezembro. De acordo com o Climatempo, este ano, não devemos ter o frio atípico de outras primaveras. A nova temporada prevê aumento do calor e retorno gradativo das pancadas de chuva no fim da tarde e à noite e a volta dos temporais. Já o calor de 40 graus na cidade do Rio de Janeiro ainda é uma incógnita para os meteorologistas nesta estação.

Por ter, tradicionalmente, temperaturas mais amenas, a primavera é a estação do ano mais propícia para a prática de atividades físicas ao ar livre. O clima ainda não está quente demais, é o momento ideal para entrar em forma, colocando em prática o ‘projeto verão’. “Nas grandes cidades, é crescente o número de pessoas com deficiência de vitamina D, devido à falta de contato com o sol e de atividades ao ar livre. Além de ser mais saudável, o treino junto à natureza pode ser muito mais dinâmico e menos monótono”, comenta a atleta Cris Senna. A especialista dá dicas para aproveitar ao máximo os treinos ao ar livre:

1 – Dê a largada!

Sabe aquela sensação de estar “enferrujado”? O inverno pode ter sido o responsável por isso, se você não tiver mantido a rotina de exercícios. “Para quem ficou a estação inteira sem fazer atividade física, a volta aos treinos deve ser gradativa. Nada de se esforçar demais no primeiro dia”, recomenda.

“Caminhadas e alongamentos são ótimos para essa retomada”, sugere. “É possível notar que perdeu flexibilidade e força muscular ao realizar atividades corriqueiras, como subir um lance de escadas. Mexa-se o quanto antes!”.

2 – Proteja sua pele

Mesmo nas praças e nos parques bem arborizados e com sombra, o protetor solar é indispensável — principalmente nos horários mais quentes do dia, entre as 10h e as 16h. Mesmo aquele sol do início da primavera, que parece inofensivo, pode causar danos à sua pele, e até mesmo prejudicar sua saúde.

“Por isso, nunca deixe de lado o protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo. Se possível, dê preferência aos treinos nos períodos do dia em que a temperatura é mais amena- de manhã cedo, entre 6h e 10h, ou após as 16h. Assim você terá menos risco de exposição exagerada ao sol”, recomenda ela.

3 – Hidrate-se

Como em qualquer outra estação do ano, o corpo perde líquido durante os treinos. Por isso, vale lembrar de ter um “squeeze” sempre à mão. “O clima mais ameno da primavera pode enganar, mas é importante repor os líquidos eliminados com os exercícios. Por isso, leve sempre uma garrafinha para manter o seu corpo bem hidratado”, ensina a atleta.

Dê preferência à água mineral, que é a ‘melhor amiga’ de quem se exercita. “Sucos e outros líquidos não têm o mesmo poder de hidratação que a água. Por isso, é melhor apostar mesmo na água durante os treinos, e deixar para tomar aquele suco em outro momento do dia”, ensina Cris.

4 – Invista no conforto

Cris lembra a necessidade de usar trajes adequados para malhar. “Não adianta querer caprichar no visual para paquerar ou se sentir bem vestido e se esquecer de que a roupa deve, acima de tudo, ser confortável e adequada”, alerta.

Segundo a atleta, um dos erros é usar tênis ou roupas apertados demais, ou trajes que façam a pessoa se sentir incomodada quando em movimento. “É importante usar peças que garantam o conforto pois, sem ele, o treino deixa de ser tão prazeroso, e até mesmo o resultado pode ficar comprometido”, diz.

Sobre o Desafio Vip 60

Cris Senna, criadora do método Desafio Vip 60, dá dicas para treinos ao ar livre na primavera (Foto: Divulgação)
Cris Senna, criadora do método Desafio Vip 60, dá dicas para treinos ao ar livre na primavera (Foto: Divulgação)

Praticante de esportes há mais de 15 anos e ex-proprietária por oito anos de uma academia em Belo Horizonte (MG), Cria Senna notava dificuldade dos alunos em atingir os objetivos desejados, mesmo sendo assíduos na academia, passou a pesquisar métodos de exercícios que fossem mais eficazes em menos tempo.  Foi aí que desenvolveu um método que mistura exercícios de alta intensidade com artes marciais, o Desafio VIP 60.

Os movimentos foram criados pensando nas pessoas que dispõem de um curto período de tempo do dia para treinar, e também funcionam muito bem se realizados em locais públicos, como praças e parques.  Por meio do aplicativo, é possível ‘levar’ as aulas a qualquer lugar.  Com apenas 12 minutos diários de exercícios por 60 dias e reeducação alimentar desenvolvida por nutricionistas, o Desafio VIP 60 já foi adotado por mais de 20 mil alunos de todo o Brasil.

Fonte: Desafio Vip 60

 

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais