Facebook “vende” protetor solar fator 350, água de chuva ácida e maçã com 3% de fruta

Rosayne Macedo

produtos-futuro

Imagine um Protetor Solar com fator de proteção 350+,  uma Maçã com 3% de fruta ou a exclusiva Água captada de chuvas menos ácidas? Pois estes são os “produtos” anunciados no Facebook pela maior organização ambiental do mundo para alertar os brasileiros sobre os problemas que podem surgir se a atual geração não limitar o aquecimento global.  Os anúncios levam a uma web store onde é possível “reservar” cada um destes produtos. Para cada um deles, uma data de entrega baseada nos prognósticos atuais das mudanças climáticas.

Em Products of Tomorrow, a nova campanha da The Nature Conservancy (TNC) e Africa, é explorado todo o potencial do ambiente digital para trazer uma mensagem direta e urgente dos problemas que já começam a impactar o planeta e convida o público a promover um futuro mais promissor para todos nós.  A ação surpreende no momento da reserva, quando a pessoa é convidada a compartilhar a mensagem e descobrir o que ela pode fazer para tentar mudar esse cenário.

Para divulgar cada um dos produtos, foram lançados vídeos sensoriais, que exploram a sensação de nostalgia que uma pessoa pode vir a sentir, no futuro, por bens que hoje são banais para boa parte dos consumidores, como água limpa e alimentos saudáveis. “Em 2080, o cultivo de frutas orgânicas será praticamente impossível. Muitos sabores do século passado serão recriados através de alimentos sintéticos. A vida como era será lembrada através do sabor natura de uma maçã criada à base de resquícios orgânicos”, diz a mensagem que “vende a maçã do futuro.

Cada produto parte de uma perspectiva realista das consequências do aquecimento global na vida cotidiana, como a escassez de água potável, a maior incidência solar e o aumento das temperaturas, e os desafios da agricultura em um ambiente cada vez mais hostil. “Soluções da natureza para impedir os avanços das mudanças climáticas são uma prioridade global da TNC, e no Brasil já trabalhamos em diversas frentes para contribuir para essa agenda. É importante que a sociedade entenda a urgência desse tema e participe também” reforça Grazielle Dib, gerente de Marketing da TNC no Brasil.

“A colaboração entre os países para limitar o aquecimento global voltou a patinar nos últimos meses. Depois de muitas nações terem concordado em limitar ou reduzir suas emissões de carbono, no acordo fechado em Paris, em dezembro de 2015, o mundo voltou a questionar, em 2017, se as principais potências de fato cumprirão aquilo que prometeram. A grande maioria dos cientistas concorda que frear o aumento da temperatura na Terra é urgente e que as consequências de não agirmos agora podem ser graves. Ainda assim, assim, o assunto não parece mobilizar a sociedade tanto quanto poderia”, diz a TNC, em nota.

Campanha #EstoucomaNatureza

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ocasião para sair e desfrutar o que a natureza tem a oferecer.  A data foi instituída em 1972. Desde então tem inspirado pessoas em todo o mundo a organizar milhares de eventos que vão desde a limpeza de bairros ao replantio florestal. O tema deste ano  ‘Conectando as Pessoas à Natureza’ é uma oportunidade para ficar ao ar livre, redescobrir a natureza e apreciar sua beleza, destacando a importância dos ecossistemas saudáveis e explorar como nos conectamos ao ambiente natural.

De 5 a 19 de junho, a Embaixada do Canadá no Brasil convida os brasileiros serão convidados a postar em sua página do Facebook uma foto de seu lugar favorito, em que se sintam conectados à natureza, com os dizeres “Estou com a natureza”.  Um dos participantes e seu acompanhante serão convidados a ir a Brasília para uma viagem de dois dias, quando terão a oportunidade de visitar a Embaixada do Canadá e o Escritório da ONU Meio Ambiente. Também desfrutarão de um passeio guiado no Parque Nacional de Brasília para uma sessão de fotos, com guia especializado proporcionado pelo ICMBio.

A ação é realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Embaixada do Canadá no Brasil.  “Este ano o Canadá é o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente, a maior celebração anual de ação ambiental. Isto é particularmente importante para o Canadá, pois estamos comemorando o 150º aniversário da Confederação do Canadá e o meio ambiente é uma parte relevante da comemoração”, informou a Embaixada do Canadá no Brasil, em nota.

Fonte: The Nature Conservancy e Embaixada do Canadá no Brasil

In the news
Leia Mais