Próximo de quem está longe, longe de quem está perto

Os segredos para manter bons relacionamentos, seja no campo afetivo, familiar ou profissional, podem estar em dois livros que selecionamos para esta coluna

Cristina Sant´Anna

 

Aruna Ladva
Autora é a queniana Aruna Ladva, especiaista em meditacão e resolução de conflitos (Foto: Divulgação)

Nunca estivemos tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes. A possibilidade que temos de nos relacionar hoje é sem dúvida muito maior do que em outras épocas, graças à ajuda da internet. No entanto, percebemos cada vez mais uma decadência dessas interações – muitas vezes são artificiais e deixadas para segundo plano. Nos aproximamos de quem está longe e nos distanciamos de quem está perto. Para tratar de tema tão presente em nossas vidas, trazemos duas obras esta semana.

Em ‘É tempo de relacionamentos’, a queniana Aruna Ladva, especialista em meditacão e resolução de conflitos, nos leva a refletir sobre o outro e nós mesmos, ao chamar nossa atenção para que aceitemos a imperfeição dos relacionamentos, visto sermos humanos em constante processo de mutação e distantes da perfeição total. Segundo a autora, com esta clareza dentro de nós, teremos a sabedoria de entender os nossos pontos fracos e os do outro, bem como nossas fragilidades, aceitando a nós e ao outro com quem nos relacionamos.

Usando como base suas próprias experiências e reflexões, Aruna analisa os muitos e diferentes relacionamentos que temos em nossas vidas com nós mesmos e com os outros. Ela se baseia nos escritos de seu blog “itstimetomeditate.org” e nos mostra como podemos dar valor a nós mesmos e aos outros, como podemos construir relacionamentos fortes e encontrar amor puro, como podemos vencer desafios na vida. Também mostra como podemos obter um bom desfecho quando a porta para um relacionamento se fecha pela última vez. A autora passa ao largo de soluções rápidas, fazendo-nos, com suas lições e comentários, chegar à raiz de nossas dificuldades de relacionamento tanto com os outros quanto com nós mesmos.

Relacionamentos extraordinários

Em ‘Relacionamentos extraordinários , o coach Daniel Ribeiro Queiroz assume a responsabilidade de resgatar os valores dentro dos relacionamentos, sejam eles amorosos ou amistosos, mostrando que o equilíbrio é a chave para torná-los extraordinários. Os capítulos são separados em pilares, definidos por Daniel como essenciais para que as relações humanas sejam saudáveis e bem-sucedidas. Eles são quatro: amizade, confiança, aliança e intimidade. De forma didática, o manual conta com muitos exemplos para colocar em prática os valores e

pilares a serem trabalhados.

Embora vivamos em um mundo imperfeito, esperemos que nossos relacionamentos sejam perfeitos e que, diante de qualquer rusga ou desentendimento, muitos decidimos partir para outra, ou outro, sucessivamente, numa busca insana. Esta maneira de agir representa o modo como vemos nossos relacionamentos e, no fundo, reflete nós mesmos, como num espelho. “Viver construindo relacionamentos extraordinários é a garantia de que um futuro muito mais próspero está sendo construído. Trabalhar sozinho faz com que você ande mais rápido, mas andar junto a alguém faz com que você chegue mais longe e ganhe mais pelo trabalho feito”, explica o autor.

Os capítulos falam sobre A base dos relacionamentos, O real sentido de uma relação, Utilizando os quatro pilares nas relações, A importância da família, Amizades extraordinárias, Igrejas extraordinárias, Corporações extraordinárias e Princípios e valores.

Um guia para recuperar a harmonia

Para Aruna, tudo começou com escritos pessoais que decidiu compartilhar com um pequeno grupo de meditadores. Desde então, resolveu criar o blog It’s Time para ampliar a audiência e alertar sobre a importância de encarar a vida de olhos bem abertos. Do blog, nasceu  o livro, onde ela clareia aspectos obscuros que causam ressentimentos nos relacionamentos e mostra soluções pautadas na autotransformação.

A autora fala sobre: eu verdadeiro e falso (ego), autovalorização, treinamento da mente, alma, liberdade, imperfeição,  luxúria, codependência, amor puro, gerenciamento de conflito, comunicação com compaixão. “É tempo… de relacionamentos” é um guia para recuperar a harmonia consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Há uma constante conversa em sua mente. Então, faça com que ela seja positiva. Fale consigo mesmo com amor e apreço e não com censura e julgamento. Re

mova pensamentos tóxicos. Quando você se flagrar esperando perfeição, lembre-se que você está dando o seu melhor”, ensina a autora.

A primeira parte do livro analisa o relacionamento com nós mesmos e como podemos nos fortalecer. A segunda analisa os relacionamentos com as pessoas, incluindo o que nos aborrece nelas, como resolver conflitos e como trazer amor puro no convívio com elas. Segundo a autora, os artigos desse livro oferecem uma maneira de olhar para as situações de uma perspectiva diferente, que pode não estar aparente quando estamos dentro da situação naquele momento. Ao final de cada artigo há um parágrafo curto intitulado “É TEMPO…” que ajuda o leitor a focar e refletir sobre a essência do artigo.

Sobre os autores

Palestrante e coach de relacionamentos e de família, Daniel Ribeiro Queiroz trabalha há mais de 12 anos com aconselhamento, restauração e reconstrução de casamentos. Fundador e presidente da Princípios para Viver, que atua com coaching, mentoria e treinamentos, oferece treinamento e potencialização de líderes ao redor do mundo. Ministra o curso ‘As cinco linguagens do amor’, tanto para casais como para solteiros, sendo instrumento para um novo tempo nos relacionamentos.

Autora de vários livros sobre relações humanas, Aruna Ladva é professora de Meditação Raja Yoga há mais 30 anos. Nasceu no Kenia, foi criada na Inglaterra, trabalhou no Canadá, viveu em várias partes do mundo e viaja regularmente para a Índia. Desde 1977 estuda a arte da meditação Raja Yoga ensinada pela Organização Brahma Kumaris. É mediadora certificada em Resolução de Conflitos, professora de meditação e escritora. Ajudou a estabelecer centros de meditação no Canadá, Turquia, Bahrein e Kuwait. Vive no Kwait onde coordena as atividades da Brahma Kumaris. Criada na Índia em 1937, a organização (http://www.brahmakumaris.org.br/) tem sede em 37 países, incluído o Brasil. Entre seus objetivos estão fomentar a virtude, a ética e bondade entre as pessoas.

SERVIÇO:

livro

Livro: É tempo… de relacionamentos

Editora: Brahma Kumaris

Preço: R$ 20

Páginas: 104

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.