Quatro entre 10 doadores em banco de sangue são mulheres

Dados são do Serum, que alerta para déficit de 45% a 60%. Para evitar impactos nos atendimentos, são necessárias 100 doações diárias

Karolina foi uma das doadoras de sangue a procurar o Banco Serum durante a pandemia (Foto: Divulgação)

A cada ano, o número de mulheres que doam sangue vem aumentando. Nos últimos 12 meses, o Banco de Sangue Serum, no Rio de Janeiro, registrou que 40% do total de comparecimentos são formados por mulheres. São doadoras como Karolina Gomes Miranda (foto), que mesmo em meio à pandemia, não se furtou a fazer este gesto de solidariedade, cercada é claro, de todos os cuidados e prevenção ao novo coronavírus.

Apesar disso, a maioria ainda acaba sendo homens como doadores. Isso por conta da própria legislação, que permite que eles realizarem o máximo de quatro doações em um período de um ano, enquanto elas, apenas três doações no mesmo período.

Buscamos ações de conscientização para ampliação do número de doadoras e este espaço é muito importante. Muitas mulheres acham que não podem doar em período menstrual, mas a orientação é que não doe realmente se tiver com fluxo fora do normal e desde que tenha naturalmente uma boa taxa de ferro no sangue”, explica Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum.

Ele lembra que no momento em que o país vive a maior crise sanitária de sua história, em razão do coronavírus, os bancos de sangue de todo o país estão sofrendo com a falta de doadores. Com os casos de Covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes. A situação se agravou nas últimas semanas no Serum, com a fase vermelha da pandemia, registrando uma queda considerável no volume das doações.

Atualmente, os estoques sanguíneos da instituição enfrentam um déficit de 45%, podendo se acentuar ainda mais nos próximos dias e chegar a 60%. Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 100 doações diárias.  A unidade atende mais de 80 hospitais entre públicos e privados na região Central do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.

Todos são bem-vindos, uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue, neste período de baixa em nossos estoques, em razão da crise sanitária que o país está enfrentando. É importante que as pessoas se lembrem que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais, inclusive dos que estão em tratamento pela Covid-19″, ressalta Rodrigo Moreira.

Homenagem às mulheres doadoras

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Banco de Sangue Serum  lançou uma campanha especial de doação de sangue endereçada a elas, com o seguinte mote: “No dia delas queremos te lembrar que algumas lutas fazem um mundo melhor. Lute pela vida. Doe sangue”.

A campanha pretende homenagear as mulheres, bem como convidá-las a praticar este ato solidário que pode salvar até quatro vidas. Ao longo do dia 8 de março, as doadoras foram contempladas com uma rosa.

Cuidados especiais para evitar o coronavírus

O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação pelo coronavírus.  Ele ainda lembra que o Banco de Sangue Serum segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.

Por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, um reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.

As estruturas dos locais de doação estão adequadas e preparadas para receber os doadores. As precauções de contágio devem ser mantidas, mas o ato solidário não pode parar. Uma única doação salva até quatro vidas”, ressalta Rodrigo.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o novo coronavírus

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Novo endereço no Rio de Janeiro

Banco de Sangue Serum está de casa nova, na Av. Marechal Floriano, 99, no Centro do Rio. O novo local dispõe de uma estrutura mais ampla acolhendo com o mesmo carinho e atenção todos os doadores, com rapidez e agilidade, atendendo diariamente, de 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados.

Fora de um ambiente hospitalar, as novas instalações oferecem aos doadores estrutura completa e mais moderna, com mais espaço em todos os processos da doação, inclusive com mais salas de triagem e cadeiras específicas, proporcionando ainda mais qualidade e segurança no atendimento aos doadores.

Serviço:
Banco de Sangue Serum
Novo endereço: Av. Marechal Floriano, 99 – Centro
Telefones: (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 99829-7417
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados
Estacionamento: Poeta Luiz Gama – Av. Passos, 120
Como chegar: Acesso Metrô – Estação Presidente Vargas e Uruguaiana
Acesso VLT: Camerino/Rosas Negras (linha 3)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais