Quatro séculos de Medicina em Niterói são contados em livro

Obra lançada nesta terça-feira (8) traça trajetória também da classe médica na cidade. Em Cabo Frio, especialista faz palestra gratuita sobre medicina ayurvédica

Redação
Inaugurado no século 19, o Instituto Vital Brazil é um dos patrimônios da Medicina de Niterói (Foto: Divulgação)
Livro conta história da medicina em niteroi
Diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte entregam o livro à Ilza Fellows, diretora do CHN (Foto: Divulgação)

Patrimônios niteroienses de projeção nacional, como o Programa Médico de Família, o centenário Instituto Vital Brazil e a UFF – Universidade Federal Fluminense – berço de renomados médicos e um orgulho para a cidade – são alguns dos destaques do livro “A História da Medicina em Niterói”, que será lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 8 de janeiro, a partir das 18h30, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Produzida pela DB Editora com uma equipe composta por jornalistas, revisoras, designer, fotógrafo e historiadora, a obra retrata instituições como hospitais (ativos e inativos) e entidades (classistas e assistenciais). É um resumo atualizado da trajetória da Medicina e da classe médica em Niterói, desde a fundação da cidade até os dias atuais, atravessando quatro séculos de acontecimentos que marcaram tanto a população local quanto os rumos da saúde no estado e no país.

Em 216 páginas e tiragem de dois mil exemplares, a distribuição é 100% gratuita – assim como sua impressão via internet – direcionada principalmente a bibliotecas, escolas, universidades e instituições médicas. A publicação é um dos primeiros projetos consolidados por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) como único incentivador.

“O trabalho também exalta a rica carreira de alguns dos principais nomes da Medicina da cidade, muitos deles pioneiros em âmbito internacional, que colaboraram no admirável vanguardismo de Niterói, celeiro de talentos e palco de descobertas decisivas no campo da saúde”, afirma a diretora do CHN, Ilza Fellows.

De acordo com os diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte, a obra pretende servir de base a estudiosos e curiosos sobre o tema, entre profissionais e leigos, e homenagear mais de cem grandes médicos (presentes e saudosos), registrando suas realizações e qualidades humanas em biografias que os conservem como exemplo às futuras gerações.

Medicina ayurvédica em Cabo Frio

convite palestra ayurveda

Recém-chegado da sua décima viagem a Índia, aonde anualmente faz imersão no Instituto de Ayurveda do Chakrapani, o terapeuta ayurveda, escritor e professor de Yoga Fábio Goulart, estará no Cereall em Cabo Frio, dia 16 de janeiro, às 18h30, compartilhando suas vivências e experiências adquiridas ao longo dos anos. Uma oportunidade única de conhecer a medicina tradicional indiana e fazer uma revisão em nosso modo de viver. O espaço de eventos fica à Rua José Bonifácio, 28, no centro da cidade.

Ayurveda significa a ciência (Veda) da vida (Ayur), ou seja, “ciência da vida”. O sistema terapêutico mais antigo do mundo baseia-se na harmonia para o alcance da felicidade, utilizando para isso o poder das coisas que vêm da Natureza, como alimentos, plantas medicinais, massagens, etc. É possível ter não só uma vida mais longa, mas também muito mais saudável, em todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual).

Autor do livro “Índia – Entre homens e Deuses”, Fabio Goulart integra o corpo docente de dois cursos de Pós-Graduação, viaja para diversas cidades do Brasil ministrando aulas e cursos, recentemente iniciou um projeto gratuito de Yoga e Ayurveda na Rocinha, e anualmente, leva alunos para estudos na Índia, em parceria com a Clínica e Instituto de Pesquisas Chakrapani (cidade de Jaipur).

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2019, o terapeuta ministrará o curso de “Marmaterapia” em Cabo Frio. É a técnica de ativação dos pontos de energia vital do corpo, uma terapia preventiva e curativa da Medicina Ayurveda, que  tem sido usada há séculos para aliviar a tensão, dores, e para restaurar a energia.

Com suaves pressões, a estimulação desses pontos chamados de “marmas”, promove o equilíbrio e o bem-estar. “Como cada ponto corresponde a um órgão ou sistema, é possível com a técnica, restaurar a saúde’, conta ele.

Informações com Patricia Caldara, pelo telefone (22) 99839-3640 (WhatsApp).

Último fim de semana de zumba gratuita na praia

A Zumba®, aula de ritmo que conquistou o coração dos brasileiros, será uma das grandes atrações do Rio Bossa Nossa. O projeto que oferecerá diversas atrações culturais gratuitas à população carioca na praia de Ipanema, com arena montada em frente ao Jardim de Alah, celebra os 60 anos da Bossa Nova.

“Durante uma hora de aula são apresentas coreografia de diversos ritmos mundiais como salsa, merengue, reggaeton, funk, samba, entre outros. Pode ser praticada em qualquer idade, por pessoas de todos os perfis. A aula é divertida e é uma alternativa para aqueles que não gostam de exercícios convencionais, mas quer se manter em forma nesse verão”, afirma Karla Mead, Education Specialist da Zumba®.

Atualmente, a Zumba® é a dança aeróbica mais praticados no mundo inteiro, em 180 países, por mais de 15 milhões de pessoas. O público poderá conferir as aulas no Rio Bossa nossa às sextas, sábados e domingos, das 8h às 22h, com entrada gratuita.

Mostra de orquídeas em pleno verão

Estamos em pleno verão, mas em um shopping da Zona Oeste do Rio a primavera já chegou. Entre os dias 17 e 19 de janeiro, o Pátio Alcântara vai receber a 11ª edição da ‘Mostra de Orquídeas’. O evento, sucesso há quatro anos no shopping, é voltado para os amantes e colecionadores da flor.

Organizada pelo Orquidário Binot, de Petrópolis, a mostra é gratuita e vai acontecer no 1° Piso, das 9h às 21h. Através da visitação, o público poderá conhecer diversos tipos de orquídeas, além de tirar dúvidas sobre o cultivo e o cuidado com as flores. As bromélias e suculentas também farão parte da mostra, que terá algumas espécies disponíveis para venda no local.

Curso sobre dependência química tem inscrições abertas

curso jorge jaber

Abertas as inscrições para o Curso de Extensão de Psiquiatria e Dependência Química, da Clínica Jorge Jaber, voltado para estudantes da área de saúde (Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Farmácia e Ensino) e realizado em convênio com a Universidade Gama e Souza.
O curso é gratuito, mediante contribuição de cesta básica que será revertida para projeto social em Manguinhos, a escola de futebol Craque do Futuro, com 100 alunos carentes. Início das aulas em 16 de março,  na própria Clínica Jorge Jaber – Rua Elísio de Araújo, 263 – Vargem Pequena. Mais informações:  (21)2442-2230,2442-4354,2442-2583 e email cr@clinicajorgejaber.com.br

NO BRASIL

Medicação gratuita para doença rara fenilcetonúria

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ofertar o medicamento dicloridrato de sapropterina, destinado ao tratamento da doença rara fenilcetonúria (FNC). O insumo será disponibilizado em até 180 dias às mulheres portadoras da doença que estejam no período pré-concepcional ou em período gestacional. A doença tem herança genética e faz com que o indivíduo nasça sem uma importante enzima (fenilalanina-hidroxilase), dificultando o trabalho do organismo na quebra adequada de moléculas de aminoácido presente em proteínas animais e vegetais (fenilalanina-FAL). Os altos níveis desse aminoácido e de substâncias associadas a ele, no corpo, exerce ação tóxica em vários órgãos, especialmente no cérebro. Saiba mais em www.saude.gov.br

Novo tratamento para pacientes com degeneração macular

O Ministério da Saúde ampliou o rol de procedimentos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) com a oferta do medicamento antigiogênico e o exame de tomografia de coerência óptica. As duas incorporações  são importantes, tanto para detectar precocemente a doença quanto para tratar os casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A Degeneração Macular é uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central. Saiba mais em www.saude.gov.br

Da Redação, com Assessorias (atualizado em 11/01/2019)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.