Rede estadual de saúde do Rio ganha novos serviços

Hospital da Mulher em São João de Meriti e Hospital de São Gonçalo ganham equipamentos. Laboratório da rede privada abre unidade na Barra

Inauguração mamógrafo - Centro de Imagem - Hospital da Mulher Inauguração do mamógrafo no Centro de Imagem - Hospital da Mulher, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação SES/RJ)

Esta semana, a rede pública estadual de saúde no Rio de Janeiro ganhou novos serviços de atendimento ao público pelo SUS. O Serviço de Diagnóstico de Patologia de Mama no Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti, passa a contar com mais um mamógrafo, com capacidade para realizar 2 mil exames por mês. A Secretaria de Estado de Saúde também inaugurou o novo Centro de Imagem Dr. Eduardo de Paula Féres, no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O Instituto Vital Brazil, que completa 100 anos, passou a contar com dois novos laboratórios. Na rede privada, também houve investimentos. Os moradores da Barra da Tijuca contam com uma nova unidade do laboratório Sérgio Franco..

Hospital da Mulher

Referência no atendimento de alta complexidade às mulheres no Estado do RJ, o Hospital da Mulher conta também com outro aparelho de mamografia, além de raio X móvel e fixo e ultrassonografia. Na semana passada, a SES retomou o atendimento no Mamógrafo Móvel – caminhão itinerante para realização de mamografia. O equipamento fica essa semana até sexta-feira (6), na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Com isso, além de oferecer a mamografia nos polos de diagnóstico da rede estadual, a população também volta a contar com o atendimento itinerante. O aparelho percorre várias cidades do estado, oferecendo exames e dando apoio aos municípios.

Primeiro hospital da rede estadual de Saúde totalmente especializado no acolhimento às gestantes e bebês de médio e alto risco, a unidade realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês e conta com leitos de UTI e UI Neonatal e uma equipe de profissionais especializados. O hospital também oferece o serviço SOS Mulher, que acolhe vítimas de violência a partir de 12 anos de idade, a Casa da Mãe, onde mães que têm filhos internados e que moram longe da unidade podem ficar hospedadas, além de um Banco de Leite, que recebe doações para as pacientes.

Hospital de São Gonçalo

Também nesta semana a Secretaria de Estado de Saúde inaugurou o novo Centro de Imagem Dr. Eduardo de Paula Féres, no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O espaço conta com um novo equipamento de ressonância magnética, além de tomografia, ultrassonografia e raio-X. O objetivo é oferecer um sistema de diagnóstico por imagem completo, em uma unidade da rede estadual que é referência no atendimento de traumas naquela região.

A nova ressonância vai auxiliar  no diagnóstico preciso e rápido aos pacientes da Grande Niterói. Para a instalação do aparelho, o Centro de Imagem do hospital precisou passar por uma obra de readequação com o objetivo de acomodar o novo equipamento de ressonância, no setor já funcionavam os aparelhos de tomografia, ultrassonografia e raio-X. O hospital possui ainda outro Centro de Imagem, que funciona dentro do Centro de Trauma e conta com dois equipamentos de tomografia computadorizada, um fixo e um móvel.

O Hospital Estadual Alberto Torres é especializado no atendimento de alta e média complexidades atendendo a casos de urgência e emergência.  A unidade realiza em média 15 mil atendimentos e cerca de mil cirurgias por mês e é referência no atendimento de vítimas com politraumatismos na rede estadual de saúde.

Instituto Vital Brazil

Abrindo as comemorações do ano do centenário do Instituto Vital Brazil, a unidade passa a contar esta semana com novas áreas para atuação e desenvolvimento, que abrangem dois laboratórios, espaço para exposição de peças que contam porte da história da ciência e do Instituto ao público e a reforma do grêmio recreativo com atividades sociais e esportivas voltadas para os funcionários do instituto.
Seis novas áreas foram  inauguradas, entre elas a de Embalagem Secundária de Medicamentos Sólidos Orais, o Laboratório Integrado de Ciência Aplicada Otílio Machado, o Laboratório de Triagem Pré e Neo-Natal Vital Brazil Filho, o Espaço de Exposição Aberto Baldissara, a reforma da Sede do Grêmio Recreativo Vital Brazil e a Pedra fundamental do Museu Interativo Vital Brazil.
Inaugurado em 1919, o Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. O Instituto fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói, RJ.

Laboratório na Barra da Tijuca

Localizado no Americas Medical City, o laboratório da rede Sérgio Franco é o pioneiro no complexo médico-hospitalar e foi pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes. O espaço oferece exames de análises clínicas, anatomia patológica e testes genéticos, que além de determinar o diagnóstico de doenças hereditárias raras, também podem auxiliar o entendimento da predisposição genética para desenvolvimento de variadas condições de saúde, tais como anomalias cardiológicas e câncer.

Caso necessitem fazer exames de análises clínicas, os pacientes dos 252 consultórios do centro médico do Americas Medical City já podem realizá-los sem sair do complexo. Isso é possível porque o Sérgio Franco Medicina Diagnóstica oferece a flexibilização do jejum – horários flexíveis para realização de coleta para alguns exames de sangue que não têm prescrição de jejum. A unidade foi pensada e posicionada no complexo para que o paciente tenha agilidade e praticidade na realização de exames.

Fonte: SES-RJ e Laboratório Sérgio Franco, com Redação

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais