Reflexões sobre resiliência e inteligência espiritual: para ler, comentar e praticar

Em Ler Faz Bem deste domingo, trazemos três dicas de leitura que vão ajudar você a superar suas adversidades. Porque seguir em frente é sempre o melhor caminho

Cristina Sant´Anna
Resiliência-Rio Othon Palace Erika, com a editora Rosayne Macedo, no workshop ''O Emocional e a Saúde no Ambiente Corporativo', organizado pela OmniaSafe Consultoria em Seguros e a DoctorSafe Soluções em Gestão Médica em agosto de 2017. Na ocasião, psicanalista lançou seu livro 'Resiliência'

Neste domingo, gostaria de tratar um pouco de duas atitudes que não são nada fáceis de pôr em prática, mas que não dá pra viver sem: a resiliência e a perseverança. Resiliência é a capacidade de se recuperar das adversidades e seguir em frente ou se adaptar às necessárias, porém, muitas vezes dolorosas, mudanças. Perseverança é não desistir com facilidade de nossos propósitos.

Praticamente sinônimas. Praticamente inseparáveis para quem deseja e quer — sinceramente — alcançar o próprio bem-estar, além da convicção plena de ter, de fato, tentado com garra, coragem e firmeza de propósitos executar projetos e transformar sonhos, em realidade. Mas repito: ninguém aqui disse que seria um processo banal ou simples. Muitos estamos com problemas de saúde, de família, no emprego, sem emprego. Contudo, estamos vivos. Cair, levantar, cair, cair, cair. Levantar, levantar, levantar. Eis o pulo do gato ou da gata: resilientes e perseverantes com suas sete vidas. Eis a receita a adotar.

Nesses tempos difíceis de crise, resiliência é palavra de ordem. E estará muito presente na segunda edição de SuperAÇÃO, evento organizado pelo Portal ViDA & Ação no próximo dia 15 de maio, no Espaço Ideal Eventos (saiba como se inscrever aqui). Então, que tal três sugestões de leitura para ajudar a superar qualquer adversidade?

Mas atenção! Eu disse sugestões. Não soluções. A solução está sempre dentro de cada um de nós porque sempre sabemos as respostas às nossas aflições e inseguranças. Só que não confiamos em nós o bastante. Aliás, na grande parte das vezes, duvidamos de nossa capacidade de fazer as perguntas e ouvir as respostas. Só que a confiança é o sustentáculo de quem persevera.

Mas vamos aos livros porque ler muito e sempre já é parte da receita de sucesso de quem persevera.

Entre a vida e a morte, a prova real da resiliência

Ela sofreu uma eclampsia na gravidez. Ficou em coma durante um mês, à beira da morte. Este episódio a motivou a buscar mais conhecimento sobre Resiliência, palavrinha que dá nome ao livro que ela lançou no ano passado e que já virou um best-seller nas seções de auto-ajuda em muitas livrarias.

Nas páginas de Resiliência – vença o stress e controle a pressão antes que eles dominem você, a psicanalista Erika Stancolovich traz dez anos de pesquisas aprofundadas sobre o assunto, além da sua própria experiência. Mais do que sua história repleta de superação, Erika compartilha cases de sucesso, exercícios eficientes para enfrentar as adversidades que auxiliam a como ter clareza mental diante de situações difíceis e várias dicas de como ser protagonista de sua vida através de sucesso profissional e pessoal.

A motivação deve fazer parte do dia a dia. Todos nós temos problemas, preocupações, ansiedades, mas a resiliência nos ajuda a ter olhares diferenciados, e isso nos traz paz e serenidade para fazer escolhas assertivas”, afirma a psicanalista.

Já a obra do economista Djalma Pinho, Desvende o poder da inteligência espiritual, traz a reflexão sobre o que ele denomina de “inteligência espiritual”. De acordo com oautor, existiriam lugares específicos no cérebro para a fé, a confiança, a gratidão, a compaixão, o amor, a oração, a meditação e os sonhos. Estes locais funcionariam como influenciadores potentes do processo cognitivo e seriam capazes até de dominar inclusive o sistema emocional. Tais áreas seriam predominantemente espirituais e gerenciadas pela inteligência espiritual. Diz Pinho:

O cérebro é o centro de comando do corpo, responsável por controlar pensamentos, coordenações motoras e emoções. É lá que as interpretações geram sentimentos que se consolidam em crenças e valores, transformando-se em ações concretas. O cérebro é repleto de memórias que podem ser lidas em modo de sobrevivência, a chamadainteligência emocional em modo de propósito: a inteligência espiritual”.

No livro 365 reflexões para viver, a psicóloga e educadora emocional Flavia Melissa traz frases, pensamentos, reflexões e desafios que podem auxiliar ao processo de despertar para a importância de vivermos o presente. Segundo a autora, se colocado em prática, as indicações de seu livro ajudariam em nosso dia a dia. “O livro serve para qualquer um interessado em se desenvolver e se tornar uma pessoa melhor e mais feliz”, afirma.

Definitivamente, ser resiliente é a melhor solução para encarar os desafios do cotidiano e conseguir resultados extraordinários. Seja na vida pessoal ou no trabalho, sem essa habilidade é impossível conquistar o propósito desejado. Além disso, entender como ser resiliente afeta de forma positiva todos que estão à volta.

É preciso evitar o fatalismo e a vitimização

Para uma pessoa resiliente, o plano é algo concreto, acessível e realizável a curto prazo. “O fatalismo e a vitimização passam longe dos resilientes. Nunca pensam nas dificuldades do tipo: “Tudo é difícil” ou “Não consigo mudar de rumo”. Pelo contrário, fazem de tudo para reverter a situação indesejável. Possuem metas bem definidas e um projeto de vida”, destaca Erika.

Ao longo de Resiliência, o leitor vai se deparar com dicas, sugestões e perguntas de coaching para ajudar as pessoas a entenderem e a serem resilientes. “Observe o seu caminho, volte para o seu plano de ação e quando tiver dúvidas, reveja as metas se preciso. Mudanças acontecem na vida de todas as pessoas, e os resilientes enxergam a mudança como oportunidade, talvez até como um novo caminho rumo ao projeto de sua vida”, conclui.

Muitos pulos do gato como estes para todas e todos e até domingo que vem.

Sobre os autores

Érika Stancolovich, CEO do Instituto Stancolovich, é oficial R/2 da Força Aérea Brasileira, doutora em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise. Também é professora universitária, formada em Psicanálise Clínica, Executive Coach e Neurocoaching, e diretora pedagógica do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias (Conbrapsi). É consultora de carreira e apresentadora do quadro: “Cinco minutos que mudarão a sua vida!, um programa de incentivo ao empreendedorismo feminino). coautora de outras cinco obras, escreveu ainda o e-book ‘Como treinar o cérebro para alcançar o intangível! Vários projetos e artigos nas áreas Educacional, Saúde Mental e Empresarial’.

Flavia Melissa é psicóloga, educadora emocional e multiplicadora de conhecimentos sobre vida, consciência e espiritualidade. Eleita pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ uma das 14 youtubers brasileiras que merecem ser conhecidas, ajuda pessoas em seus processos de despertar para a espiritualidade na vida cotidiana.

Djalma Pinho é graduado em Economia pela Universidade Gama Filho, também é mestre em Liderança e Ph.D em Filosofia da Teologia pela Florida Christian University, Master Coach, membro do Institute of Coaching no McKlen Hospital, associado à  Harvard Medical School. Atua como conferencista internacional, especializado em Ciências Cognitivas e Desenvolvimento Humano.

Fichas técnicas

resiliencia_capa

Resiliência – Vença o Stress e Controle A Pressão Antes Que Eles Dominem Você

Erika Stancolovich

122 páginas

R$ 9,95

Editora Ser Mais/Literare Books International

 

365 reflexões para viver o agora

reflexões para viver o agora

Flavia Melissa

384 páginas

R$ 26,90

Editora Planeta

 

 

Desvende o poder da inteligência espiritual

inteligência espiritual

Djalma Pinho

Editora: BestSeller | Grupo Editorial Record

Foto Flávia Melissa:

http://www.acessocultural.com/2018/03/dica-de-livro-365-reflexoes-para-viver.html

Foto Djalma Pinho:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.