Resposta global à Covid: ‘Ninguém está seguro até que todos estejam seguros’

ONU lança declaração conjunta cobrando a distribuição equitativa das vacinas para Covid-19. Campanha #CadaUmdeNós quer sensibilizar os jovens

Basil, refugiado sírio de 35 anos, recebe a vacina contra a COVID-19 em um centro de vacinação no campo de Zaatari, na Jordânia (Foto Shawkat Alharfosh / ACNUR)

A distribuição desigual de vacinas no mundo tende a agravar as desigualdades e a crise trazidas pela pandemia de Covid-19, além de abrir espaço para o surgimento de novas variantes ainda mais perigosas. Em uma declaração conjunta, chefes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), líderes religiosos e seus parceiros de organizações humanitárias pedem a líderes globais que escolham a solidariedade humana ao nacionalismo de vacinas.

Eles defendem uma resposta global para a Covid-19 e pedem apoio à iniciativa de distribuição de vacinas Covax e ao Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT, da sigla em inglês), com recursos financeiros, políticos e técnicos, para que o acesso equitativo às vacinas entre países e dentro de cada país seja alcançado. Confira aqui a declaração na íntegra.

Campanha #CadaUmdeNós quer sensibilizar os jovens

O projeto Verificado, iniciativa global da ONU para combater a desinformação na pandemia da Covid-19, lança a campanha #CadaUmdeNós. Com o objetivo de incentivar jovens a manterem as medidas de prevenção, a ação busca mostrar que a união de todos por uma só causa, somada à atitude individual de cada um, é o caminho para acabar com a pandemia.

O lançamento da campanha #CadaUmdeNós contou com a atriz Taís Araújo ilustrando o mote “Sou esperança. Uso máscara” em diversos mobiliários urbanos, chamando a responsabilidade de cada um. A próxima ação será a Seleção #CadaUmDeNós, formada por craques, jogadores e jogadoras de futebol.

A campanha #CadaUmdeNós focada no esporte acontecerá na abertura do Campeonato Brasileiro de 2021, no dia 29 de maio. Os jogadores da Seleção #CadaUmDeNós incentivarão os jovens a manter as medidas de proteção por meio de vídeos em suas redes sociais. 

O público poderá participar postando vídeos nas redes e marcando a hashtag #CadaUmDeNós. No Instagram, será possível usar um filtro criado especialmente para a ação, “vestindo” a camisa da iniciativa. Uma lista de craques formada por jogadores e jogadoras de futebol e profissionais do meio vai incentivar os jovens a manter as medidas de proteção por meio de vídeos em suas redes sociais.

Os atletas confirmados na Seleção #CadaUmDeNós até o momento são: Aline Reis (UDG Tenerife), Alline Calandrini (ex-jogadora), Camilinha (Palmeiras), Formiga (Paris St German), Daniel Alves (São Paulo), David Luiz (Arsenal), Ludmila (Atlético de Madrid), Raphael Veiga (Palmeiras), Willian Borges (Arsenal) e Victoria Albuquerque e Tamires (ambas do Corinthians).

Confira o primeiro vídeo da campanha, clicando aqui.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais