Rio abraça a campanha Outubro Rosa: confira a agenda

A cada ano, mais e mais instituições, empresas e voluntários abraçam no Brasil a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. O movimento surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e se disseminou por vários países, como alerta para as mortes causadas pela doença.

O principal símbolo da campanha é uma fita rosa, distribuída na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. As fitas se popularizaram e passaram a ser usadas para enfeitar locais públicos e outros eventos de apoio à causa. Diversos prédios e monumentos públicos, como Cristo Redentor, também se iluminam de rosa em homenagem à causa.

No Rio, uma série de ações institucionais e educativas marcam a campanha. De carona no movimento, muitas empresas também aderem à causa, lançando promoções e ações especiais de marketing social. O Blog Vida & Ação  selecionou algumas delas:

Central do Brasil – De 4 a 10 de outubro, as cerca de 600 mil pessoas que passam diariamente pela Central do Brasil poderão conferir no Corredor Cultural da estação a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”. A ação é uma parceria da concessionária SuperVia com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Vinte e dois painéis mostrarão curiosidades sobre o tema, como o câncer de mama na antiguidade, as primeiras cirurgias, a representação dos seios na arte, os meios de diagnósticos e tratamentos do câncer de mama, entre outras informações. Os painéis também ficarão expostos na estação Maracanã, de 21 a 25 de outubro. Durante o mês, a SuperVia também vai iluminar de rosa os jardins da Central do Brasil para chamar a atenção das mulheres para a importância do autoexame e da mamografia em luta contra o câncer de mam

Palestra e doação de cabelos – No dia 13,  Cacio Pontual, ‎chefe do serviço de saúde ocupacional na Bayer, vai ministrar palestra aos colaboradores sobre o câncer de mama, para indicar os sintomas, métodos de prevenção e também explicar como as mulheres podem realizar o autoexame, para identificar a doença o mais cedo possível. Durante todo o mês, os colaboradores também poderão realizar cortes de cabelos para doação a pessoas com câncer em tratamento.

Vitória a bordo – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras também aderiu ao movimento. Em parceria com a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), as Vitoriosas – como é chamado um grupo de mulheres que venceram o câncer de mama e estão ligadas a entidade –, entrarão em diversas aeronaves em dez cidades do país para transmitir dicas para detecção precoce à doença e contar sobre suas histórias de superação. Os speeches deverão ser ouvidos por mais de 35 mil Clientes. No Rio de Janeiro, a ação será em 18 de outubro.

Brigadeiro Rosa – O Brigadeiro Rosa, lançado pelo Lecadô no ano passado especialmente para celebrar o Outubro Rosa, está de volta. O doce será vendido em todas as lojas da rede de docerias por R$ 3,50 entre os dia 8 e 30 de outubro para chamar a atenção das clientes para a campanha. Clientes de todas as lojas ainda receberão folhetos informativos sobre o câncer de mama. Parte da renda arrecadada com a venda do doce será revertida para ações do Inca Voluntário. 

Desconto em loja – A loja Conexão Ásia está com 20% de desconto durante todo o mês em qualquer modelo de biquini ou maiô da estampa Sunset, feitas em tons de rosa, e 10% das vendas delas serão doados para a Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos que divulga a causa do câncer de mama e trabalha na articulação de políticas públicas para o enfrentamento da doença. Eles trabalham com a doação consciente de cabelos ou então financeira para ajudar na compra de embalagens, envio de perucas ou eventos relacionados à causa.  Para aproveitar o desconto, é só usar o código ‘outubrorosa’ no link www.conexaoasia.com/outubrorosaoff

Pigmentação de sobrancelhas  – A clínica de estética Rio Arte  vai selecionar seis pessoas que perderam os pelos da sobrancelha para passar pelo tratamento de micropigmentação, de forma gratuita. Nesta técnica, cria-se a ilusão de fios que se confundem com pelos. Para participar basta contar sua história por mensagem no Instagram da empresa.

 

 

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais