Atitude Sustentável: Rio mais zen até domingo

Programação voltada para saúde e bem-estar que celebra a Semana Mundial do Ambiente é o destaque da Agenda Positiva

Redação
yoga Yoga de graça em vários locais é uma das atrações da programação (Foto: Divulgação)

Aberta nesta quinta-feira (7), a Virada Sustentável Rio segue até domingo (10), com uma série de palestras, rodas de debate e atrações nos campos da cultura, da moda, das artes, consciência ambiental, atividades infantis, gastronômicas e esportivas. E o melhor: tudo de graça (veja a programação completa aqui). Na área dos conhecimentos voltados para a saúde, bem-estar e autoconhecimento, mais de 30 espaços de yoga e práticas zen se uniram ao festival para oferecer aulas gratuitas à população. Este é o destaque da Agenda Positiva desta semana, que traz ainda outras atividades gratuitas de saúde no Rio de Janeiro. Confira:

Um roteiro de atividades de saúde e bem-estar

Durante a Virada Sustentável Rio, que acontece até domingo, haverá aulas ao ar livre em locais como Quinta da Boa Vista, Arcos da Lapa, Praia de Copacabana, Museu do Meio Ambiente, Parque das Figueiras, Casa de Cultura Laura Alvim e Fundição Progresso. As atividades zen estarão também em feiras como a Feira Orgânica do Leme, Vida Liberta, Desapegue-se (que está comemorando 10 anos), Veg.Holi e Com.Unidade.

Durante o festival as pessoas poderão conhecer diversas terapias e práticas de bem-estar, como vivências holísticas, meditação, yoga e atividades de consciência corporal. A ação “Yoga de Portas Abertas” formou uma grande rede de profissionais espalhados por toda a cidade. Ao todo são mais de 40 aulas de yoga gratuitas espalhadas pela cidade.

No dia 9, sábado, acontece mais uma edição da Wake, primeira festa matinal do Brasil, uma celebração que reúne música, dança, yoga, meditação e gastronomia saudável. A festa será na Casa de Cultura Laura Alvim, às 8h30. Já o projeto “Mais yoga por favor” se junta à Virada Sustentável e promove aulão no sábado, às 9h, em frente ao Palaphita da Lagoa. Para participar, basta levar seu tapetinho ou canga.

Na Lagoa, no Parque das Figueiras, juntamente com programação musical e cultural, haverá três espaços ao ar livre dedicados às atividades de bem-estar e autoconhecimento, que funcionarão no sábado e no domingo, das 9h às 18h. Entre as atividades oferecidas estão meditação guiada, Awaken Love Yoga, workshop de Ho’oponopono, Body Talk, atendimento de cura prânica, Danças Circulares, entre outras.

Intervenção ambiental nas Barcas

A unidade do Sesc Niterói realiza Intervenção ambiental nesta sexta-feira, dia 8 de junho, na CCR Barcas. Das 8h às 11h, a ação ocorrerá no lado Arariboia e, das 16h às 19h, no lado Praça XV. Educadores percorrerão o espaço se utilizando de linguagem poética para abordar questões negativas e positivas em relação ao cuidado com o meio ambiente. Com isso, o público alvo é convidado a se sensibilizar e repensar situações corriqueiras de forma mais positivapara o espaço no qual estamos inseridos.

Sesc RJ, reforçando sua responsabilidade socioambiental, leva no mesmo dia o melhor da sua programação também ao Largo da Carioca, no Centro do Rio, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com mais de 40 atividades gratuitas. Neste ano, a instituição aderiu ao movimento Virada Sustentável e inclui em todas as suas unidades da capital e do interior do estado uma programação relacionada ao movimento.

Prevenção às drogas para crianças em comunidade

Especializada em dependência química, a Clínica Jorge Jaber é a responsável por realizar prevenção ao uso de drogas na intervenção social deste sábado (9) na Praça Seca, Jacarepaguá. Estima-se que 12 mil crianças e adolescentes – 30% das 40 mil pessoas esperadas na Vila Olímpica da Praça Seca – poderão ser atingidas pela ação educativa. A ideia é usar a arte para debater com as famílias o conceito da palavra ‘droga’, mostrando a diferença entre os significados de ‘remédio’ e de ‘veneno’.

Palestra orienta como acolher uma pessoa no processo do luto

“Você precisa ser forte”, “Calma, vai passar!”, “Era para ser assim”. Para uma pessoa que acabou de perder um ente querido, os comentários podem provocar mais tristeza e até revolta. O alerta é da assistente social Márcia Torres, coordenadora da campanha A Vida Não Para, que presta apoio gratuito a enlutados. Na próxima quarta (13), a profissional vai realizar a palestra Como ajudar a pessoa enlutada?, que dará dicas de como agir para ajudar o próximo no momento da despedida.

A campanha A Vida Não Para é uma parceria do Crematório e Cemitério da Penitência com o grupo Amigos Solidários na Dor do Luto-RJ e acontece quinzenalmente, sempre as quartas, às 9 horas, na capela histórica do cemitério, que fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no bairro do Caju. A cada encontro é tratado um assunto relacionado ao luto, as suas consequências e a elaboração. A campanha A Vida Não Para tem como padrinhos a atriz Cissa Guimarães e o técnico de futebol Abel Braga.

Dia da Cardiopatia Congênita terá caminhada em Copacabana

Dia 12 de junho foi adotado, no Brasil, como Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Hoje a malformação é responsável por 40% dos óbitos por anomalia congênita em bebês com menos de um ano.  Para lembrar a data, o Grupo Perinatal, em parceria com ONGs, Associações e Sociedades, irá realizar, no próximo dia 17 de junho, a Caminhada pela Conscientização da Cardiopatia Congênita. A ação contará com a presença de profissionais da área de saúde, além de representantes da ONG Pequenos Corações, SOPERJ (Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro), SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) entre outros. O evento terá como ponto de encontro o Hotel Copacabana Palace e a concentração se inicia às  9h.

EVENTOS TÉCNICOS

Inteligência artificial nos cuidados com a saúde

‘O Impacto da Tecnologia e da Análise de Dados na Saúde’ é o tema da próxima edição do Café no Copa, que acontece nesta sexta-feira (8), às 8h, no Centro de Treinamento Edson Bueno (Americas Medical City, na Barra da Tijuca). O evento contará com a participação do palestrante americano Alex Turkeltaub, cofundador e CEO da Roam, empresa voltada a oferecer medicina personalizada para todos. Também participam Flávio Alvim, cardiologista do Hospital Samaritano Botafogo e CEO da empresa de tecnologia médica NetHeal Plataform; Henry Sznejder, pneumologista e gerente de Dados Clínicos e Inteligência Artificial da Amil; e Romeu Côrtes, radiologista e presidente do Conselho do Grupo Dasa, que, recentemente, assinou acordo com o centro de inteligência artificial criado pelos dois maiores hospitais da Universidade de Harvard.

Simpósio sobre reprodução nos 30 anos da Clínica Dale

A Clínica Dale, centro de reprodução mais antigo em atividade no Brasil, comemora 30 anos com a marca de 4 mil nascimentos através de fertilização in vitro. Luiz Fernando Dale, diretor da clínica, foi o responsável pelo primeiro bebê de proveta no Rio de Janeiro, em 1989. E para celebrar, a Clínica Dale realiza, no dia 8 de junho, um simpósio no Prodigy Hotel Santos Dumond direcionado a médicos ginecologistas, onde serão abordados temas essenciais na área de reprodução. As inscrições para o evento podem ser feitas através do e-mail inscricao@clinicadale.com.br.

EM SÃO PAULO

Maconha no combate à epilepsia

O 37º Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia contará com a presença da médica Rima Nabbout, professora de Neurologia Pediátrica na Universidade Paris-Descartes, diretora do Centro Nacional Francês Para Epilepsias Raras no Hospital Infantil Necker. Líder de um grupo de pesquisa no Inserm U1129 dedicado à “epilepsia na infância e plasticidade cerebral’, ela participa do Simpósio “O canabidiol e a necessidade do desenvolvimento de medicamentos órfãos para o tratamento de epilepsias raras”, que acontece no dia 7 de junho, às 17h, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

O foco será o delineamento das epilepsias raras da infância e melhoria da metodologia e indicações de terapias antiepilépticas não farmacológicas em epilepsias infantis, como o canabidiol. A palestrante é convidada da HempMeds® Brasil, subsidiária do grupo americano Medical Marijuana, Inc. e primeira empresa autorizada pela Anvisa a importar um produto à base de canabidiol ao Brasil.

Da Redação, com Assessorias

ATITUDE SUSTENTÁVEL

Atitude Sustentável: as Boas Ações da Semana do Meio Ambiente

Atitude Sustentável: por oceanos e mares sem mais plástico

Atitude Sustentável: brasileiro desperdiça 76 milhões de toneladas de lixo

Atitude Sustentável: 7 dicas para combater o aquecimento global

Atitude Sustentável: consumo consciente na pauta de grandes eventos

Atitude Sustentável: Rio mais zen até domingo

Atitude Sustentável: Rio adere à Marcha pelos Oceanos

Atitude Sustentável: por que o brasileiro é apático a temas ambientais?

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.