Rio prorroga medidas para isolamento até dia 30

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Na segunda-feira (13), o governador Wilson Witzel prorrogou até o dia 30 de abril as medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus.  De acordo com o decreto 47.027, ainda há a necessidade de manter a situação de emergência no estado do Rio de Janeiro por conta do número crescente de casos da Covid-19.  Witzel ressaltou a importância do isolamento social para evitar uma explosão de casos em território fluminense.

O mundo todo passa por um momento de reflexão. Se tivéssemos em mãos testes e condições de liberar aquelas pessoas que não estão contaminadas ou que já estão imunizadas, seria o melhor dos mundos. Mas temos que explicar para a população que não podemos fazer isso. Exatamente por não termos esta condição de colocar em quarentena quem efetivamente precisa ser colocado, todos temos de estar, exceto aqueles que estão em serviços essenciais. Se não for assim, teremos um pico elevado de contaminação e, sim, choraremos muitas mortes. Estamos clamando para que as pessoas fiquem em casa e, de forma muito lenta, iremos autorizar algum tipo de abertura da atividade econômica”, disse o governador na segunda-feira.

Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde, acredita que é necessária a mobilização de todos para superar o desafio. “Tão importante quando os leitos que serão disponibilizados e o recurso aplicado, é o simbolismo da união em torno de uma causa nobre: salvar vidas. A solidariedade, tão características entre nós, precisa ficar clara nesse momento. Faço, mais uma vez, um apelo para que as pessoas fiquem em casa. Você se protegerá e também a quem ama”, afirma.

O que abre e o que fecha – Ficam mantidas até 30 de abril medidas como o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e a suspensão da realização de eventos esportivos, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado. Também seguem suspensos o funcionamento de cinemas, teatros e afins. Academias, centros de lazer e esportivos e shoppings também devem permanecer fechados e a população também não deverá frequentar praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes.

Somente serviços essenciais (supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, hortifrutis, farmácias, lojas de conveniência) devem permanecer funcionando, mas sem deixar de lado as medidas de segurança para evitar aglomerações. Em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos. Os demais tipos de comércio terão que realizar atendimento em domicílio.

HIGIENIZAÇÃO EM COMUNIDADES

A Comlurb – empresa de limpeza pública do Rio – fez nesta segunda-feira (13/04) serviços de higienização para combater a pandemia do novo coronavírus em mais comunidades das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. A medida garante continuidade à ação iniciada na última quinta-feira (9), na Rocinha, e que já atendeu a mais de 50 comunidades.

As equipes iniciaram o trabalho na manhã desta segunda-feira, na Comunidade do Andaraí, na Zona Norte, com o auxílio de equipamentos de limpeza como caminhões-pipas e pulverizadores. Na Zona Sul, 46 garis atuaram com 10 pulverizadores, quatro moto-bombas lava-jato, quatro caminhões-pipa na Rocinha, Chapéu Mangueira, no Leme, Pavão Pavãozinho, entre Ipanema e Copacabana.
Já na Zona Oeste, os serviços de higienização foram feitos em Rio das Pedras, Jacarepaguá, com 20 garis usando com dois pulverizadores e um caminhão-pipa.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!