Rio recebe Congresso Mundial de Medicina do Esporte

Este é o destaque da Agenda Positiva desta semana. Veja ainda palestra sobre alimentação de pacientes internados, festival mundo saudável em supermercado e semana da economia afetiva

Redação
medicina-esporte

O Rio de Janeiro recebe o 35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Hotel Windsor Barra, localizado na orla da Barra da Tijuca. Mais de 180 médicos e especialistas convidados participarão de mesas de debate para mais de 1.500 profissionais e estudantes da área da saúde.

Este ano, o Congresso reunirá temas que abrangem o universo esportivo em um panorama global, entre eles, a vida ativa do atletas de alto rendimento e amadores, sedentarismo, prevenções de lesões e traumas, nutrição, doping, genética e sua influência em cada indivíduo, métodos para quebrar recordes em maratonas e o futuro dentro do universo esportivo para os transgêneros.

Um dos destaques do evento será a presença de algumas das principais entidades esportivas e governamentais como os Ministérios do Esporte, Saúde e Cidade (planejamento urbano), COB, COI, CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).Associações Brasileiras e OMS (Organização Mundial da Saúde), além de especialistas de outras instituições nacionais e internacionais. O intuito é debater sobre como o Brasil pode desenvolver estratégias para combater o sedentarismo e desta forma melhorar a qualidade de vida da população.

Com a proposta de estimular e incluir estudantes da área, o evento promoverá um concurso dinâmico, a Batalha das Ligas Acadêmicas em Medicina do Esporte, com perguntas sobre os temas abordados no Congresso, no qual as equipes precisarão trabalhar em conjunto para responder. A melhor performance de resultados ganhará prêmios e um troféu. Serão 11 universidades inscritas.

Palestra sobre jejum para pacientes internados

Em comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto), a Casa de Saúde São José vai promover, no dia 10 de setembro, uma palestra gratuita sobre o tema “Abreviação do Jejum”. O objetivo é debater um novo protocolo que defende que a recomendação de jejuns rígidos e prolongados para pacientes internados em hospitais está destinada a ser uma prática defasada, já que é necessário apenas que o paciente esteja de estômago vazio.

Para conversar sobre o assunto, a Casa de Saúde São José convidou o Vice-Reitor e Professor Titular do Departamento de Clinica Cirúrgica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dr. José Eduardo Aguilar Nascimento, que falará sobre “Projeto Acerto: Mais de uma década abreviando o jejum perioperatório”. Participará ainda a nutricionista Diana Dock Nascimento, que é Mestre em Gastroenterologia e Nutrição pela UFMT, e vai abordar o tema “Jejum pré-operatório com bebidas contendo carboidrato e fonte nitrogenada”.

O evento será às 15h, na Casa de Saúde São José (Rua Macedo Sobrinho, 21 – Humaitá/ Rio de Janeiro). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail flavia.carvalho@cssj.com.br.

Festival Mundo Saudável em supermercado carioca

A rede carioca de supermercados Prezunic promove até o dia 16 de setembro o Festival do Mundo Saudável. Com uma programação repleta de atividades, o evento vai abordar temas como os benefícios dos produtos orgânicos, a alimentação sem lactose, os diferenciais dos produtos integrais, light e sem glúten, além da alimentação zero açúcar. Uma nutricionista e uma chef de cozinha especialistas em alimentação fitness vão comandar as ações em dez lojas da rede, com preparo e degustação de receitas saudáveis.

Durante todo o festival, mais de 200 itens do setor Mundo Saudável estarão com descontos. De acordo com Lorena Santos, gerente de Marketing do Prezunic, além de proporcionar uma melhor experiência de compra desses itens para os clientes da rede, a iniciativa tem por objetivo incentivar melhores hábitos de alimentação.

Cozinheira de alta gastronomia, Flávia Werneck atua como chef e tem ampla experiência em grandes eventos. Luiza Trielle é nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em alimentação fitness. As ações acontecem de 5 a 15 de setembro nas lojas Ilha, Barra, Botafogo, Pechincha, Méier, Campo Grande, Recreio, Jauru, Freguesia e Nilópolis.

Economia afetiva é tema de evento no Rio

A Semana de Economia Afetiva da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, traz este ano palestras e oficinas gratuitas com instituições inseridas no contexto da Economia Afetiva e cujos trabalhos possam servir de inspiração para o desenvolvimento sustentável e consciente. Entre elas estão Lola Cosmetics, Beelieve, Zerezes, La Fruteria e Ahlma. Além das empresas, o evento oferece um workshop sobre Negócios Sociais com o professor da ESPM-Rio, Rodrigo Carvalho, aos interessados em se aprofundar no tema.

Os encontros acontecem de 11 a 13 de setembro, das 14h às 16h30, na ESPM da Rua do Rosário, 90. O evento é gratuito e para participar do workshop é solicitado um quilo de alimento não perecível, para a ONG Cáritas Brasileira, entidade que defende os direitos humanos, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. As inscrições para a Semana de Economia Afetiva da ESPM-Rio podem ser realizadas através do site www.espm.com.br/economiaafetiva

Durante a programação acontece um bazar social com as marcas sustentáveis EcoArte e Tecendo Arte Carioca, das empreendedoras Cristina Santana e Regina Pontes, respectivamente, e onde elas receberão seus materiais de merchandising – embalagem, cartão de visita, banner e móbile – criados pelos alunos do núcleo acadêmico Studio D e da ESPM Social. As empreendedoras fazem parte da ONG Asplande (Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento), parceira da ESPM Social para incentivar o empreendedorismo social e a economia solidária.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.