Rio terá mutirão de cirurgias plásticas gratuitas

Serão mais de 200 procedimentos realizados no mesmo dia em pacientes que já estejam na fila de regulação do estado.

Redação

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial dos países que mais realizam cirurgias plásticas e só perde para os Estados Unidos. Cidade que ostenta o título de campeã brasileira em cirurgias plásticas, o Rio de Janeiro recebe esta semana alguns dos principais nomes desta especialidade em todo o mundo.

Com 53 anos de experiência, o simpósio de cirurgia plástica mais tradicional do mundo – Baker Gordon – sai dos EUA e chega ao Brasil em evento inédito. O Baker Gordon in Rio acontecerá no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, de 31 de julho a 3 de agosto e terá um programa científico com referências internacionais.

O evento acontece durante a 38ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do RJ (SBCP). Para abrir a programação, nesta terça-feira, dia 30 de julho, a entidade promoverá um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras em hospitais credenciados pelo órgão.

Serão mais de 200 procedimentos realizados no mesmo dia em pacientes que já estejam na fila de regulação do estado. Esse número representa o triplo das cirurgias feitas em um dia normal. O mutirão envolverá 18 tipos diferentes de serviços que serão feitos por médicos membros da SBPC, com a ajuda de residentes. Entre os procedimentos mais comuns estão a redução de mama; a remoção de tumores de pele; cirurgias em sequelas de traumas e queimaduras; e infantis como otoplastia e lábioleporino.

O encontro do Rio é reconhecido como um marco em apresentações de novos procedimentos, principalmente em cirurgias estéticas. A Jornada vai promover palestras e debates sobre tendências do segmento e reunir alguns dos maiores especialistas do ramo no mundo, que irão apresentar tendências e transmitir cirurgias ao vivo, diretamente do Hospital da Plástica de Botafogo. 

No cronograma estarão workshops, painéis e sessões interativas. Dentre os assuntos que serão abordados, o evento apresentará novidades em procedimentos para pálpebras, reconstrução de mama com tecidos adiposos (gordura), lipoaspiração de alta definição, entre outros.  Durante a jornada acontecerão mesas redondas, conferências, mesas de defesa profissional e de assuntos polêmicos em cirurgia também estarão disponíveis para todos, além de oportunidades especiais de networking.

O evento também contará com exposição comercial com as melhores empresas do segmento e programação social variada com destaque para o “presidential dinner no Golden Room do Copacabana Palace”, um jantar especial para promover a integração entre os participantes e palestrantes. O evento tem a frente o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro – SBCP RJ, André Maranhão, que também é membro de instituições como a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, entre outros.

Presenças internacionais confirmadas

James Stuzin – Americano, ele é um dos maiores especialistas em cirurgias plásticas estéticas do mundo, reconhecido por promover discussões aprofundadas e moderações sem paralelo de assuntos em voga do universo da cirurgia plástica, com mais de 100 artigos citados em revistas específicas – será o mestre de cerimônias do evento.

Rod Rohrich – Renomado médico americano, responsável pelo curso Dallas Rhinoplasty e editor chefe da revista Plastic Reconstructive Surgery. Ele foi reconhecido como um dos cirurgiões plásticos mais influentes na última década por seu trabalho inovador. Tem mais de 700 artigos publicados e já ensinou técnicas de rinoplastia para mais de 6 mil profissionais de todo o mundo.

Steven Fagien – Um dos principais cirurgiões oculoplásticos do mundo, o americano é dedicado à cirurgia estética de pálpebras, que construiu sua reputação ao desafiar técnicas tradicionais e desenvolver avanços de ponta, que se tornaram referência para uma variedade de procedimentos. Autor de mais de 300 publicações em revistas especializadas, escreveu seu próprio livro-texto sobre Cirurgia Plástica Oculoplástica e fez mais de 1.000 apresentações sobre suas técnicas e melhores práticas para cirurgiões em todo o mundo.

Alfredo Hoyos – O especialista colombiano criou a lipo de alta definição e outras técnicas avançadas em contorno corporal. Com uma abordagem dinâmica, ele tem diversos artigos científicos que discutem inovações e novas tecnologias que trabalham no contorno corporal. Ele marcará presença em uma tarde de imersão em conhecimentos cirúrgicos e debate sobre os prós e contras dessa técnica.

Fonte: SBPC-RJ, com Redação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.