Rock in Rio terá encontro entre doador e receptor de medula óssea

Ação quer incentivar doadores de medula óssea a atualizarem seu cadastro no Redome

medula

Um encontro entre doador e receptor de medula óssea promete emocionar quem assistir ao show da banda Jamz no palco District neste sábado, entre 17h e 18h30, no Rock in Rio. A ação marca o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e pretende incentivar os brasileiros a se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome/ Inca). Uma ação realizada no estande do projeto Pró-Medula no Rock in Rio vai lembrar a importância da atualização de cadastro ao público durante o evento. A iniciativa é fundamental, já que 30% dos doadores em potencial que apresentam compatibilidade com algum paciente não são encontrados.

O contato com o doador na fase final de busca representa um grande desafio para registros de todo o mundo, já que muitos doadores estão cadastrados há mais de 20 anos. Por esse motivo, é fundamental que pessoas já inscritas informem o Redome em casos de alteração de qualquer dado fornecido no momento do cadastro, como telefone, endereço, e-mail etc. Estas informações atualizadas garantem que, uma vez vencido o desafio da compatibilidade, pacientes do Brasil e de outros países não sejam impedidos de realizar o transplante porque seu doador não foi encontrado.

A iniciativa que será realizada durante o Rock in Rio é uma parceria entre Redome e Pró-Medula. A estátua do Cristo Redentor será iluminada de laranja a partir das 19h de sábado. A ação marca a parceria entre o Redome/Inca, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea. A entidade tem projetos para auxiliar pacientes que necessitam do transplante de medula. Saiba como se tornar um doador de medula óssea.

Campanha em 52 países

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado sempre no terceiro sábado de setembro e foi criado pela World Marrow Donor Association (WMDA), que reúne os registros de medula óssea de 52 países. O objetivo da campanha internacional é que os apoiadores da ação publiquem fotos em suas redes sociais usando as hashtags #thankyoudonor e #wmdd2017, divulgando a importância da doação de medula óssea.

O Brasil é o único país da América Latina a comemorar a data e realiza uma campanha sempre voltada para a importância da atualização dos cadastros. No último ano, o país venceu o Grand Prize WMDD 2016 de melhor campanha realizada, concorrendo com mais de 40 nações.

No Brasil, o Redome foi criado em 1993 e é coordenado tecnicamente pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Fundação do Câncer para realizar as operações. O Banco é o terceiro maior do mundo e já possui mais de quatro milhões de doadores cadastrados. Os doadores podem atualizar seus cadastros pelo site redome.inca.gov.br

Fonte: Inca, com redação

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais