Roda de conversa discute envelhecimento a partir da arte

gil

“Ela mandou arrancar quatro pedacinhos do meu coração / Depois mandou examinar os quatro pedacinhos / Um para saber se há um depósito de proteínas esquisitas lá / Um para saber se as pequeninas são assassinas e podem matar / Um para saber se estou curado com os remédios que ela me deu / Um pra saber se estou errado de ter juntado meu destino ao seu”, compôs Gilberto Gil, na música criada para homenagear sua cardiologista, após um período de muitas internações, para tratar – além do problema no coração – de uma insuficiência renal.

A canção que o cantor e compositor escreveu para a médica que fez uma biópsia nele no ano passado é uma das obras que serão lembradas na roda de conversa ‘Envelhecimento na Literatura’, que a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove neste sábado, dia 8 de julho, das 10h às 13h, no Humaitá, Zona Sul do Rio.

O evento traz trechos de livros, músicas e outras formas de expressão da arte para discutir o processo natural a todo ser humano que é o envelhecer. As organizadoras, Maria Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Gomes Soares e Miriam F. Fainguelernt, psicanalistas da SBPRJ, selecionaram algumas obras que darão o tom do bate-papo, mas o público também pode levar suas sugestões e chegar para conversar.

Entre as obras pré-selecionadas que servirão de ponto de partida para a conversa estão trechos dos livros ‘A Máquina de Fazer Espanhóis’, de Walter Hugo Mãe, e ‘A Solidão dos Moribundos’, de Norbert Elias; o conto ‘Ruído de Passos’, de Clarice Lispector; o poema ‘Retrato” de Cecília Meireles’; além de versos da música ‘Envelhecer’, de Arnaldo Antunes, e da canção criada por Gil.

O encontro será na sede da SBPRJ, na Rua Davi Campista, Humaitá. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou pelos telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A atividade faz parte de um grupo de estudos existente na SBPRJ sobre envelhecimento. A participação é gratuita.

Fonte: SBPRJ, com redação

Veja aqui a música criada por Gilberto Gil para sua cardiologista

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais