Boas Ações: sábado é dia de doar alimentos

Dia Nacional da Coleta de Alimentos recolhe doações para o Mesa Brasil. Steffen doa cadeiras de rodas para a ONG One by One

Mesa Brasil
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Neste sábado, 10 de novembro, acontece em todo o país o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. A ação idealizada pela Companhia das Obras (CdO), organização não governamental criada na Itália, acontecerá em 56 cidades, de 14 estados brasileiros, e conta com diversos parceiros em todo o país. Entre eles está o Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício de alimentos.

Esta será a 13ª edição da Coleta, que em doze anos arrecadou 1.346 toneladas de alimentos, contando com o trabalho de 58 mil pessoas. Os voluntários se concentram durante todo o dia na entrada de supermercados parceiros, convidando os clientes a doar alimentos não perecíveis. No final do dia, os itens são recolhidos por bancos de alimentos cadastrados, que os distribuem às instituições assistidas.

Durante a campanha, o Mesa Brasil Sesc disponibilizará infraestrutura logística para a entrega e distribuição dos alimentos recolhidos, além de voluntários ligados ao programa.  A data mobilizará cerca de 6 mil voluntários, em 260 pontos de coleta. Os locais para doação podem ser conferidos no site www.coletadealimentos.com.br .

O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. A dimensão educativa é um diferencial do programa que promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras. De janeiro a setembro, o projeto atendeu 5990 entidades e realizou 4142 ações educativas, atendendo, diariamente, 1,4 milhões de pessoas em todo o país com a complementação de refeições.

Ação para promover tratamento da fissura labiopalatina

Neste sábado (10), às 15h, a Escola Parque, na Barra da Tijuca, receberá Luiza Pannunzio, da rede As Fissuradas, que apoia e promove ações e políticas públicas que melhoram a situação do tratamento da fissura labiopalatina, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Luiza promoverá a leitura da peça “O Menino que Não Sabia Chorar”, inspirada em seu livro homônimo que conta a história de Bento, seu filho, que nasceu com fissura labiopalatina e cursa a educação infantil na Escola Parque Barra. A apresentação é gratuita, aberta ao público e terá a presença de Marcos Caruso, sogro de Luiza e avô de Bento, Thiago Fragoso, Samara Filipo e Carlos Bonow.

A parceria da Escola Parque com As Fissuradas visa aumentar a conscientização para a causa da fissura labiopalatina e ajudar na alimentação de bebês em tratamento com a arrecadação de fórmulas lácteas (Fortini, Aptamil Premium 1 e 2, Nan Comfort 1 e 2) para os pacientes atendidos pela ONG Smile Train no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC). A campanha de coleta é aberta ao público nessa ação, que pode doar os leites especiais no dia da peça. A Escola Parque pretende dar continuidade a esse projeto em 2019.

Meninos de Luz (RJ) e WWF-Brasil entre as 100 melhores ONGs do país

Premiação 100 melhores ONGs - Solar Meninos de Luz - Guilherme Maltaroli
Guilherme Maltaroli, coordenador executivo do Solar Meninos de Luz, recebeu a premiação em São Paulo (Foto: Divulgação)

ong-escola Solar Meninos de Luz, que atende crianças e jovens das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, foi eleita uma das 100 melhores organizações não-governamentais (ONGs) do Brasil, dentre as 1.700 que concorreram na segunda edição do Guia Melhores ONGs.

O prêmio foi divulgado na noite da última quinta-feira (1), em cerimônia realizada em São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Parque do Ibirapuera. O WWF-Brasil recebeu prêmio de melhor ONG do Brasil na categoria meio ambiente.

O ranking é definido após serem avaliadas as práticas organizacionais, boa governança e transparência voltadas à sociedade. São avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país.

Com esse trabalho, o Instituto Doar e a Rede Filantropia estimulam a melhoria contínua da gestão das entidades e criam espaços de visibilidade para ONGs encontrarem mais doadores. Para o processo seletivo, a organização conta com o apoio do CEAPG/FGV e da Junior Pública.

Com 34 anos de existência, o Solar Meninos de Luz é uma organização civil e filantrópica que promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades de Copacabana. As 430 crianças de 3 meses até os 18 anos de idade permanecem no Solar do Berçário ao Ensino Médio, ingressando em universidades e bons empregos.

O trabalho do ranking vem com o objetivo de identificar aquelas que realizam as melhores práticas organizacionais, de boa governança e transparência para a sociedade, entre outras. Isso seria importante para dar destaque àquelas que realizam os melhores trabalhos dentro de um universo de 300 mil ONGs no Brasil.

Steffen doa cadeiras de rodas para a ONG One by One

Cadeira de rodas Steffen

A Steffen fez parceria com a ONG One by One para doações de cadeiras de rodas. A ONG carioca tem como meta proporcionar mobilidade para crianças de baixa renda com necessidades especiais, e uma das importantes fontes de renda vem do recolhimento de lacres das latas de alumínio de bebidas.

A Steffen mantém uma campanha ativa junto a sua base de clientes e oferece os recipientes que divulgam o trabalho da ONG, que já doou mais de 900 cadeiras. Mais importante, a Steffen utiliza sua frota para recolher esses lacres junto aos clientes que se tornam postos de coleta de lacres.

Bolsas de R$ 2,5 mil para alunos de escolas públicas de Santa Cruz

Alunos de dez colégios estaduais de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, vão concorrer a 60 bolsas de R$ 2.500, através do programa Reconhecimento Ternium Educação. A iniciativa da siderúrgica visa valorizar os estudantes que tiveram melhor desempenho em 2018 e estimular os demais para os próximos anos.

Esta semana, um convênio foi assinado com a Secretaria de Estado de Educação. Cerca de 8 mil estudantes poderão se inscrever até 10 de dezembro, por intermédio do site www.terniumeducacao.com.br, que apresenta os critérios para a participação.

Oceanos Sustentáveis no Museu do Amanhã

Na próxima terça e quarta-feira, 13 e 14 de novembro, será realizado o seminário “Oceanos Sustentáveis – Uma onda de inovação”, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá. O evento terá painéis sobre produção sustentável de alimentos, combate à presença de plástico nos oceanos, soluções de energia renovável e a biodiversidade do oceano.

O evento vai reunir pesquisadores e profissionais das indústrias norueguesa e brasileira para apresentar e debater projetos de pesquisa e inovação, com foco no gerenciamento de oceanos.

Da Redação, com Assessorias

.

.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!