Saiba como se inscrever em cursos de saúde online e gratuitos

Com mercado aquecido após a construção de hospitais de campanha e novos leitos de UTI, Senac e Unati abrem vagas para cursos gratuitos

Redação
Foto: Pixabay

A pandemia tornou evidente o déficit das profissões de saúde no Brasil. Hospitais passaram a buscar profissionais, ampliando o quadro de funcionários, enfermarias foram transformadas em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), foram construídos hospitais de campanha e houve a necessidade de elaborar protocolos e investir em atualização profissional com rapidez.

Para atender a estas necessidades do mercado, o Senac São Paulo disponibiliza cinco novos cursos gratuitos na área da saúde: Assistência de Enfermagem na Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico, Eletrocardiograma: realização e interpretação de traçados, Medidas de Biossegurança e Precauções de Isolamento na Assistência à Saúde e Promoção e Incentivo e Manejo do Aleitamento Materno.

Não há necessidade de pré-requisitos para fazê-los. No novo normal e a consequente retomada, muitas questões surgem. A dica é fazer os cursos rápidos online gratuitos e preparar-se para um segundo semestre com formações adaptadas. Serão oferecidos cursos como Assistência Multidisciplinar na Terapia Intravenosa, Cuidados Paliativos: abordagem multiprofissional e Assistência Multiprofissional em Oncologia. Inscrições e mais informações aqui.

Cursos de extensão gratuitos na área de saúde

Mais de 7 mil pessoas estão inscritas nos quatro cursos de extensão na área da saúde oferecidos gratuitamente pelo Centro Universitário Internacional Uninter. As aulas foram elaboradas pensando em todos os profissionais que não podem aderir ao isolamento social e estão diariamente arriscando suas vidas, na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Cada curso tem carga horária de 60 horas, é gratuito e dá direito a certificado. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Confira a relação de cursos e o que cada um aborda:

– “Boas práticas em domicílio: Prevenção e convivência com o Coronavírus e outros microrganismos” – Os participantes conhecerão quais as medidas e as ações que as pessoas devem realizar em suas casas para evitar a contaminação e disseminação do vírus e outros microrganismos.

– “Boas Práticas na manipulação de alimentos” – Aborda diferentes itens exigidos pela legislação atual para os serviços de alimentação e auxilia os profissionais na elaboração ou atualização do seu Manual de Boas Práticas de Manipulação de alimentos, manual este, exigido pela Vigilância Sanitária.

– “Emergências Respiratórias: Ventilação Artificial” – Tem como foco atualizar acadêmicos e profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, médicos e enfermeiros) dos conhecimentos necessários ao manejo do paciente em situação de emergência das vias aéreas.

– “Boas Práticas Farmacêuticas frente a Pandemia do Coronavírus” – tem como objetivo demonstrar aos farmacêuticos, práticas que podem ser adotadas para minimizar o risco de transmissão do coronavírus e também repassar orientações sobre a doença.

Produção e doação de álcool – Professores da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da instituição se reuniram em abril, para produzir álcool 70% no laboratório de microbiologia. Foram preparados frascos exclusivos para doação. Também já foram doadas máscaras para funcionários da Secretaria da Saúde e para a Guarda Municipal.

Rio prorroga campanha de doação de sangue LGBTI 

Devido ao sucesso, a campanha ‘Sangue LGBTI também salva vidas’, realizada em três hospitais públicos do estado na semana passada, será estendida até o dia 31 de julho no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Além disso, o Hemolagos, o Hemocentro da Região dos Lagos, em Cabo Frio, aderiu à campanha e estará participando até o dia 29.

Em uma semana, a campanha obteve 169 doações no Hupe; no Hospital São João Batista, de Volta Redonda; e na Santa Casa de Barra Mansa. Apenas no Hupe foram 94 doadores – mais que o dobro no mesmo período do ano passado. Além de ampliar o tempo de duração da campanha, o Hupe e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que promove a ação, fecharam uma parceria para a capacitação dos funcionários do seu banco de sangue para que estes prestem o melhor atendimento a essa nova parcela da população que começou a doar agora.

Banco de Sangue Herbert Viana
Hospital Universitário Pedro Ernesto
Horário: 8 às 15h*
Data: de segunda a sexta-feira, até 31/7
Endereço : Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 109 – Vila Isabel – Rio de Janeiro
*Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (21) 2868 8134.

Hemolagos (ao lado do Hospital Santa Isabel em Cabo Frio)
Horário: 8 às 15h*
Data: de segunda a quarta-feira, até 29/7
Endereço: Rua Barão do Rio Branco 88 – Passagem – Cabo Frio
*Por conta do isolamento social, as doações deverão ser agendadas pelo telefone (22) 99774-7988

Dia dos Avós: Rio debate preconceito contra os idosos

A ONU projeta que o número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – aumentará de 962 milhões (2017) para 1,4 bilhão em 2030. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões. No meio empresarial, a presença da terceira idade é muito expressiva. Pessoas com 55 anos ou mais representam cerca de 25,5% dos empreendedores do Estado do Rio de Janeiro e 23,3% do Brasil, segundo dados do PNAD de 2019.

Para preparar o setor de varejo  para atender a nova geração longeva de consumidores, o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio RJ realizam uma ação de apoio ao comércio para celebrar o Dia dos Avós (26 de julho) nos perfis do Sesc e Senac RJ no Facebook, Instagram e YouTube. Entre as ações que serão desenvolvidas pelo Sesc RJ de 15 a 24 de julho, destaque para a live sobre o tema Ageísmo, com o intuito de combater o preconceito contra os idosos e desmistificar a visão negativa sobre o envelhecimento.

A campanha começa na segunda (6) com uma programação de talks do Sebrae Rio e, na semana seguinte, de 15 a 24 de julho, pelos canais digitais do Sesc e Senac RJ, com abordagem lúdica voltada para interação e aprendizagem. Já o Senac RJ apresentará ao longo do mês conteúdo prático abordando temas como autocuidado, artes e tecnologia. O Sebrae Rio realizará eventos online sobre marketing digital, comportamento do consumidor, além de dicas e soluções para implementar nos segmentos de alimentos, beleza, moda e design/artesanato. Inscrições em https://bit.ly/2VDqY4j

Como desinfetar ambientais agora e no pós-pandemia

“O Que Você Precisa Saber Sobre Desinfecção de Ambientes Agora e no Pós-Pandemia”. Esse tema será abordado em duas lives realizadas, respectivamente, nos dias 7 e 8 de julho, das 17h às 17h40, transmitidas no Facebook da Americas 3K. A participação é gratuita. Durante o debate serão levantados temas como as medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser implementadas por profissionais e instituições saúde. No contexto da pandemia, as ações também podem ser aplicadas por outros tipos de estabelecimento. A proposta é discutir o que fazer para salvar vidas e evitar riscos desnecessários.

Na terça-feira (7), os convidados serão Pedro Mathiasi, médico infectologista e superintendente de proteção, qualidade e segurança do Hospital do Coração (HCor), e Rubens Covello, CEO do IQG Health Services Accreditation. Na quarta-feira (8), contará com a presença de Marcelo Boeger, consultor e gestor em hotelaria e Marcos Antonio Cyrillo, médico infectologista e diretor clínico do Hospital IGESP. Nos dois dias, a mediação fica a cargo da enfermeira Ellen Cardoso.

Eventos técnicos

Impactos da crise sanitária nas demandas judiciais de saúde

O impacto da crise sanitária nas demandas judiciais de saúde preocupa autoridades públicas e especialistas do setor. Em 2019, de acordo com o relatório Justiça em Números, foram ajuizadas 474.429 novas ações apenas com demandas relacionadas à saúde. Antes disso, pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) já havia identificado o avanço das demandas judiciais relativas à saúde: entre 2008 e 2017, houve um aumento de 130%.

A mediação dos conflitos tem sido apontada como um caminho eficaz para enfrentar esse desafio. Esse será o tema do webinar que a Justiça & Cidadania vai realizar na próxima quinta-feira (09/07), às 16 horas. O evento vai contar com a participação do ministro Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do desembargador Cesar Cury, presidente do Nupemec-RJ (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ); e do vice-presidente da Qualicorp, Pablo Meneses.

Uma das propostas mais avançadas é do TJRJ, que trabalha na criação de uma ferramenta de conciliação online para casos da área da Saúde. A plataforma, que promete resolver em até três horas conflitos entre clientes e operadoras na área de saúde complementar, será apresentada pelo desembargador Cesar Cury.
O webinar será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça & Cidadania no Youtube e o cadastro para receber um lembrete no dia do evento pode ser feito aqui .

Como entender os diferentes tipos de testes para o novo coronavirus

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) realiza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), o “Encontro Virtual de Sociedades Médicas”. A primeira parte ocorreu no dia 2 e as próximas serão dias 10 e 16 de julho, das 19h às 20h. As inscrições deverão ser feitas pelo site http://www.sbpc.org.br/ .

Com o tema Experts Minds! Juntos contra a Covid-19, o encontro tem como objetivo entender os diferentes tipos de testes para o diagnóstico do novo coronavírus. As apresentações terão os seguintes tópicos: Testes de Detecção Direta do SarsCov-2; Detecção de Anticorpos – IgA, IgM e IgG; Anticorpos totais; O que valorizar e como interpretar; O papel da Sorologia e do PCR no entendimento da Prevalência da Covid-19 no Brasil.

Os moderadores serão Wilson Shcolnik, presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), e Carlos Eduardo Ferreira, presidente da SBPC/ML. Os debatedores convidados são Alberto Chebabo, vice-presidente da SBI, e Sérgio Cimerman, diretor científico da SBI. O evento conta com patrocínio da Abbott e apoio da Abramed, ABIH, APMT, CBC e SBOC.

Workshop discute controle dos sintomas do câncer com nutrição

O cenário de isolamento social tem sido difícil para todas as pessoas. Mas este novo estilo de vida ganha um significado mais forte para pacientes em tratamento do câncer, que podem apresentar maiores dificuldades em conter os sintomas da doença. O que nem todo mundo sabe, é que existem estratégias para amenizar isso por meio da nutrição.
É o que afirma a nutricionista Fernanda Maniero, professora e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera Santana. Segundo ela, durante o período do isolamento social, pacientes oncológicos em tratamento podem sofrer uma piora em seus sintomas. Para falar do tema e dar dicas a esses pacientes, ela media nesta quarta (8), às 17h, um workshop ao vivo com o tema “Nutrição e Câncer: Estratégias para o controle de sintomas”.
Fernanda receberá duas nutricionistas convidadas Sheila Faria e Maria Claudia Spexoto. Ambas já trabalharam no Instituto do Câncer, atualmente são professoras universitárias e mestres no cuidado de pacientes em tratamento com Quimioterapia e Radioterapia .  O seminário é voltado não somente a pacientes, mas também a cuidadores, estudantes e profissionais das áreas da saúde que querem se aprofundar no tema. Os interessados em participar devem acessar a sala digital pelo link: http://encurtador.com.br/uwANW.

Webinar discute cirurgia metabólica em casos de doenças renais e diabetes

Os efeitos da cirurgia metabólica em pacientes com doenças renais e diabetes tipo 2 em estágio inicial será o tema de um webinar internacional. No dia 7 de julho, às 9 horas (horário de Brasília), o canal AIS transmitirá ao vivo este congresso on-line, organizado por três dos principais especialistas em suas áreas.

A cirurgia metabólica é uma opção para o tratamento do diabetes tipo 2. Até o momento, todos os ensaios clínicos randomizados anteriores tinham objetivos glicocêntricos. A nefropatia diabética é uma das principais complicações em pacientes com diabetes, e a albuminúria é uma proxy para eventos cardiovasculares e mortalidade. Além disso, a doença renal crônica diabética (DRC) é uma das principais causas de diálise e transplante renal.

Um estudo publicado recentemente descobriu que o bypass gástrico é tão seguro quanto o melhor tratamento medicamentoso e significativamente mais eficaz para alcançar a remissão de albuminúria e DRC em estágio inicial em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade (IMC 30 a 35). No seguimento de dois anos, a remissão de albuminúria e DRC em estágio inicial foi alcançada em 82% dos pacientes cirúrgicos, contra 55% (albuminúria) e 48% (DRC) em pacientes farmacoterapêuticos. A cirurgia foi tão segura quanto o melhor tratamento clinico. Esses resultados apontam para um novo paradigma de tratamento para reverter ou impedir a progressão crônica da doença renal em pacientes com diabetes e obesidade.

Os principais médicos da área, Ricardo Cohen (Brasil), Carel Le Roux (Irlanda) e Allon Friedman (EUA), farão uma revisão abrangente de outro marco no tratamento do diabetes e suas complicações, considerando A cirurgia metabólica como uma opção potencialmente melhor do que o tratamento clinico.

Treinamento em diabetes com especialistas em Endocrinologia

Por meio de uma plataforma virtual, médicos brasileiros poderão ter acesso a aulas gratuitas com os maiores especialistas em endocrinologia do Brasil. A iniciativa é oferecida pela Biomm, fabricante de medicamentos biotecnológicos responsável por trazer a insulina inalável para o país. O programa de acesso à educação continuada em diabetes pela Academia Afrezza será atualizada mensalmente e o público médico poderá acompanhar, gratuitamente, seus conteúdos.

Os módulos vão abordar diversos temas relacionados à prática médica na assistência de pacientes diabéticos, além da segurança, eficácia e estudos clínicos de Afrezza, insulina inalável que foi aprovada pela Anvisa em 2019 e, desde o início deste ano, está disponível nas redes de drogarias de todo o país para tratamento de diabetes dos tipos 1 e 2.

O próximo módulo será ministrado, ao vivo, em 23 de julho, pelo endocrinologista Freddy Eliaschewitz, presidente da Comissão de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes e diretor clínico do CPCLIN – Centro de Pesquisas Clínicas. A aula abordará os resultados da eficácia e a segurança pulmonar de pacientes diabéticos que fazem o uso da insulina inalável.

Os participantes poderão enviar suas dúvidas e comentários em tempo real, ao longo da transmissão, e consultar as gravações posteriormente, pelo computador ou celular. Os interessados em conhecer a programação completa da Academia Afrezza e se associarem à plataforma para ter acesso aos conteúdos exclusivos que serão disponibilizados nos próximos módulos, até o final de outubro, podem acessar o site http://www.academiaafrezza.com.br/ para realizar o cadastro.

Webinar sobre tratamento a pacientes oncológicos pediátricos

Em tempos de pandemia e preocupado com a segurança e bem-estar de pacientes, acompanhantes e colaboradores, o Hospital do GRAACC intensificou protocolos internos de segurança no atendimento, desenvolveu campanhas educativas, além da capacitação dos profissionais de saúde para o enfrentamento da Covid-19 nas rotinas diárias da instituição, que atende casos de alta complexidade em crianças, em tratamento oncológico, guiados por rigorosos padrões no controle de infecções.

Para compartilhar esses aprendizados, o Hospital do GRAACC realiza nesta segunda-feira, 6 de julho, entre 19h e 21h, o 1º webinar científico “Covid-19 e pacientes oncológicos pediátricos. O que precisamos saber?”. O evento é voltado a médicos intensivistas, oncologistas e infectologistas. “Vamos abordar como a doença ocorre e a resposta do organismo ao novo vírus, além de discutirmos quais as melhores opções de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no paciente oncológico”, esclarece Fabianne Carlesse, infectologista do Hospital do GRAACC e mediadora do evento on-line.
Para participar do webinar, basta acessar o link pelo Zoom: http://bityli.com/xUksi, ID: 765 1663 7473.
Com Assessorias