Saiba onde encontrar algumas das principais boas ações dessa pandemia

Site reúne iniciativas humanitárias e conteúdo científico sobre a Covid-19. Veja outras iniciativas que destacamos esta semana

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Alunos do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), orientados pelo professor Sérgio Lifschitz, criaram o site Sistema Online de Iniciativas e Doações (SOLID) com o mapeamento de ações humanitárias que estão atuando durante a pandemia do novo coronavírus, conteúdo científico e pesquisas a respeito de projeções da doença. O site reúne diversas instituições das mais variadas ações em um só lugar, com o objetivo é divulgar as iniciativas e facilitar a busca por aqueles que desejam contribuir e estimular a propagação de conteúdos confiáveis.

A ideia de criar uma rede de conteúdos auxiliadores surgiu no início da pandemia. Os desenvolvedores perceberam que todos os dias recebiam algum tipo de solicitação de doação, atividades colaborativas e conteúdos tecno-científicos sobre a Covid-19. Logo, o grupo avaliou que seria mais viável ter todas essas informações previamente checadas na mesma plataforma.

Atualmente o site conta com 24 iniciativas, sete fontes listadas como confiáveis e oito pesquisas científicas publicadas. Entre as iniciativas estão: SOS Favela, do setor de campanhas de arrecadação; Cestas Básicas – Luize e Patrícia Valente, da parte de rede solidária; a Fundação Oswaldo Cruz como uma das fontes confiáveis e o estudo “Tendências da evolução do Covid-19 no mundo”, na categoria de informações científicas.

Conseguir organizar essas informações no mesmo lugar é algo inspirador. A ideia não é fazer um site jornalístico, mas sim colaborativo! Aceitamos críticas e sugestões para que ele fique ainda melhor”, reforça o professor Sérgio Lifschitz.

Aplicativo lança serviço assinatura de doações para causas sociais

Carlos Menezes, João Moraes e Rafael Rodeiro, fundadores da Ribon (Foto: Divulgação)

Depois de revistas, televisão e streamings, o mercado de assinaturas amplia sua atuação e chega nas doações para caridade. A pioneira desse serviço é o aplicativo de doações Ribon, uma plataforma que permite com que milhares de pessoas doem diariamente para as melhores ONGs do mundo.

O serviço é feito por meio da assinatura de “pacotes de ribons”. Basicamente, o usuário assina um dos pacotes disponíveis na plataforma e passa a receber mensalmente uma determinada quantidade de ribons, que são as moedas virtuais usadas no aplicativo para fazer doações. Depois de receberem os ribons, os usuários podem doá-los para as quatro causas disponíveis na plataforma: nutrição infantil, saúde básica, água potável e medicamentos.

“Percebemos que as pessoas queriam fazer doações mais constantes. Fomos desenvolvendo testes até que chegamos neste modelo de assinaturas mensais”, relata Rafael Rodeiro, CEO da Ribon.

A partir de R$ 10,00 o usuário já pode assinar um pacote de 10.000 ribons. Com essa quantia, é possível doar 175 dias de fortificação alimentar, 100 dias de medicamentos, 35 dias de água potável e 25 dias de saúde básica para uma pessoa. O impacto pode ser ainda maior se levarmos em consideração as doações gratuitas que também são disponibilizadas na plataforma por meio de marcas patrocinadoras como a Malwee e o Clube de Turismo Bancorbrás.

O processo de doação é bem simples: cada usuário direciona seus ribons, sejam eles gratuitos ou pagos, para as 4 causas disponíveis no app. Estes são convertidos em dinheiro e o valor final é transferido para a The Life You Can Save – uma organização internacional que certifica as ONG’s mais eficientes do mundo – fazer a validação e distribuição do dinheiro doado.

“Eu assinei um pacote durante uma promoção e continuo até hoje por conta da transparência e facilidade de doar no aplicativo. É muito bom saber que, mesmo sendo um valor pequeno, minha ajuda faz a diferença na vida de muitas pessoas”, diz a assessora pedagógica catarinense Mariana Oenning, 29 anos, assinante Ribon. Nos próximos meses a plataforma pretende dobrar o número de assinantes lançando novas vantagens para esses usuários como relatórios semanais de doação, notícias especiais e várias outras exclusividades.

Para os fundadores da plataforma, o lançamento desse modelo de assinatura marca uma nova fase do empreendimento, não apenas por ser um novo modelo de monetização – que é um desafio comum no mercado de socialtechs, mas também por possibilitar que a doação se torne um hábito na rotina do brasileiro.Para conhecer melhor todas as funcionalidades do app, é só baixar agora e começar a usar.

Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo, o conhecimento é um importante aliado ao combate do espalhamento da doença. Por esse motivo, a Play2Sell, empresa especializada em gamificação, mobilizou a sua equipe e em poucos dias criou o jogo Coronavírus: teste seus conhecimentos – que permite que crianças, jovens e adultos aprendam de forma lúdica sobre a Covid-19. O jogo é uma excelente forma para fixar as principais informações e ajudar a tirar dúvidas sobre o assunto.

O jogo é intuitivo e desafiador. A história é conduzida por um médico, chamado Caio, oferece ao jogador uma pergunta com respostas de múltipla escolha de verdadeiro e falso. São vários os temas encontrados no game: definição, prevenção, sintomas, comportamento e como distinguir o que é fake news, quando o assunto é novo Coronavírus.

O coronavírus: teste seus conhecimentos foi desenvolvido para celular. É gratuito. E está disponível na Apple Store e no Google Play. Quem quiser baixar o jogo, terá que entrar no aplicativo Play2Sell, fazer um cadastro rápido e clicar em cima do nome do game. Pronto. É só começar a jogar e aprender. O conteúdo foi pensado para crianças a partir de 12 anos e pode ser um complemento ao currículo escolar.

Doação de vitaminas a profissionais da linha de frente

Neste cenário de combate à pandemia, muitos profissionais de saúde não conseguem manter uma alimentação adequada e deixam de ingerir micronutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para ajudar a mudar esta realidade, a GSK Consumer Healthcare (CH) anunciou a doação de mais de 20 mil unidades (em embalagens com 60 comprimidos cada) de Centrum para os hospitais de campanha do Riocentro e Universitário Pedro Ernesto (HUPE), referências no tratamento do novo coronavírus.

Os dois hospitais, localizados na cidade do Rio de Janeiro, serão responsáveis pela distribuição das unidades do multivitamínico para cerca de 3.500 funcionários em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Embora nenhum alimento ou suplemento possa prevenir a infecção por Covid-19, o cientista e líder médico da GSK CH, Andrés Zapata, explica que ter uma dieta saudável é crucial para garantir um sistema imunológico forte.  Segundo ele, Centrum ajuda a repor micronutrientes e a melhorar a imunidade, a energia e a disposição física e mental.

Zapata ainda explica que estes profissionais de saúde estão expostos ao estresse causado pelo desafio do combate à Covid-19 e, por isso, é essencial a ingestão adequada de vitaminas e minerais. “Além disso, o autocuidado é necessário. Descanso, tempo de descompressão e folga adequada podem ser tão importantes quanto o cumprimento de protocolo e fornecimento de equipamentos de proteção”, ressalta o cientista.

Movimento Volta Consciente doa R$ 80 mil para 8 hospitais

Com o risco de falência dos pequenos e médios negócios, afetados no período da quarentena, o movimento Volta Consciente SP, formado por trabalhadores, empresários e entidades da área têxtil, surgiu para cobrar do Governo de São Paulo o retorno às atividades econômicas. O movimento reivindicou – desde o início da pandemia – uma volta ao trabalho que garantisse o equilíbrio entre a saúde e a economia.

Agora, com protocolos de retomada definidos e em constante divulgação, as empresas participantes decidiram que o valor arrecado e não utilizado, de R$ 80 mil, será doado para oito instituições para apoiar ainda mais pessoas e entidades afetadas pela pandemia.

Serão beneficiados o Hospital Boldrini, Hospital do Câncer de Barretos, Fundo de Solidariedade da Prefeitura de Ibitinga, Fundo de Solidariedade da Prefeitura Nova Odessa, Fundo de Solidariedade da Prefeitura de Americana, Fundo de Solidariedade da Prefeitura de Santa Barbara D’oeste, Gerando Falcões (ONG) e Hospital das Clínicas.

Campanha ‘Não isole seus sentimentos’

O app de relacionamento Badoo lançou a campanha “Não isole seus sentimentos” para celebrar as conexões interpessoais mesmo durante o distanciamento social, assim como empatia e cuidado coletivo. Foram projetadas mais de mil mensagens de amor e carinho em nove cidades brasileiras entre 23 a 25 de junho.

Para mostrar que as barreiras dos sentimentos são invisíveis, os usuários do app foram convidados a escrever palavras positivas para quem desejassem: um crush, aos vizinhos e até para o Brasil. Aqui, o receptor da mensagem era livre mas o mais importante era compartilhar o sentimento. Cada recado enviado foi convertida em uma doação de R$ 1,00 – podendo chegar até R$ 50.000,00 – para o projeto “Corona no Paredão”, idealizado pela ONG Gerando Falcões. 

Apenas nas primeiras 24h de campanha, mais de 21 mil usuários já tinham aderido a campanha e, ao final de 4 dias, 1.024 mensagens foram selecionadas para as projeções que ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. O conteúdo também será divulgado no Facebook,  Instagram e no Twitter do Badoo.

 3 toneladas de alimentos para comunidades

Com o objetivo de amenizar o impacto causado pela pandemia, os atletas dos times Magnus Futsal e Futsal Feminino Taboão Magnus, em parceria com a Magnus (marca de alimentos para cães e gatos), entregaram juntos 3 toneladas de alimentos para comunidades dos municípios de Sorocaba e Taboão da Serra.

doação realizada pelo time sorocabano foi destinada aos bairros que concentram grande número de famílias em situação de vulnerabilidade, contemplando os times de várzea E.C. Nova Esperança, localizado na Zona Oeste da cidade, e o A.A. Vila Helena, na Zona Norte, a fim de promover a aproximação com a comunidade. O clube foi representado pelos atletas Charuto, Marinho e Caio, que participaram da entrega dos alimentos.

Já o time taboanense, além dos alimentos, realizou a doação de 130 kits de limpeza. A entrega foi feita para famílias do Centro Social Urbano (CSU) Saporito e do Parque Laguna). A técnica Cris Souza e as atletas Lorrana, Fezinha, Natalinha e Su Reis, foram as representantes do time. As iniciativas se juntam às doações de cestas básicas realizadas ao redor do Brasil e às mais de 30 toneladas de alimentos para cães e gatos já doados durante a pandemia.

Marca de biscoitos entrega 110 toneladas de alimentos em PE e BA

Vitarella, marca de biscoitos e massas do país está entregando 110 toneladas de alimentos para apoiar comunidades carentes dos estados de Pernambuco e da Bahia, a partir do Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos do Sesc. A ação faz parte de campanha social realizada pela marca durante a pandemia de Covid-19. Em Pernambuco, foram doadas mais de 50 toneladas de alimentos, como macarrão, biscoitos Maizena e Cream Cracker da marca, assim como a Bahia, que também recebeu mais de 50 toneladas.

As instituições beneficiadas são de diversas partes dos dois estados, todas credenciadas pelo Mesa Brasil. Em Pernambuco, Vitarella realizou ainda entre os meses de abril e maio a campanha #vocêdoaagentedoa e doou recursos para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco-Hemope, organização de caráter científico, educacional e assistencial vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco.

O investimento foi destinado à manutenção do hemocentro e para reforçar a campanha de doação de sangue de forma segura e de acordo com as regras sanitárias no período crítico do surto de Covid-19. A marca dedicou ainda suas mídias à ação, para estimular a doação de sangue. Como resultado da campanha, concluída em 29 de maio, cada bolsa de sangue doada foi revertida em 500 alimentos ao Mesa Brasil.

A ação de Vitarella faz parte de uma campanha nacional da M. Dias Branco, que destinou R$ 2,4 milhões em prol da doação de sangue e pesquisa em hematologia em seis estados. A M. Dias Branco doou ainda mais de 400 toneladas de alimentos ao Mesa Brasil. Com as doações realizadas em alimentos para dezenas de entidades de apoio a comunidades carentes, o investimento total da companhia em ações sociais relacionadas à Covid-19 chegou a R$ 5 milhões.

Empresa doa alimentos para Cufa, Apae e outras entidades

A Delphi Technologies, empresa de gerenciamento de motores, arrecadou  3.173 kg de alimentos, 1.000 litros de leite, 453 itens de higiene, e 520 agasalhos e cobertores durante a Semana da Excelência 2020, que reuniu uma série de iniciativas com o objetivo de promover a solidariedade com a comunidade da região de Piracicaba, interior de São Paulo.

Nesta edição, os alimentos foram doados para a CUFA (Central Única das Favelas), o leite para a APAE Piracicaba, e os agasalhos e itens de higiene (álcool em gel, fraldas, produtos de limpeza e higiene pessoal) para o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, entidade que apoia as famílias de baixa renda cadastradas, além de moradores em situação de rua.

Em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a empresa também promoveu a ação de doação de sangue anual, junto com a equipe interna de Segurança e Meio Ambiente. Globalmente, estão em andamento diversas iniciativas para o combate à pandemia, com a doação de máscaras e luvas, atuação em conjunto com montadoras para adaptação de respiradores, entrega de mantimentos e aporte financeiro, em diversos países.

Trocam-se doações de alimentos e itens de higiene por flores

 Quem passar pela rua mais charmosa da região dos Jardins em São Paulo, a Oscar Freire, poderá aliar solidariedade às compras. O Mercadinho Chic! abriu o Espaço do Bem, um projeto social envolvendo parceiros em prol de arrecadações e benefícios para instituições carentes. Arranjos criados pelo florista Roberto Rabello são presenteados em troca de doações de 5kg de alimentos não perecíveis e/ou cinco itens de material de higiene e limpeza.

Além do Flores que Salvam, no Espaço do Bem do Mercadinho Chic! há opções de produtos à venda em prol da Associação Pedindo e Dividindo. “Reverteremos 50% de toda renda para compra de cestas básicas, itens de higiene pessoal e de limpeza para serem entregues à instituição, que faz um trabalho incrível com as comunidades em São Paulo”, comenta Claudia Godoy Faria, diretora executiva do Mercadinho Chic!.

O atendimento acontece de segunda-feira a sábado, das 11h às 15h, seguindo o decreto de funcionamento da Prefeitura de São Paulo, e com todas as medidas preventivas sendo aplicadas com colaboradores, clientes e parceiros, tais como aferição de temperatura na entrada, sinalização para circulação evitando aglomerações, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, além do controle do acesso de pessoas simultâneas. O Mercadinho Chic! fica na rua Oscar Freire, 720.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!