Saudável e com poder emagrecedor, pinhão vira atração turística

Semente da araucária é comum no Sul Fluminense. Em Visconde de Mauá, empresários promovem o Mês do Pinhão, unindo gastronomia, cultura e artes

Redação
pinhão

Fruto da araucária, árvore muito comum no Sul do país, o pinhão tem sido considerado um importante aliado de dietas emagrecedoras, segundo nutricionistas. Isso porque um dos benefícios desta semente é a liberação do ácido linoleico, que age como supressor da fome e libera um hormônio chamado colecistoquinina, ajudando a diminuir a vontade de comer.

Por conta disso, seu consumo é recomendado como lanche, entre refeições, e principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar a fome que é mais comum no período da noite. Mas muito além do poder emagrecedor, o fruto representa uma fonte muito rica de minerais. Possui ferro, que previne anemias e gera energia ao organismo, e também o cobre, que ajuda na absorção do ferro.

No Sul do Estado do Rio de Janeiro, o pinhão é tão popular que ganhou até festa em sua homenagem.  Empresários da região de Visconde de Mauá, encravada na Serra da Mantiqueira, se juntaram para promover, a partir do dia 3 de maio, o Mês do Pinhão, com uma série de atividades que envolvem a tradição gastronômica e cultural local.

Às comidas e bebidas à base de pinhão somam-se atrações como o Salão do Pinhão, com exposição de artes e apresentações musicais e um Concurso gastronômico, com a presença de chefs renomados e workshops. A natureza entra com sua parte, que é o friozinho típico da montanha e a exuberância das cachoeiras, flora e fauna.

Salão do Pinhão

A abertura acontece no Aldeia dos Imigrantes, na Avenida Wenceslau Brás, em Visconde de Mauá. Na abertura do XIII Salão do Pinhão, às 19 horas do dia 3, haverá apresentação da multi-instrumentista Carol Panesi. Artistas plásticos, fotógrafos e escultores têm uma oportunidade única para apresentar suas obras acerca do fruto comestível da araucária, símbolo da região.

Mais de 200 artistas já participaram dos 12 salões realizados desde 2006 nesta que é uma das principais atrações da festa anual, com obras que encantam os visitantes. Este ano funcionará até 26 de maio aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas e durante a semana em visitas escolares previamente agendadas. Ao fim de suas visitas cada um vota na obra que mais gostou.

Apresentações musicais

No sábado, dia 5 de maio, às 17 horas, os músicos Marcelo Hilgenberg e Beth Rego fazem uma apresentação dedicada à Bossa Nova, que marca a abertura da retrospectiva de 12 anos do Salão do Pinhão no PEPS/Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá). No mesmo dia, às 19 horas, haverá uma apresentação do pianista Keert Vimal, no Centro Cultural Visconde de Mauá.

Já no dia 8, terça-feira, o Babel Restaurante em parceria com a Casa Beatles fará um Penne Lane beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a sala de leitura da Escola Municipal Francisco Quirino Diniz. O evento começará às 17h30min, com um show da Banda Liberdade.

Na quinta-feira, dia 10, às 19 horas, acontece no Babel Restaurante o lançamento do livro ‘Poemas para metrônomos e vento’, da escritora Roseana Murray. A escritora autografará os livros durante coquetel criado pelos chefs André Murray e Dani Keiko e acompanhada pela apresentação do Coral do Visconde. O ingresso para duas pessoas é o livro, que será vendido por R$ 50.

No fim de semana, de 11 a 13 de maio, acontece a Festa do Pinhão, realizada pela Prefeitura de Resende.

Concurso gastronômico

O circuito cultural prossegue associado à gastronomia no dia 19 de maio, quando ocorre o Concurso Gastronômico do Pinhão, para o qual estão previstas as participações dos chefs Vitor Sobral, Tereza Paim, Angélica Vitali, Ana Bueno, Conceição Neroni, Ciça Roxo e Flávia Quaresma. O Coral do Visconde e Duo Jazz Hilgenberg se apresentam no Centro Cultural Visconde de Mauá, às 19 horas, onde, às 20 horas, o show é do pianista Bernardo Menezes, e no Bar dos Beatles, às 21 horas, a Banda Liberdade.

Além dessas apresentações, todos os estabelecimentos participantes terão música ao longo da noite simultaneamente, com a formação de um circuito cultural na região. Os chefs convidados oferecerão workshops abertos ao público e participação do júri que, junto com os votos populares, escolherão os vencedores do concurso. Os restaurantes concorrentes montarão barracas de rua para servir seus pratos típicos com o tema pinhão.

Pinhão será levado a escolas

Ainda com o objetivo de unir cultura gastronômica e artes, dois workshops serão destinados às  crianças. No dia 21 de maio a chef Ana Ribeiro apresentará o pinhão às escolas da região e no dia 23 os ceramistas Evelyn Kligerman e Luis Merigo também apresentam suas técnicas de criação às crianças.

O encerramento do Mês do Pinhão, no sábado, dia 26 de maio, a partir das 17 horas, ocorrerá no Centro Cultural, com uma apresentação dos músicos Leopoldo Commisso (violoncelo) e Fernando Farias (violino). As barracas dos restaurantes e bares da região destinarão parte de suas arrecadações a fundos para o Centro Cultural e escolas da região.

Com Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.