Simpósio discute saúde emocional em tempos de confinamento social

Simpósio promovido pelo CVV é destaque da Agenda Positiva desta semana, que traz ainda várias outras atividades e eventos gratuitos

Luciana Lage

Começa nesta segunda, dia 24 de agosto, o X Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, promovido pelo CVV – Centro de Valorização da Vida. O evento chega à décima edição apresentando dinâmica e temática pertinente ao período de pandemia. A edição deste ano será virtual e o tema é “A Saúde Emocional em Tempos de Confinamento Social”. Com inscrições gratuitas e limitadas (acesse aqui), o evento acontece dias 24 a 26 de agosto, das 16 às 17 horas e das 19 às 20 horas.

Um dos principais organizadores da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (Ligue 188), email e chat 24 horas todos os dias.

Troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo, por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual.

Sempre às 16 horas, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na terça-feira, 25/08, o tema será “Áreas Verdes na Cidade e os Impactos na Saúde”. No dia seguinte (26), o encontro fala de “Saúde e cultura: fronteiras e intersecções”. Na quinta-feira (27), será “Fábulas do Olhar: Fotopinturas e outras aventuras”. E fechando a programação, no sábado (29), o assunto é o “Encontro do Futebol e da Literatura”.

Para participar, acesse www.youtube.com/sescsp.

Live sobre performance com triatleta e campeão mundial

Ao ouvir a palavra performance, muita gente logo pensa: ‘ah, isso é coisa de atleta’. Será? Para colocar o tema em discussão a empresa de saúde Alice vai realizar a Live “Performance é coisa só de atleta?” nesta terça-feira (25), às 19h30, no Instagram da Alice @deve.ser.alice.

O papo vai ser conduzido por dois experts em pessoa e esporte. De um lado, Taline Costa, médica do Time Alice e médica do esporte da equipe do Corinthians. Do outro o médico psicoterapeuta Roberto Azevedo, de 67 anos, triatleta há 33 anos e atual campeão mundial de ironman em Kona Hawaii, na categoria amador (65-69 anos).

A ideia é desmistificar que performance é coisa de atleta e com isso mostrar como cada um de nós tem seus limites. É preciso muito autoconhecimento para saber até onde ir e, mais do que isso, para saber qual o seu verdadeiro sonho e aí sim performar no que você realmente ama ou acredita (escolher o seu palco e fazer o seu melhor).

Debate sobre a formação de adultos e idosos no período da pandemia

Na terça-feira, 25 de agosto, acontece o webinar Encontro da Maturidade – Compartilhando Caminhos em Tempos de Isolamento Social, realizado pela Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento será online, às 17 horas, e irá debater sobre a educação remota para adultos e idosos diante do atual cenário da pandemia de Covid-19.

O objetivo do debate virtual é a troca de experiências entre diferentes universidades abertas, além de proporcionar maior visibilidade aos idosos no meio acadêmico. Outros temas como inclusão digital, vulnerabilidade e acessos à internet, responsabilidade da universidade com pessoas na maturidade e a importância do cuidado com o outro e consigo também serão abordados.

Além da presença da coordenação da Uau, outras três instituições – USP, PUC e UniSantana – participam do evento com seus coordenadores de cursos específicos para o público das universidades abertas. O webinar é voltado para os alunos da UATU e para o público externo. Para participar e acompanhar o evento, acesse aqui.

Beleza, empreendedorismo e sexualidade feminina em pauta

No sábado, dia 29 de agosto, das 14 às 17 horas, acontecerá um evento virtual com objetivo de homenagear as Mulheres Maduras. Para participar ao vivo, acesse o Instagram @Unibescultural ou o Facebook da Unibes Cultural. Será uma tarde inteira de conteúdos sobre beleza, empreendedorismo e sexualidade.

‘Mamaço’ sela Agosto Dourado, mês dedicado a promover e apoiar a amamentação

No domingo, dia 30, a partir das 16 horas, acontecerá um “Mamaço” virtual, encerrando o Agosto Dourado, mês dedicado à sensibilização e informação a respeito da importância do aleitamento materno na saúde dos bebês, das mães e do planeta. A previsão é que mais de 250 mamães participem com seus bebês.

O evento vai acontecer de forma online, mediado por Moises Chencinski, pediatra, idealizador e incentivador do movimento Eu Apoio Leite Materno, criado em 2015 para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todas as áreas, todos os dias, sem julgamentos, pelas redes sociais.

O Mamaço terá transmissão via Canal Doutor Moises (YouTube), páginas do Facebook (Doutor Moises e Eu Apoio Leite Materno) e Instagram (@doutormoises e @euapoioleitematerno).

Com Assessorias

In the news
Leia Mais