Setembro Amarelo: Rio de Janeiro promove várias atividades

ViDA & Ação traz mais uma vez a agenda das principais atividades relacionadas ao movimento mundial de prevenção ao suicídio

O Cristo Redentor recebeu iluminação especial no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - 10 de setembro (Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Do Cristo Redentor à Alerj, o Rio de Janeiro abraçou o Setembro Amarelo e vestiu com a cor dos girassóis, símbolo da campanha, alguns dos monumentos icônicos da cidade. E não para por aí. A programação tem sido intensa neste mês, mostrando a força crescente da ação para conscientização sobre os alarmantes índices de suicídio.

Para mostrar que esta deve ser uma preocupação o ano inteiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos programou um seminário para esta quarta-feira, dia 2 de outubro, no Museu do Amanhã. O objetivo é mostrar que, muito além do mês de setembro, é preciso discutir e propor políticas públicas para o enfrentamento do problema. O evento pretende capacitar gestores das redes de assistência e promoção social de vários municípios fluminenses. Haverá uma palestra com o jornalista André Trigueiro sobre o tema. Estudioso do assunto, ele tem o livro ‘Viver é a melhor opção’.

ViDA & Ação traz ainda novas atividades programadas para marcar a campanha no Rio. Confira:

O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recebe iluminação amarela pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, do Movimento Setembro Amarelo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

Alerta para depressão e estresse em estação de trem

Até 27 de setembro, a estação Olímpica de Engenho de Dentro, da SuperVia, recebe ações da campanha “Setembro Amarelo”, em parceria com o Sesc RJ. Das 10h às 16h, no mezanino externo da estação, os passageiros poderão assistir à exposição “Ative e Motive” que, através de banners, mostra como a prática de atividades físicas pode prevenir e controlar a depressão – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, esta será a doença mais incapacitante do mundo.

No local, também serão realizadas orientações para prevenção do estresse, como a ”Terapia do Abraço”; exposição de trabalhos artesanais de idosos da campanha “TSI – Bordando com amor”; além de uma exposição interativa na qual passageiros poderão refletir e questionar sobre a forma como podem encarar as situações que lhes causam angústia, respondendo a perguntas em papéis adesivos e colando suas respostas em silhuetas de corpos humanos.

Desde o início de setembro, os canais de comunicação da SuperVia na internet e nas estações têm divulgado dados, sintomas e orientado aqueles que precisam de ajuda a fazer contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) no telefone 188.  Os voluntários dessa associação sem fins lucrativos são treinados para ouvir e dar apoio emocional a todos que precisem conversar, sob total sigilo e anonimato.

PREVENÇÃO na adolescência

Uma roda de conversa sobre “Prevenção do Suicídio” reúne nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 15h, vários psicólogos e psicanalistas especializados em transtornos como depressão e ansiedade. A psicanalista e perita judicial Renata Bento vai falar sobre a travessia da adolescência e o comportamento autodestrutivo do adolescente. O evento acontece na Casa de Prerrogativas Celso Fontenelle – Rua da Assembléia,10 / 11 andar, no Centro. A entrada é gratuita.

O evento vai trazer ‘a tona discussões e debates sobre o tema e contará com a presença dos seguintes profissionais e palestrantes: Marisa Gaudio, Vice presidente da CAARJ e Diretora de Mulheres da OAB RJ; Psicóloga do TJRJ, Licia Carvalho Marques; Silvana do Monte Moreira – Presidente CDCA – OAB RJ , Ana Gerbase – Presidente da Comissao de Mediação do IBDFAM, Psicóloga e Perita Andreia Calçada e do jornalista André Trigueiro.

CAMPANHAS DA BIOMUNDO E DO BADOO

Bio Mundo lança a campanha “Vamos comemorar a vida”. No mês de aniversário da rede, as lojas vão destinar 4% das vendas da Castanha-do-Pará para apoiar o Centro de Valorização à Vida (CVV), contribuindo com o Setembro Amarelo. A escolha do produto está ligada com os efeitos que ela oferece ao organismo das pessoas. A semente típica da floresta Amazônica, possui forte ação antioxidante, é rica em gorduras insaturadas, ômega 9, selênio e tripofano, necessária para a produção de serotonina.

O site de relacionamentos Badoo também entrou na luta contra o suicídio. A marca divulgou que durante a última semana do Setembro Amarelo irá distribuir na ferramenta ‘Encontros’ um Promocard sobre a campanha de prevenção ao suicídio. A cada match dado com esse cartão, o app irá doar R$ 1 para a causa. Para ampliar o alcance da mensagem, assim que o usuário der match, um emoji da fita amarela da campanha será adicionado ao lado de seu nome, no próprio perfil da pessoa. A ação acontecerá na última semana de setembro e terá como valor máximo de doação R$ 100 mil.

Da Redação, com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!