Plurale: sustentabilidade como propósito há 10 anos

Seminário 10 anos de Plurale reúne especialistas para debater as principais questões que envolvem a sustentabilidade no país

Rosayne Macedo

plurale

A sustentabilidade se tornou um propósito para ela e toda a sua equipe. E lá se vão 10 anos à frente da Plurale, revista especializada que se tornou referência no Rio de Janeiro nos temas mais verdes. “Nestes dez anos, descobrimos que tem muita gente como a gente: que tem a sustentabilidade como propósito”, destaca Sônia Araripe, fundadora e editora da Plurale, ao lado do também jornalista Carlos Franco.

Segundo ela, ao longo dessa década, a revista contou muitas histórias de transformação de vidas, mas também denunciou as ameaças socioambientais. “Mostramos exemplos de empresas que praticam ações sustentáveis no dia a dia, revelamos o que é debatido no Brasil e no mundo sobre essa temática, sempre atrás das notícias sobre nosso planeta, nossa relação com o que está vivo”, ressalta.

Para comemorar, o Seminário 10 anos de Plurale: sustentabilidade como propósito e reunirá no dia 18 de outubro profissionais que fazem deste tema uma causa. A abertura do evento contará com três especialistas para debater o tema a urgência da crise climática: o jornalista André Trigueiro, editor do programa Cidades e Soluções da GloboNews, o economista Sérgio Besserman, presidente do Jardim Botânico, e o ambientalista Alfredo Sirkis, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Também na agenda, a apresentação de histórias inspiradoras, entre as quais, a de Tião Santos, o catador que foi protagonista do filme “Lixo extraordinário” e do livro “Tião – do lixão ao Oscar” e liderança dos catadores no processo de fechamento, em 2012, de Jardim Gramacho, considerado o maior aterro sanitário da América Latina.

O evento também contará com a presença de Ivonette Albuquerque, fundadora da ONG Galpão Aplauso que promove a capacitação e inserção de jovens baixa renda no mercado de trabalho. Ela vai falar sobre o Curso Profissionalizante de Logística, fruto de uma parceria entre a entidade e a Lojas Americanas, que capacitou 320 jovens em uma nova profissão.

Outros cases que serão apresentados: do Grupo Boticário, que tem inserido sustentabilidade no dia-a-dia dos negócios; da Enel, liderança em energias renováveis; da B2W Digital e da ONG Recode, que juntas realizaram o projeto inovador “TecEscola”- iniciativa de empoderamento digital implementado em 50 unidades de ensino da Rede Estadual do Rio de Janeiro; e do Humana Sustentável, consultoria em sustentabilidade. O evento tem o patrocínio de: ENEL, Grupo Boticário, Lojas Americanas, B2W Digital e PwC Brasil.

 

O evento acontece das 9 às 13h na Sociedade Germânia (Rua Antenor Rangel 210, Gávea). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: eventos@plurale.com.br. Saiba mais em www.plurale.com.br/revista-digital.php