Em 2018, Elizabeth Tremmel (foto ao lado) enviou uma carta à Marisa, rede de moda feminina e lingerie, contando sobre sua batalha contra o câncer de mama e quanto um sutiã antigo, adquirido em uma das lojas da marca, a havia feito se sentir feminina como nenhum outro. Ela, que passou por uma mastectomia, reencontrou ali naquela peça a sua autoestima, o seu recomeço.
A Marisa, então, decidiu criar, com o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Mastologia, um sutiã que fizesse Elizabeth e outras tantas mulheres que enfrentaram ou que ainda enfrentam o câncer de mama recuperarem sua autoestima diante do espelho. Sucesso na campanha Outubro Rosa de 2018, o Sutiã do Recomeço está de volta e agora acompanhado de uma importante ação social.
Rede de apoio é formada por 80 mulheres mastectomizadas
Neste Outubro Rosa, além de doar 1.200 “sutiãs do recomeço”, como fez na edição passada, a rede criou diversas iniciativas com foco na valorização da autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama. As ações envolvem a criação de uma rede de apoio com mulheres de todo o País, além de um cartão presente corporativo, com renda destinada à ajuda a uma instituição.
Para a doação, a companhia criou uma rede de apoio formada por 80 mulheres que passaram pela cirurgia de mastectomia, intervenção em que uma ou ambas as mamas são retiradas, parcial ou totalmente. A ideia é que elas recebam as três versões do Sutiã do Recomeço e indiquem pessoas na mesma condição, dando, assim, continuidade à rede que atenderá cerca de 400 mulheres. Ao todo, serão 1.200 sutiãs doados.
A partir deste mês, o Sutiã do Recomeço poderá ser encontrado em todas as lojas da Marisa, assim como no site. Serão três opções de cores nas tonalidades preto, rosa e lilás, com detalhes em renda, alças finas, laterais largas e compartimento interno para colocação da prótese. Segundo a rede, o Sutiã do Recomeço, além de ter um design funcional, possui uma estética bastante feminina, algo que estava em falta para mulheres mastectomizadas. O preço de comercialização não foi informado.
Vídeos com depoimentos serão transmitidos nas lojas
Em paralelo, a varejista montará uma estrutura itinerante na capital paulista para recolher depoimentos que contribuam para a autoestima na luta contra o câncer. Os materiais capturados serão transformados em ilustrações.
Uma campanha nas redes sociais convidará outras pessoas a gravarem vídeos com a #RedeDoRecomeço que, posteriormente, serão transmitidos em todas as lojas. Além disso, já é possível ver algumas mensagens de apoio em mobiliários urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
O conteúdo produzido durante o período dará vida a um livro distribuído em hospitais que tratam a doença. A companhia também irá disponibilizar o material em versão on-line na landing page de Outubro Rosa no site Marisa.
Doações para instituto que financia tratamento
Outras duas ações do projeto Outubro Rosa da Marisa envolvem doações para o Protea, instituto que financia o tratamento médico de mulheres com câncer de mama. A companhia criou o Cartão Outubro Rosa, um cartão pré-pago, disponível em dois valores – R$ 20 e R$ 50 – e que pode ser trocado integralmente por produtos Marisa. Para cada cartão vendido a Marisa irá doar 20% do valor para o Protea.
No dia 19 de outubro, a Marisa realiza, ainda, o Dia Rosa, data em que parte das vendas de qualquer lingerie – tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce – será destinada ao Instituto Protea. A ocasião será marcada por uma roda de conversa sobre a importância da autoestima na luta contra o câncer. Ela acontecerá em São Paulo e será transmitida ao vivo pelo perfil @VoudeMarisa no Instagram.
Com Assessoria de Imprensa da Marisa