Tatuagens gratuitas para pacientes de câncer de mama

Procedimento redesenha auréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas. Tatuadores oferecem serviço gratuito neste Outubro Rosa

Redação

Além das técnicas para reconstrução da mama por cirurgia ou com micropigmentação paramédica, muitas mulheres têm recorrido às tatuagens para  redesenho de mamilo e aréolas após o tratamento do câncer de mama. Segundo especialistas, o método é o mesmo da tatuagem artística e busca restabelecer a simetria entre as duas aréolas, redefinindo o contorno, harmonizando a cor e minimizando o contraste da cicatriz.

Em alguns casos, a técnica exige um pigmento próprio e tem se mostrado mais eficiente do que a micropigmentação, pois, aplica melhor e na camada exata. O mais importante é avaliar a cor ideal para cada paciente. O resultado fica bem natural e deve ser feito em etapas para se chegar à cor e tamanho ideais”, garante a tatuadora Akemi Higashi. 

Segundo ela, a tatuagem pode ser feita somente com a presença do tatuador ou em conjunto com o cirurgião plástico e dependerá da avaliação feita pelos profissionais e pelo paciente. O método em 3D funciona melhor esteticamente, pois é possível sombrear em partes profundas ou relevos de maneira que iguale a textura da pele na aréola mamária e na cicatriz. “O resultado é muito gratificante e melhora muito a autoestima da paciente”, finaliza a tatuadora.

O tatuador Yurgan Barret lembra que, para fazer o procedimento, mulheres que fizeram reconstrução da mama após mastectomia – cirurgia para retirada dos seios para tratamento do câncer – precisam da autorização médica para tatuar a região.

Nos casos em que foi necessária a extração da aréola e do mamilo por questões oncológicas, é possível fazer o desenho realista na região. É importante ressaltar que esta reconstrução visa minimizar o desconforto estético da ausência da aréola e do mamilo, melhorando a autoestima destas mulheres”, pontua.

Tatuagens gratuitas no Rio e em São Gonçalo

Studio Beto Tattoo Leblon oferece no dia 30 de outubro, das 11 às 17h, agendamento para realização de tatuagens gratuitas de redesenho de mamilo e aréolas para vítimas de câncer no shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo. As vítimas também poderão fazer gratuitamente, no local, tatuagens de Lacinho Rosa.

O estúdio também vai oferecer o serviço de minitatuagens definitivas para apoiadores da campanha Outubro Rosa. Eles terão a possibilidade de realizar flash tatoos definitivas por preços de R$ 50 a 80. As crianças também poderão apoiar a causa do combate ao câncer de mama, fazendo, também no local, minitatuagens temporárias em airbrush à prova d’água.

Yurgan Barret criou em 2018 o projeto social “Y Rosa”, no qual pacientes mastectomizadas e que desejam redesenhar suas aréolas são atendidas gratuitamente. A assessoria de imprensa do tatuador informou que a terceira edição do projeto aconteceu em julho em Florianópolis e a quarta edição estava planejada para outubro no Rio de Janeiro, mas procurada por ViDA & Ação, a assessoria não confirmou a data nem local ou forma de inscrição.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.