Tecido antiviral é promessa na luta para combater o novo coronavírus

Coppe, Inmetro e PUC-Rio desenvolvem tecido antiviral para máscaras de proteção à Covid-19

Redação

Universidades, indústrias e empresas estão imbuídas de um mesmo espírito: buscar inovações para combater o novo coronavírus. Entre essas inovações, estão os materiais antivirais, como os tecidos, que prometem neutralizar a ação do SARS-CoV-2, podendo ser usados em máscaras, camisetas ou outras peças.

No Rio de Janeiro, o tecido especial anti-coronavírus é fruto de uma parceria entre Inmetro, Coppe/UFRJ, e CTC- PUC-Rio. Composto por nanopartículas, o material atua como um poderoso filtro que inativa os elementos virais respiratórios. A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para produção em escala industrial.

O material apresenta outras vantagens: é biodegradável e reduz apenas 15% da respirabilidade, similar ao de máscaras de TNT usadas por profissionais de saúde. O recobrimento está sendo testado também em papel absorvente para a produção de máscaras descartáveis, com duração de 5 horas em média. Ou seja, o dobro do tempo recomendado para as máscaras descartáveis disponíveis no mercado.

Nesta primeira etapa, utilizaremos o tecido hidrofóbico, produzido pela Coppe, para avaliarmos a capacidade de eliminar o vírus. Esperamos ter os resultados ainda em 2020. Caso seja comprovada sua eficácia, o país poderá ter acesso a uma tecnologia que proporcionará mais segurança. Com isso, o risco da contaminação é reduzido, inclusive em ambiente hospitalar, onde é mais frequente. E o melhor: a um custo-benefício acessível à sociedade”, comentou Carlos Achete,

Ele é especialista em Metrologia de Materiais do Inmetro e coordenador do projeto denominado ‘Tecidos Hidrofóbicos e Ativos para Substituição do TNT Hospitalar’. O projeto foi desenvolvido e produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe, sob a liderança da professora Renata Simão, dos Programas de Engenharia de Nanotecnologia e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Os testes para a caracterização e constatação da eficácia das nanopartículas estão sendo realizados no laboratório de microscopia eletrônica do Inmetro. O projeto conta com o financiamento da Faperj.  

Produção de fio têxtil em indústria de moda praia e fitness (Foto: Divulgação)

Empresa de moda praia e fitness também investe no material

Não são apenas universidades que estão focadas em inovação na busca por formas de combater o novo coronavírus. Com o avanço da tecnologia, a moda segue junto para acompanhar mais esta tendência do mercado. Uma empresa especializada em moda praia e moda fitness Líquido, que já havia lançado dois modelos de máscaras anteriormente, traz mais um item tecnológico para o seu arsenal de acessórios.

A empresa acaba de lançar uma linha de produtos com ação antiviral e antibacteriana com a poliamida Amni® Virus-Bac OFF. O tecido tem ação antibacteriana e antiviral de efeito permanente, inclusive para os vírus envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus, coronavírus, entre outros.

A ideia da empresa é que esse produto seja usado em diversos segmentos e por consumidores em geral da marca, em lugares públicos ou particulares, funcionando como uma proteção adicional. Os tecidos e soluções que utilizam esta tecnologia podem ser aplicados em diferentes setores, como automotivo, transporte público e privado, aéreo e ferroviário. Hospitais, varejo em geral, hotéis, academias, entretenimento, bares e restaurantes e muitos outros estão na lista.

Segundo o fabricante, os tecidos e soluções produzidos pela ChromaLíquido com o fio Amni® Virus-Bac OFF são os mais indicados para uso profissional. O efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana torna o tecido mais resistente a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exigem os assentos do transporte público, o vestuário e o enxoval hospitalares e os uniformes das fábricas, por exemplo.

É uma enorme satisfação e um orgulho contribuir com a sociedade neste momento tão difícil. Desenvolvemos no Brasil, em tempo recorde, um produto eficaz no combate à propagação de vírus. É uma proteção adicional que nos ajuda a ter mais tranquilidade em transitar neste momento de reabertura das cidades, ao evitar que a nossa roupa e sapatos sejam um veículo de transmissão de vírus e bactérias, ao mesmo tempo em que bloqueia o transporte destes micro-organismos dos lugares públicos para a nossa casa. Isto é, protege a todos nós, nossas famílias e a sociedade como um todo”, afirma Renato Boaventura, vice-presidente global de Poliamida e Fibras do Grupo Solvay.

Desenvolvido para ajudar a combater a proliferação de bactérias e a transmissão de vírus em artigos têxteis, o fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF  oferece uma proteção contra bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados. A poliamida Rhodia, desenvolvida no Brasil, inativa vírus e elimina bactérias presentes na superfície têxtil da máscara.

Além de conter fator de proteção UV50+ em sua composição, os produtos confeccionados com o fio de poliamida AMNI® VÍRUS-BAC OFF possuem efeito permanente. Isso significa que a sua função antiviral e antibacteriana permanecerá durante toda a vida útil do artigo têxtil, ou seja, terá eficácia mesmo após várias lavagens”, afirma a empresa, em nota.

Estamos cada vez mais nos reinventando e acompanhando os novos passos que o mercado têxtil está traçando em virtude ao cenário atual. Este é um grande momento para o mercado de moda oferecer produtos que tragam segurança para toda a população” explica Bruna Martins, gerente de marketing e e-commerce da empresa.

Benefícios do novo tecido

De acordo com o fabricante, o fio têxtil Amni® Virus-Bac OFF possui, em sua matriz polimérica, um agente antiviral e antibacteriano, com efeito permanente.

Isso significa que a ação antiviral e antibacteriana permanecerá durante toda a vida útil do artigo têxtil, com a mesma eficácia e de maneira uniforme, mesmo em condições extremas de uso e manutenção.

Além de evitar a proliferação de bactérias e a transmissão de vírus por superfícies têxteis, o Amni® Virus-Bac OFF garante toque macio, conforto térmico, respirabilidade, facilidade de manutenção e secagem rápida.

A marca passou a confeccionar camisetas que contêm a mesma tecnologia presente em suas máscaras. Disponível tanto na versão de camiseta manga longa e curta, para ambos os sexos, a novidade já está disponível para pré-venda em sua loja online (www.liquidostore.com.br). Já para as lojas físicas, é preciso entrar em entrar em contato para saber a disposição dos produtos.

Com Assessorias