Tecnologia ajuda a fortalecer vínculos das famílias durante a pandemia

O Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio, retrata o papel importante dos familiares na formação de cada indivíduo e no desenvolvimento da sociedade em si. Com a pandemia continuando a impactar a vida de milhares de pessoas, a tecnologia tem sido uma grande aliada no fortalecimento dos vínculos familiares. Hoje, graças às mais diversas plataformas digitais, algumas atividades rotineiras, realizadas anteriormente de forma presencial, podem ser perfeitamente adaptadas para o ambiente digital.

Por conta do isolamento social provocado pela Covid-19, ao longo de 2020, o download de aplicativos de bem-estar e saúde cresceu 45% no Brasil, comparado ao ano anterior, segundo levantamento da consultoria internacional App Annie. Entre eles está o Glorify, app que conta com conteúdos exclusivos em áudio e texto para promover o bem-estar e manter a saúde mental das pessoas em dia. A ferramenta, que passou a fazer parte da rotina de mais de 500 mil brasileiros desde janeiro deste ano, disponibiliza diariamente citações, passagens da Bíblia, reflexões, meditações guiadas, orações, histórias infantis e músicas. 

Sabemos que cada pessoa se desenvolve de um jeito, por isso, o aplicativo aplica técnicas de aprendizado, como pequenos exercícios e interações distintas – ambos comprovadamente bem-sucedidos na promoção de hábitos diários positivos. Estamos comprometidos em aperfeiçoar cada vez mais a ferramenta para oferecer acolhimento e uma válvula de escape neste momento tão desafiador”, explica Nando Valente, Head do Glorify Brasil. 

A prática de exercícios físicos ao lado da família

Outra alternativa que tem conquistado cada vez mais adeptos é a prática de atividades físicas em casa. Fazer exercícios regularmente é um costume saudável que pode trazer vantagens por toda a vida. Por isso, ao ter filhos, é recomendável inseri-los o quanto antes em hábitos do tipo. Com muita gente em casa devido à quarentena, treinar em família pode também trazer diversos benefícios.

“É uma maneira de todos se relacionarem por meio de uma experiência compartilhada, além de incentivar as crianças a gastarem energia de maneiras positivas, ajudar a criar autoconfiança e ser uma forma de diversão”, destaca Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial. “Separe um tempo específico para o treino em família, envolva seus filhos no planejamento da atividade e misture jogos, brincadeiras e exercícios de treino mais tradicionais”, completa.

Para quem quer se exercitar dentro de casa, especialmente durante esse período, o Freeletics listou algumas dicas que ajudam a aproveitar as sessões de treino em família e transformá-las em momentos de boas recordações: envolver os familiares em brincadeiras simples, como pega-pega e dança; sempre começar a prática com aquecimento e terminar com desaquecimento, de modo a evitar lesões e favorecer uma recuperação rápida; fazer treinos com objetos, como bola, corda e até caça ao tesouro; priorizar lanches saudáveis, como frutas e iogurte, entre as atividades; e aproveitar o ar livre de varandas, quintais e sacadas, o que melhora o humor, reduz o estresse e aumenta os níveis de vitamina D em dias ensolarados.

Interação com família é crucial para a educação

Por conta do cotidiano cada vez mais corrido e o excesso de informação dos dias atuais, a família acabou se distanciando da escola e de alguns compromissos educacionais. Isso acabou por afetar diretamente no desenvolvimento intelectual das crianças, uma vez que ambas as instituições são pilares importantes para a formação dos mais jovens.

Pensando nisso, o SAE Digital, sistema de ensino, lançou o projeto “Escola de Pais SAE Digital”, uma websérie semanal que irá trazer orientação, entretenimento e aprendizado para as famílias sobre as novas formas de organizar as atividades escolares – tudo por meio de conteúdos e informações que visam ajudar no desenvolvimento de habilidades para formar os pais no projeto de vida educacional de seus filhos.

Com a proposta de chegar em todos os lares das famílias brasileiras, a websérie será transmitida pelo canal do Youtube da empresa. Nos episódios serão discutidos temas como o papel dos pais e responsáveis no aprendizado e desempenho de seus filhos, além da função da escola para envolver as famílias e garantir que elas façam parte do desenvolvimento dos alunos.

É importante destacar que a família e a escola juntas são duas instituições fundamentais onde a educação acontece. É onde os valores se concretizam e a cultura é fomentada. Se quisermos evoluir, devemos começar pela família e pela escola”, conclui Douglas Lopes, Assessor Pedagógico do SAE Digital.

In the news
Leia Mais